As 7 Maiores Surpresas da História do Futebol

As 7 Maiores Surpresas da História do Futebol










Todo mundo ama um azarão, especialmente quando ele vence as probabilidades e emerge com a vitória. O problema é que isso acontece tão raramente que muitas vezes não conseguimos acreditar no que estamos testemunhando.

Tudo pode acontecer durante uma corrida ou alguns segundos durante uma partida, um toque de brilhantismo ou uma queda infeliz quando a vitória deveria estar garantida.

Em um jogo de futebol de 90 minutos, as probabilidades estão sempre contra o azarão. O melhor time tem tempo para se recuperar, os erros podem ser corrigidos e, mesmo que um jogador tenha um desempenho ruim, o resto do time sempre pode compensar seus erros. É por isso que quando uma virada genuína acontece, ela fica na memória por anos.

Hoje, vamos relembrar as maiores surpresas do futebol, jogos em que você só precisa mencionar os times envolvidos, e alguém vai imediatamente lembrar do dia fatídico em que tudo deu errado. Os azarões não deveriam vencer; eles raramente vencem, mas nós amamos quando vencem.

Aqui estão as 7 maiores surpresas da história do futebol.

7. Real Madrid 1-2 Sheriff Tiraspol (Liga dos Campeões 2022)

É justo dizer que o Real Madrid é o time mais bem-sucedido da Liga dos Campeões de todos os tempos, vencedor de 14 competições de clubes mais prestigiadas do futebol mundial.

O fato de o Real Madrid ter vencido a Liga dos Campeões de 2024-22 é irrelevante; durante a fase de grupos, o clube teve, sem dúvida, sua derrota mais surpreendente na competição.

No dia 28 de setembro de 2024, o Madrid recebeu o Sheriff Tiraspol no Santiago Bernabeu, e a expectativa de uma surpresa era tão baixa que apenas 24.522 torcedores se deram ao trabalho de viajar para assistir ao jogo.

Um gol do Sheriff logo no início, aos 25 minutos, foi recebido com surpresa, mas sem preocupação genuína; o Madrid teve mais de uma hora para punir o atrevido time moldavo.

Depois de mais quarenta minutos, o Madrid ainda estava perdendo, e levou um pênalti de Karim Benzema aos 65 minutos para empatar o placar. Incrivelmente, as comportas não se abriram, e no minuto 90, o jogo parecia definido para um resultado chocante incrível.

O xerife Tiraspol teria arrancado seu braço para empatar antes do jogo, mas teve a audácia de marcar o gol da vitória aos 90 minutos, deixando o Bernabéu em silêncio e os fãs moldavos em descrença.

É a vitória mais significativa na história da Moldávia e é improvável que se repita, pelo menos até a próxima vez.

6. Grécia 1-0 Portugal (Euro, Final de 2004)

O Campeonato Europeu de 2004 foi apenas a segunda vez que a Grécia se classificou para um grande torneio internacional.

Portanto, as expectativas eram baixas para qualquer coisa que não fosse uma boa experiência para os fãs gregos. O cenário estava pronto com o torneio sediado por Portugal e a Grécia se encontrando no mesmo grupo que a nação anfitriã.

Esperava-se que o jogo de abertura da Euro 2004, Portugal x Grécia, fosse o mais fácil possível; Portugal, em casa, tinha um time excelente.

A Grécia, inexperiente e decepcionante, seria um jogo fácil. Então, uma vitória de 2 a 1 para a Grécia foi um resultado impressionante que ajudou a seleção grega a passar da fase de grupos.

Incrivelmente, a seleção grega continuou vencendo, derrotando a França e a República Tcheca a caminho de uma final incrível contra os anfitriões, Portugal.

Era inconcebível que o resultado fosse para qualquer outro lugar que não os anfitriões. No entanto, a Grécia tinha outras ideias e passou o torneio com uma das defesas mais resolutas da competição.

Quando a Grécia assumiu a liderança do jogo, o resultado foi óbvio: diante da torcida local, Portugal simplesmente não conseguiu encontrar uma maneira de avançar.

A Grécia segurou seu único troféu internacional e se tornou parte do folclore do futebol. Facilmente uma das vitórias mais inesperadas do futebol internacional.

5. Fulham 4-1 Juventus (2009, Quartas de Final da Taça UEFA)

O Fulham FC estava em crise há décadas, com dinheiro escasso e o clube sempre se apegando ao seu status na Premier League. Uma temporada em que o rebaixamento parecia improvável foi considerada um ótimo ano.

Então, o incrível final da temporada 2009-09 do clube, onde eles conseguiram terminar em sétimo lugar, foi considerado o melhor que poderia ser para o clube londrino.

Terminar em sétimo lugar significou entrar na Liga Europa para a temporada 2009-10; as expectativas eram abaixo de zero, e os fãs estavam simplesmente ansiosos por uma aventura europeia, uma saída antecipada e alguma receita muito necessária entrando no clube. O que realmente aconteceu foi quase um milagre.

Depois de passar pela fase de grupos, o Fulham eventualmente chegaria às oitavas de final contra a poderosa Juventus. Uma derrota por 3 a 1 em Turim parecia ser o fim da estrada; a Juventus era muito superior em todos os aspectos.

A segunda partida em Craven Cottage seria a despedida final da competição, e os fãs compareceram esperando ver uma derrota, ainda que nas mãos de gigantes europeus.

Perdendo por 3 a 1, o Fulham fez de tudo para derrotar a Juventus; se você vai perder, que perca com estilo.

Incrivelmente, os gols começaram a entrar, e no final do jogo, a Juventus havia sofrido quatro e marcado apenas um em resposta. Uma vitória de 5-4 nas duas partidas viu o Fulham passar para a próxima fase contra o Wolfsburg, que eles venceram novamente.

Na semifinal contra o Hamburgo, o Fulham saiu vitorioso novamente e chegou à sua primeira final europeia.

Uma derrota por 2 a 1 na final para o Atlético de Madrid foi um triste fim para uma jornada incrível para os Cottagers. Ainda assim, continua sendo uma das mais notáveis ​​corridas de copa na história das competições europeias de clubes.

4. Inglaterra 1-2 Islândia (Campeonato Europeu de 2016))

É bem sabido que a Inglaterra não ganha um grande troféu desde 1966 e parece capaz de encontrar maneiras novas e criativas de tropeçar no último obstáculo em grandes competições.

No Campeonato Europeu de 2016, a Inglaterra novamente desperdiçou sua chance após perder contra uma das menores nações do futebol mundial.

O time da Inglaterra, cheio de jogadores de classe mundial e renome mundial, como Wayne Rooney, Harry Kane e Raheem Stirling, se viu enfrentando a Islândia nas oitavas de final do Campeonato Europeu de 2016. Uma vitória fácil foi prevista, mas a Inglaterra subestimou completamente a qualidade do time da Islândia.

Depois de um gol da Inglaterra logo no início, logo aos quatro minutos, parecia que tudo estava indo conforme o planejado, mas 20 minutos após o início do jogo, a Inglaterra estava perdendo por 2 a 1 para a seleção islandesa.

Faltando 70 minutos para o fim do jogo, parecia apenas uma questão de tempo até a Inglaterra empatar, mas, à medida que o jogo avançava, e chance após chance era perdida, o pânico se espalhou por todo o time.

A Islândia conseguiu uma vitória histórica e, embora tenha sido eliminada na rodada seguinte pela eventual finalista França, os pequenos islandeses conquistaram sua maior vitória em uma competição internacional.

Envergonhada e sem ideias, a Inglaterra voltou para casa mais uma vez e sofreu terrivelmente nas mãos dos fãs e da mídia por causa da derrota chocante.

3. Liverpool 3-3 AC Milan (Final da Liga dos Campeões de 2005)

No que mais tarde seria apelidado de “O Milagre de Istambul”, a final da Liga dos Campeões de 2005 entrou para a história como a final europeia mais fantástica dos tempos modernos.

Tanto o Liverpool quanto o Milan, finalistas daquele ano, têm históricos longos e ilustres na Europa, e a final parecia destinada a ser um final de temporada emocionante e acirrado.

Incrivelmente, no intervalo, o Milan estava com três gols de vantagem, com o Liverpool entrando em campo perdendo por 3 a 0 e parecendo sem ideias.

O Milan repetidamente rasgou a defesa do Liverpool uma e outra vez e parecia pronto para outra vitória histórica. Apenas um jogador do Milan sentiu que o jogo não tinha acabado: o capitão do clube e lenda italiana Paolo Maldini.

Maldini foi visto pedindo aos seus companheiros de equipe que se mantivessem focados no segundo tempo. Ele acreditava que o Liverpool ainda era um time perigoso, e o capitão do Milan tentou de tudo para garantir a vitória.

Um gol no início do segundo tempo para o Liverpool deu novas esperanças, e então o Liverpool marcou outro. O Milan se viu nas cordas quando um pênalti foi concedido ao Liverpool.

O pênalti foi defendido, mas o rebote foi marcado para empatar o jogo em 3 a 3, em uma das reviravoltas mais incríveis de todos os tempos.

O jogo pendeu a favor do Milan e do Liverpool, com nenhum dos times conseguindo assumir a liderança. A prorrogação logo levou aos pênaltis, onde o Liverpool manteve a calma para registrar uma improvável vitória na Liga dos Campeões.

2. Brasil 1-2 Uruguai (Copa do Mundo de 1950 Final)

Na final da Copa do Mundo de 1950, o favorito Brasil enfrentou o Uruguai, país sul-americano, com o Brasil esperando sair vitorioso no Estádio do Maracanã, em Júlio de Janeiro.

Com um público estimado de 173.580, a final de 1950 é uma das maiores já registradas. Com o Brasil, o grande favorito, o que aconteceu depois ainda é considerado um desastre nacional para os fãs de futebol brasileiros.

Em um primeiro tempo sem gols, o Brasil dominou, atacando em ondas, com a defesa uruguaia segurando firme até o intervalo.

Poucos minutos após o reinício, o Brasil assumiu a liderança, e o serviço normal parecia ter sido retomado. Apesar de ter um ataque incrível, a defesa do Brasil era notoriamente fraca, e o Uruguai, tendo conseguido manter o placar em 1-0, ainda estava com um grito.

Um empate aos 66 minutos significou que o jogo virou de cabeça para baixo, e o Brasil começou a entrar em pânico. Um segundo gol do Uruguai aos 79 minutos do jogo acabou com qualquer resistência, e o Uruguai foi levantar o troféu.

Mesmo hoje, 73 anos depois, essa ainda é uma das maiores surpresas da história da Copa do Mundo; pergunte a qualquer brasileiro o que ele achou do jogo e ele provavelmente vai chorar.

1. Leicester City vence a Premier League (2015/2016)

Ganhar um jogo de futebol quando você é o azarão é uma grande conquista. Contra um time superior, segurar por 90 minutos pode ser desafiador, mental e fisicamente. Então segurar não por 90 minutos, mas por uma temporada inteira de 38 jogos é quase impossível.

A temporada 2014-2015 da Premier League foi um ano terrível para o Leicester City. O clube ficou na lanterna da liga durante boa parte da temporada, e apenas uma onda tardia de vitórias impediu o clube de ser rebaixado.

Com a ajuda do seu letal atacante Jamie Vardy, que mostrou boa forma no final da temporada, o clube manteve sua posição na liga.

A temporada 2015-2016 foi, portanto, um bônus. Os fãs e jogadores esperavam jogar em uma divisão inferior, então outra temporada na Premier League foi um bônus enorme.

Sob o comando do técnico Claudio Ranieri, o time começou bem a nova temporada e, inesperadamente, acabou ficando no topo da liga.

Não duraria, não poderia durar; o Leicester estava 5000-1 para ganhar a liga antes do início da temporada, e todos sabiam que eles eventualmente cairiam e terminariam a temporada no meio da tabela. Só que não; eles continuaram ganhando jogos e começaram a se distanciar ainda mais do grupo perseguidor.

No final da temporada, o Leicester perderia apenas três jogos no ano, vencendo 23 e empatando 12. Terminando dez pontos à frente do Tottenham Hotspur, o Leicester City conquistaria seu primeiro (e único) título da Premier League com impressionantes 81 pontos.

A história se tornou viral e teve cobertura mundial; é, sem dúvida, a maior história de azarão de todos os tempos.

Com um orçamento apertado, um time que apenas 12 meses antes estava encarando o rebaixamento de frente, de alguma forma conseguiu jogar 38 jogos da Premier League contra alguns dos maiores times do futebol mundial e vencer. Não vai acontecer de novo, não deveria ter acontecido em 2016, mas aconteceu.

Os bookmakers foram picados por milhões de dólares, pois os fãs que faziam apostas ridículas de US$ 10 em 5000-1 de repente se viram mais ricos. A Premier League também ficou mais rica com a história. Os fãs de todos os clubes acreditavam que seu clube tinha uma chance; se o Leicester City conseguiu, por que não seu time da casa?

Aqui está a história completa: