Impedimento no futebol: significado, regras e origem










“Impedido!”. Já esteve em um evento esportivo e ouviu fãs gritarem essa palavra? Nesse caso, geralmente é uma indicação de que um dos jogadores está em algum lugar onde não deveria estar, ou pelo menos que o torcedor em questão espera que esteja.

As regras de impedimento existem em vários esportes, desde futebol americano até hóquei no gelo e em campo, rúgbi e, claro, futebol.

Em geral, essas regras têm como objetivo evitar que um time tenha uma vantagem injusta sobre o outro com base na colocação dos jogadores, e vamos detalhar o que a regra do impedimento significa especificamente no futebol.

O que é posição de impedimento?

No futebol, o impedimento é baseado no posicionamento dos jogadores em campo e onde eles estão quando a bola é chutada. A prolixa regra oficial pode ser dividida assim. O jogador está em posição de impedimento quando:

  • Ela/ele está na metade do campo do adversário

E

  • Ela/ele está mais perto da linha de gol do que da bola

E

  • Ele/ela está mais perto da linha de gol do que o penúltimo jogador adversário, sendo o último defensor geralmente o goleiro

Agora, para um jogador estar nesta posição não é, por si só, uma penalidade. Isso apenas coloca o jogador na posição de impedimento e, portanto, o jogador com a bola precisará levar em consideração a posição de seus jogadores em relação a esta regra.

Aqui está um exemplo de jogador que está em posição de impedimento:

Como você pode ver na imagem, o jogador atacante está na frente dos defensores quando ocorre o passe.

Quando isso se torna uma penalidade?

Se um passe for feito para o jogador na posição de impedimento, então o juiz de linha deve assinalar uma infração de impedimento levantando sua bandeira verticalmente para alertar o árbitro e depois baixando-a para um ângulo especificado se e quando o árbitro interromper o jogo. Qualquer jogada que ocorra após o passe que desencadeou a chamada de impedimento será anulada.

Isso inclui quaisquer pontuações feitas pelo jogador que estava em posição de impedimento, e é por isso que os torcedores podem investir muito para saber se a decisão de impedimento foi correta ou não.

Os torcedores do time adversário vão querer que o gol seja anulado se o jogador estiver na posição incorreta, e os torcedores do time que marcou ficarão muito chateados se o gol for anulado quando o jogador estava, de fato, em uma posição legal. de jogo.

Agora, o ataque ao impedimento pode ser um pouco complicado porque a jogada em questão começa quando a bola é passada, não quando é recebida. Considere o seguinte exemplo:

  • O jogador A tem a bola perto da linha média do campo
  • O Jogador A passa a bola para o Jogador B

Este é o momento crítico de consideração.

SE:

  • O jogador B está em posição de impedimento quando a bola é chutada, então a jogada deve ser considerada impedida.

SE:

  • O jogador B está em uma posição legal quando a bola é chutada, mas dispara em uma explosão de velocidade que o coloca entre o goleiro e o penúltimo jogador defensor, esta é uma jogada legal e não uma ofensa.

Assim, o ataque ao impedimento depende de dois jogadores e de suas posições no momento do lançamento da bola. Não é uma falta especificamente contra o chutador ou o recebedor da bola, pois são considerados em conjunto e usados ​​para determinar se a falta foi cometida ou não.

O que acontece depois de uma chamada de impedimento?

Conforme mencionado acima, qualquer jogada resultante de um passe considerado impedido será anulada. O jogo será interrompido pelo árbitro e a bola será colocada no local onde o jogador impedido a recebeu, e o adversário terá a oportunidade de executar um tiro livre indireto.

Uma vez que essas decisões são apostas bastante altas no que diz respeito à possibilidade de retirar pontuações, podem ser decisões bastante controversas. Com a adoção do árbitro assistente virtual (VAR), essas chamadas podem ser esclarecidas, mas isso não necessariamente satisfaz os torcedores.

No entanto, dado o ritmo acelerado do futebol e a combinação específica da posição do jogador e o início do chute, esta pode ser uma decisão difícil de acertar em campo, e certamente houve casos em que os árbitros em campo conseguiram. errado, para desespero dos fãs ao redor do mundo.

Exceções à regra do impedimento

Existem algumas exceções à regra do impedimento:

  • O posicionamento de um jogador durante um tiro de meta, escanteio ou reposição não é considerado na marcação de impedimento.

Além disso, se dois jogadores se separarem e não houver defensores entre dois jogadores ofensivos e o goleiro, o jogador com a bola pode passar a bola para frente e o outro jogador pode correr para alcançá-la. Como os dois jogadores ofensivos estão tecnicamente atrás da bola, eles estão isentos de impedimento.

Sempre foi assim?

Introduzida pela primeira vez em 1863, a regra do impedimento era originalmente ainda mais rígida, determinando que o jogador atacante deveria estar atrás de três jogadores, geralmente dois em campo e o goleiro. Permaneceu assim até 1925, quando a regra mudou para passar de três defensores para dois defensores.

Em 1990, a regra foi atualizada para afirmar que se o jogador atacante estivesse empatado com o defensor, ele não estava impedido.

A origem da regra baseava-se no fato de os jogadores ficarem rondando o gol, apenas esperando a bola entrar em jogo. Apesar da polêmica em torno das convocações, a regra cumpriu o objetivo pretendido, pois não vemos jogadores conversando com o goleiro enquanto aguardam a bola.

Bem, não, a menos que sejam os jovens de cinco anos ou menos, de qualquer maneira.

As equipes podem usar a regra do impedimento a seu favor?

Certamente, e algumas equipes o fazem. No início do século 20, o time de Nottingham, Notts County, iniciou um estilo de jogo que incluía a armadilha do impedimento. Uma jogada defensiva arriscada que depende do timing preciso e de um esforço coordenado da defesa para se afastar da própria baliza pouco antes de um jogador atacante passar a bola para o outro.

O jogador, se a armadilha de impedimento foi executada corretamente, ficará preso entre o penúltimo zagueiro e o goleiro e será considerado impedido. No entanto, agora que as regras têm interpretações atualizadas que significam que apenas os jogadores que estão ativos na jogada podem ser considerados impedidos, usar uma armadilha de impedimento é ainda mais arriscado.

O jogador atacante poderia simplesmente não fazer uma jogada com a bola se vir o time defensor iniciar a armadilha de impedimento. Então os defensores recuaram e não atenderam a chamada, deixando o goleiro vulnerável caso outro membro da equipe atacante avançasse para pegar a bola.

Então, da próxima vez que você ouvir alguém gritar que um jogador está impedido, dê uma olhada. É uma chamada sutil. Se qualquer parte da cabeça, do corpo ou dos pés de um jogador passou por um jogador defensor quando a bola é chutada para ele… É uma decisão difícil, mas entre os juízes de linha, árbitros e VAR, esperançosamente, chamadas de impedimento errôneas desaparecerão. obscuridade.