Conheça o novo treinador do Barcelona: Quique Setién










Já não é novidade que o Barcelona se separou do técnico Ernesto Valverde. Apesar de ter levado o clube a dois títulos consecutivos da La Liga, Valverde não conseguiu obter sucesso em outras competições, principalmente na Liga dos Campeões da UEFA, onde os catalães sofreram derrotas constrangedoras para Roma e Liverpool nas últimas duas temporadas.

O clube também perdeu a final da Copa del Rey para o Valência na temporada passada, enquanto uma derrota nas semifinais para o Athletico Madrid na Super Copa de Espanha levou à expulsão.

Dois ex-jogadores e lendas do clube, Ronald Koeman e Xavi Hernandez, foram associados ao Barcelona como possíveis substitutos de Valverde, mas nenhum deles está atualmente disposto a assumir o cargo e o clube posteriormente assinou com QUIQUE SETIEN um contrato que vai até 2022. .

Neste artigo, BLOG DE FUTEBOL PRINCIPAL traz para você uma breve história do novo técnico na berlinda do Camp Nou.

Ele nasceu ENRIQUE SETIEN SOLAR em 27 de setembro de 1958 em Santander, Espanha. Setien, meio-campista de profissão, começou sua carreira de jogador no Racing Santander, clube de sua cidade natal, antes de se transferir para o Athletico Madrid. Depois de três anos no Athletico, mudou-se para Logrones. Ele então voltou às corridas antes de encerrar sua carreira no Levante.

Setien fez três partidas pela seleção espanhola e fez parte da seleção espanhola para a Copa do Mundo FIFA de 1986, no México, mas não disputou nenhuma vez o torneio. Ele se aposentou do futebol em 1996.

Tal como a carreira de jogador, Setien também iniciou a carreira de treinador no Racing Santander, após o qual dirigiu o Polideportivo Ejido, atuou como treinador adjunto da seleção russa e como treinador da seleção da Guiné Equatorial.

Retornou como técnico a outro clube que representou na época de jogador: o Logrones. Após sua demissão do Logrones, assumiu o comando do CD Lugo da terceira divisão espanhola e levou-o à promoção à segunda divisão (Segunda B).

Depois de cinco anos no Lugo, ele se juntou ao Las Palmas – que lutava contra o rebaixamento na La Liga. Ele os salvou do rebaixamento e quase os levou à qualificação para a Liga Europa nas temporadas seguintes.

Em 2017, Setién foi nomeado treinador do Real Betis e garantiu a qualificação para a Liga Europa na sua primeira temporada. Ele foi dispensado pelo Betis em maio de 2019, depois que o clube terminou em 10º na La Liga.

Em 13 de janeiro de 2024, foi anunciado como o novo treinador do FC Barcelona.

‘El Maestro’, como era carinhosamente conhecido durante a sua época de jogador, acredita no estilo de jogo baseado na posse de bola de Johan Cruff, conhecido como ‘futebol total’ ou ‘tiki-taka’, que também é o estilo de jogo do Barcelona. O jogador de 61 anos adora preparar as suas equipas para jogar um futebol emocionante, ofensivo e orientado para a posse de bola, o que o tornou cada vez mais popular entre os adeptos de todos os clubes que dirigiu.

Na sua última passagem pelo Betis, ele deixou aos adeptos alguns momentos inesquecíveis, incluindo uma emocionante vitória no derby por 5-3 sobre o rival local Sevilha e uma incrível vitória por 4-3 sobre o Barcelona em Camp Nou (ironicamente, esta é a última derrota do Barcelona em casa!)

Quique Setien disse em coletiva de imprensa que levará o bom futebol ao Barcelona, ​​dará uma chance aos jovens jogadores do Barça B e fará o possível para ajudar o time. Jogadores juvenis como Riqui Puig e Araújo ficarão entusiasmados com sua chegada.

Escrito por Muftaudeen Abdullahi Ishola