Como são pagos os treinadores de futebol?










O trabalho de um treinador de futebol é uma das profissões mais exigentes e gratificantes no mundo do futebol competitivo. Eles têm que conviver com o estresse e as tensões que acompanham o treinamento de um time de futebol de sucesso, especialmente nos tempos modernos. Não é nenhuma surpresa que os treinadores de futebol modernos sejam bem remunerados para aliviar as pressões do trabalho. Os treinadores de futebol têm conseguido usar as suas habilidades únicas para ganhar muito dinheiro, mas como exatamente os treinadores de futebol são pagos?

1. Contrato

Assim como os jogadores de futebol, dirigentes e treinadores também assinam contratos lucrativos. Este é um documento juridicamente vinculativo que contém as obrigações do treinador e do clube e que ambos concordaram mutuamente em cumprir.

O contrato costuma conter detalhes como a remuneração do treinador, o prazo e também metas que o gestor deve atingir. Alguns dos melhores treinadores do futebol moderno, como Pep Guardiola, Thomas Tuchel, Jürgen Kloop, etc., cobram um preço muito elevado pelos seus serviços devido à sua experiência e histórico em outros clubes.

2. Bônus ou recompensas

Assim como os jogadores de futebol são recompensados ​​por vencerem competições e torneios, os dirigentes também recebem elogios ou honras por ganharem troféus. Podem ser recompensas monetárias na forma de bônus ou compensação em dinheiro. Às vezes também podem ser contribuições em espécie na forma de honras nacionais ou doações de casas ou carros. O ex-técnico da seleção nigeriana, Johannes Bonfrere, recebeu uma casa na capital do país, Abuja, por liderar a seleção olímpica nigeriana à medalha de ouro no futebol nas Olimpíadas de Atlanta em 1996.

3. Quebra de Contrato ou Rescisão

Hoje em dia é comum os treinadores incluírem cláusulas de rescisão nos seus contratos. Estas cláusulas estabelecem a compensação financeira concedida ao gestor caso os seus serviços deixem de ser necessários. Se um clube precisar demitir um técnico por qualquer motivo, geralmente acabará pagando muito dinheiro devido às cláusulas de rescisão que assinou. O não pagamento desta compensação poderá resultar em litígio, o que poderá afetar potencialmente a posição financeira e a reputação do clube. O famoso treinador português José Mourinho beneficiou de grandes vitórias. Ele é um dos treinadores de futebol mais bem pagos do mundo.

4. Experiência em TV

Às vezes, os treinadores ganham um bom dinheiro fornecendo análises criteriosas de especialistas em futebol, como especialistas em jogos de futebol transmitidos. Grandes emissoras como Fox, Sky Sports, BBC etc. geralmente contratam treinadores de alto nível como analistas, especialmente quando há um grande torneio de futebol chegando. Os executivos normalmente aceitam esses empregos temporários durante o período de entressafra ou quando estão desempregados.