História do futebol: como o futebol se originou?

Muito antes de Cristiano Ronaldo ser negociado com o Manchester United por 15 milhões de euros, grupos de pessoas de todo o mundo jogavam um jogo bastante semelhante ao que conhecemos hoje.

História do Futebol

Parece que mover algum tipo de bola para uma área de gol designada é um empreendimento humano antigo.

Embora as regras e os materiais pareçam um pouco diferentes do que conhecemos hoje como futebol, as antigas culturas chinesa, japonesa, grega e romana jogavam alguma forma de futebol (mais conhecido globalmente como futebol) já no século II aC.

Muitos grupos indígenas em todo o mundo praticavam desportos centrados na bola, alguns dos quais tinham semelhanças com o desporto moderno e alguns que se desenvolveram noutros desportos, como o lacrosse.

Na época medieval e antes, as bolas eram geralmente feitas de órgãos inflados de mamíferos. As bolas modernas feitas de borracha foram inventadas em 1855 por Charles Goodyear. Ele inventou e patenteou a borracha vulcanizada, que foi o material usado para fazer a primeira bola esférica verdadeira. A Goodyear Tire and Rubber Company foi nomeada em sua homenagem, embora ele não tenha fabricado pneus durante sua vida.

A bola de hoje com hexágonos e pentágonos só ganhou popularidade na década de 1960 e apareceu pela primeira vez na Copa do Mundo em 1970. Portanto, comparadas com a longa história do jogo, essas bolas são relativamente novas.

Começos na Grã-Bretanha

Na Europa Medieval e na Grã-Bretanha em particular, o jogo moderno desenvolveu-se, embora fosse muito mais violento e aberto do que o que vemos na ESPN. Muitos jogos aconteciam em dias de festival e eram disputados com grandes multidões entre cidades ou vilarejos vizinhos, e o “objetivo” seria uma localização geográfica, como talvez a igreja dos adversários.

Como tal, este jogo pode ser bastante perturbador. E embora seja quase inconcebível dada a popularidade do jogo hoje – e a quantidade de dinheiro gasto no jogo em todo o mundo – houve múltiplas tentativas de proibir o futebol ao longo da história.

Em 1314, o rei Eduardo II da Inglaterra proibiu o futebol em Londres depois que comerciantes londrinos reclamaram do jogo e do impacto que ele teve em seus negócios.

Os próximos dois Edwards também seguiram o exemplo. Em 1349 e 1477, o rei Eduardo III e o rei Eduardo IV proibiram o futebol porque era uma distração do tiro com arco, que era uma atividade compulsiva para todo inglês porque era muito útil na batalha.

Quando o futebol foi proibido

A Lei do Futebol 1424 na Escócia afirmava que o ato de jogar futebol era proibido pelo rei Jaime I e era punível com multa. Foi aplicado durante vários séculos, mas depois caiu em desuso antes de ser oficialmente revogado em 1906.

O famoso Henrique VIII da Inglaterra tentou proibir o futebol em 1540, embora aparentemente amasse tanto o jogo que teve seu próprio sapateiro artesanal, o que poderia ser o primeiro par de chuteiras conhecido. No entanto, como o jogo era muito difícil, ele tentou bani-lo porque frequentemente causava tumultos.

As mulheres foram proibidas de jogar nos campos da Liga de Futebol Inglesa e Escocesa em 1921, proibição que só foi suspensa na década de 1970. As mulheres em todo o mundo continuam a enfrentar proibições definitivas em alguns lugares, e tem havido uma luta muito pública pela igualdade salarial no futebol feminino, especialmente nos Estados Unidos.

De mobs a partidas

Os internatos de classe alta na Grã-Bretanha foram essenciais para transformar o futebol em um jogo coeso. Estas chamadas escolas públicas, que são análogas às escolas privadas de outros países, organizavam os jogos dentro das suas escolas e, eventualmente, também entre as escolas. William Horman, que foi diretor de Eton e Winchester, discutiu futebol em seu escrito de 1519 intitulado “Vulgaria”.

Em 1660, surgiram escritos que descrevem objetivos e campos de jogo distintos, e o “Livro dos Jogos” de Francis Willughby incluía até um diagrama do campo de futebol. Estes jogos desenvolveram-se de forma independente nas diferentes escolas públicas como forma de exercício e competição para os alunos, mas à medida que as viagens ferroviárias se tornaram mais acessíveis na década de 1840, as escolas começaram a organizar jogos entre si.

Porém, como as escolas tinham regras diferentes, era comum que o primeiro tempo do jogo fosse disputado pelas regras estabelecidas pelo time mandante e o segundo tempo fosse disputado pelas regras do time visitante. Foi também nessa época que as regras do impedimento, tal como existem hoje, começaram a surgir.

Apenas para classe alta

Como o futebol naquela época era praticado quase exclusivamente nessas escolas públicas, era reservado à classe alta.

A classe trabalhadora simplesmente não tinha tempo nem energia para praticar desportos recreativos, mas quando a Lei das Fábricas de 1850 foi aprovada, o trabalho infantil foi significativamente reduzido na classe trabalhadora. Assim, essas crianças tiveram mais tempo para participar nos jogos, o que levou a uma maior difusão do jogo por toda a Grã-Bretanha.

Dado este aumento no interesse, a Associação de Futebol foi formada em 1863. É a associação de futebol mais antiga do mundo e supervisiona o futebol profissional e amador na Inglaterra e nas dependências da Coroa em Jersey, Guernsey e na Ilha de Man.

Como o futebol foi desenvolvido de forma estruturada na Inglaterra e na Europa de forma mais ampla, o futebol viajou com o colonialismo. À medida que os países europeus se aventuravam e os exploradores e marinheiros se espalhavam por terras distantes, trouxeram o jogo consigo para a América do Sul, América do Norte, Canadá, Índia e vários países africanos e asiáticos.

A Formação da FIFA

Embora a Inglaterra fosse o epicentro do futebol, os países europeus também tinham um interesse crescente no desporto e, tal como a Inglaterra desenvolveu um órgão dirigente na Associação de Futebol, os países europeus precisavam de um órgão dirigente para os seus jogos internacionais.

Na verdade, a FA inglesa foi originalmente encarregada de estabelecer este organismo internacional, mas eventualmente, representantes da França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça uniram-se para formar a Fédération Internationale de Football Association em 1904, e esta associação ainda continua hoje.

Gradualmente, mais países, incluindo a Inglaterra, aderiram à FIFA e, em 1930, foi realizada a primeira Copa do Mundo da FIFA, que tem sido realizada a cada quatro anos desde então, apenas parando em 1942 e 1946 devido à Segunda Guerra Mundial. Em 1991, 61 anos após a primeira Copa do Mundo, a primeira Copa do Mundo Feminina da FIFA foi realizada na China.

Na Copa do Mundo FIFA masculina de 2022, 32 nações estão programadas para competir, e na Copa do Mundo FIFA feminina de 2023, o maior número de países participará até o momento (também 32).

Futebol Olímpico

Com a FIFA a querer manter o monopólio dos grandes torneios de futebol, a inclusão do desporto naquela que é talvez a competição desportiva de maior prestígio é complicada.

Nos primeiros Jogos Olímpicos modernos, antes da primeira Copa do Mundo da FIFA, o futebol não era incluído como esporte e, nas próximas edições das Olimpíadas, os jogos de futebol eram realizados de maneira casual. De 1908 a 1929, torneios limitados de futebol foram incluídos nos Jogos Olímpicos.

Depois que a FIFA decidiu realizar a primeira Copa do Mundo em 1930, o futebol foi retirado da lista dos Jogos Olímpicos de 1932, em Los Angeles, Califórnia. No entanto, regressou em 1936 e foi fortemente dominado pelos países da Europa de Leste até 1984.

Neste ano crítico, o Comité Olímpico Internacional fez uma mudança que permitiu aos atletas profissionais competir nos Jogos Olímpicos, em oposição aos atletas exclusivamente amadores anteriormente (embora isto não tenha sido rigorosamente respeitado por todos os países e tenha contribuído para a razão pela qual os programas patrocinados pelo Estado da Europa de Leste “amadores” jogavam a um nível muito mais elevado do que jogadores de outros países).

No entanto, a FIFA não queria que as Olimpíadas rivalizassem com a Copa do Mundo e, desde então, assinou vários acordos que restringem os jogadores elegíveis para jogar nas Olimpíadas, incluindo a proibição de jogadores das federações mais fortes e a imposição de um limite de idade para competidores do sexo masculino. Em 1992, apenas jogadores com menos de 23 anos eram elegíveis e, em 1996, a regra foi atualizada para permitir três jogadores com 23 anos ou mais por equipe.

Não existem tais restrições impostas às seleções olímpicas de futebol feminino quando o futebol feminino se juntou aos Jogos Olímpicos em 1996.

O estado do futebol

Globalmente, o futebol detém a maior fatia do bolo de participação de mercado. Este jogo arrecada quase 28 mil milhões de dólares em receitas por ano, o que é quase tanto quanto os 32 mil milhões de dólares em receitas combinadas de todos os outros desportos dos EUA, Fórmula 1, ténis e golfe.

Em 2021, o Real Madrid foi considerado o clube de futebol mais valioso do mundo pelo terceiro ano consecutivo.

Impressionantes 3,5 mil milhões de pessoas (quase metade da população da Terra!) identificam-se como adeptos de futebol, e há cerca de 250 milhões que jogam o jogo de forma organizada, quer quando crianças, quer como adultos.

É seguro dizer que o futebol é o esporte mais popular do mundo e, apesar de sua longa história, parece que o futebol veio para ficar, então pegue uma bola e divirta-se!