Como funcionam as ofertas de equipamentos de futebol?










A imagem e a marca tornaram-se aspectos importantes do quadro geral da gestão de um clube de futebol. Isto é evidente no tipo de contratos de equipamentos de futebol que os clubes e seleções celebram atualmente com fabricantes de roupas esportivas. Um contrato com fornecedor não é apenas uma oportunidade importante para aumentar as vendas, mas também uma plataforma para mostrar a cultura, a aparência geral e a impressão artística de um clube ou seleção nacional. Então, o que exatamente acontece em um negócio de equipamento de futebol?

Por que temos ofertas de kits?

As equipas de futebol perceberam que a sua popularidade como marca é uma excelente forma de aumentar as vendas, uma vez que o equipamento que usam serve como plataforma para os anunciantes comercializarem os seus produtos e serviços. Esta é uma situação ganha-ganha para times de futebol e fabricantes de equipamentos. Isto porque o clube ou selecção nacional assinará contratos milionários que garantem enormes receitas e em troca atingirão um enorme público para o qual fabricantes de camisolas como Adidas e Nike anunciam e vendem os seus produtos. Uma equipa de futebol com uma grande base de adeptos é um candidato atraente para potenciais fornecedores, uma vez que tais clubes tendem a ter um grande público a assistir aos seus jogos. As possibilidades de merchandising também são enormes, já que muitos torcedores compram camisetas do fabricante ou outros itens da marca.

Por que as ofertas de kits são diferentes?

É comum que alguns times de futebol assinem contratos de equipamentos mais lucrativos do que outros. A razão para isso é que muitos times de futebol não são tão populares e populares em comparação com os maiores. Os fabricantes de roupas esportivas sempre desejam obter as melhores ofertas que garantam as maiores vendas. Grandes equipes globais como Real Madrid, Barcelona e Chelsea, que ganham troféus regularmente quase todas as temporadas, garantem um certo nível de lucratividade e notoriedade ao qual a maioria dos fabricantes de kits deseja estar associada. Equipes menores tendem a assinar acordos de equipamentos menores e mais curtos porque têm menos tração e menos seguidores.

Funcionalidade dos kits

Além das enormes quantias de dinheiro que os times de futebol podem ganhar assinando lucrativos contratos de equipamentos, esses contratos garantem que seus times recebam sempre roupas esportivas da melhor e da mais alta qualidade que garantam melhor desempenho. Ao trabalhar com fabricantes de equipamentos conhecidos, os times de futebol normalmente recebem os mais recentes avanços tecnológicos em roupas esportivas. Isto garante que continuam a vencer em campo, o que, por sua vez, garante uma rentabilidade mútua contínua entre a empresa de vestuário desportivo e a equipa de futebol.

Como funcionam os contratos de fornecedores no futebol?

Resumindo, os acordos de kits são semelhantes aos acordos de licenciamento. Os fabricantes de camisas como Nike, Adidas e Puma pagam ao clube uma determinada taxa pelo fornecimento das camisas do time de futebol e pelo uso das cores e emblemas do clube para vender réplicas de camisas. Por exemplo, em 2016, o Chelsea assinou um contrato de 900 milhões de libras com a Nike por 15 anos – equivalente a 60 milhões de libras por temporada.

Isso é diferente dos acordos de patrocínio de kits de futebol, em que uma empresa paga ao clube para anunciar sua marca no kit do clube de futebol.