Como os clubes de futebol ganham dinheiro?

Como os clubes de futebol ganham dinheiro?










O futebol evoluiu ao longo dos anos, de apenas uma atividade de lazer para um grande gerador de dinheiro. O futebol é hoje em dia um grande negócio e todas as partes interessadas, sejam jogadores, treinadores, administradores ou mesmo os próprios clubes de futebol, gostariam de receber uma fatia do bolo. No que diz respeito aos clubes de futebol modernos em particular, o jogo tornou-se bastante lucrativo para eles, pois agora têm várias fontes de rendimento à sua disposição. Mas como exatamente os clubes ganham dinheiro? A resposta para isso inclui:

1. Venda de ingressos

Todo jogo de futebol é sempre disputado em um estádio. É obrigatório que todo torcedor ou espectador compre um ingresso antes de entrar no estádio para assistir a uma partida. Os preços dos ingressos variam dependendo da disposição dos assentos. Os ingressos variam de titulares de ingressos de temporada a ingressos VIP e ingressos corporativos. Os clubes podem gerar receita com a quantidade de ingressos vendidos. Por exemplo, se um clube puder garantir que pelo menos um número significativo de espectadores compareça aos estádios todas as semanas, há definitivamente muito dinheiro a ser ganho.

2. Vendas de camisetas/mercadorias

Outra forma de os clubes ganharem dinheiro é vendendo camisetas e mercadorias do clube, como lenços, bandeiras, canecas comemorativas, etc. Como todo torcedor costuma se identificar com um clube ou outro, espera-se que compre uma camisa para demonstrar sua lealdade. Os clubes supostamente ganharam muito dinheiro com camisas, principalmente quando os torcedores compram camisas de jogadores populares que estão em seus livros. O Real Madrid FC e a Juventus FC, por exemplo, registaram enormes aumentos nas vendas das suas camisolas quando Cristiano Ronaldo se juntou a eles. O mesmo vale para o FC Barcelona, ​​​​que ganhou um bom dinheiro com a popularidade de Lionel Messi, que se reflete nas vendas de camisas.

3. Prêmio em dinheiro

Além da glória de ganhar um troféu, os clubes de futebol participam principalmente para ganhar dinheiro. Na maioria, senão em todas as competições de futebol, o prêmio em dinheiro é geralmente concedido ao vencedor dessa competição, por ex. B. na Liga dos Campeões da UEFA, nas competições da liga, etc. Noutros casos, a simples qualificação para um torneio garante ao clube uma certa quantia em dinheiro. Por exemplo, a Premier League inglesa dá às equipes promovidas uma certa quantia por entrarem com sucesso na EPL.

4. Venda de ativos

Isto inclui jogadores inscritos em vários clubes e activos físicos, como estádios, etc. Os clubes mais pequenos tendem a beneficiar porque podem vender jogadores promissores a clubes maiores por grandes quantias de dinheiro. Um bom exemplo é o clube francês Lille, cujas vendas de Victor Osimhen e Pepe ao OSC Napoli e ao Arsenal FC, respectivamente, aumentaram significativamente as suas receitas.

5. Direitos de transmissão

Os clubes também ganham muito dinheiro com a venda de direitos às emissoras. Estas empresas de comunicação social pagam aos vários organizadores destas diversas competições pelo direito de exibir estes jogos na televisão. Às vezes, os clubes fazem os seus próprios acordos com as empresas de comunicação social que transmitem os seus jogos. Por exemplo, o jogo El Clasico entre os rivais espanhóis Barcelona e Real Madrid tem um fluxo de receitas especial que vai diretamente para ambos os clubes.

6. Patrocínio/Marketing

Os clubes também costumam assinar contratos de patrocínio com diversas empresas que lhes garantem determinadas quantias em dinheiro. Muitos clubes de futebol têm acordos lucrativos de patrocínio de camisas no valor de milhões de dólares.

Reconhecimentos:

  • Passeios em estádios/museus
  • Passeios de pré-temporada
  • Alugar estádios