As 5 melhores formações de costas no futebol (classificadas)










Há algo de sólido em uma escalação com cinco defensores; você presumiria que, com cinco jogadores para passar, o adversário teria muito trabalho pela frente. E até certo ponto, você estaria certo.

A principal preocupação com uma defesa de cinco pessoas é que ela pode ser muito defensiva ou tão ofensiva que deixa a equipe aberta a contra-ataques.

As posições-chave em qualquer formação de cinco zagueiros são os laterais; sua posição dita a força da formação e a intenção de ataque da equipe, e a oposição deve reagir de acordo.

Se os dois zagueiros mais largos forem empurrados para trás em uma linha com os zagueiros, o adversário terá mais espaço de ataque; por outro lado, a defesa é muito mais sólida.

Hoje, veremos as melhores formações que usam cinco na defesa; cada um tem seus pontos fortes e fracos e cada um pode ter um impacto enorme em como um oponente se alinha.

Temos duas formações de ataque incríveis e duas projetadas para uma coisa; mantendo os atacantes adversários quietos.

Aqui estão as quatro melhores formações de 5 costas no futebol.

4. 5-4-1

Nossa primeira formação a usar cinco na defesa é a temida formação 5-4-1. O 5-4-1 usa cinco zagueiros em uma linha, quatro meio-campistas que devem defender e atacar, e um atacante solitário.

O atacante tem muito trabalho pela frente nesta escalação; eles estão lá para atrapalhar a defesa adversária e segurar a bola enquanto os companheiros vêm para apoiá-los.

Com uma defesa tão concorrida, os atacantes terão que estar no seu melhor. Três zagueiros podem funcionar como um pacote, mesmo tendo o luxo de deixar um jogador mais fundo por precaução.

Os dois laterais mantêm-se posicionados defensivamente ao longo do jogo; eles não estão adicionando largura. Eles estão mantendo uma ficha limpa. O 5-4-1 é sem dúvida uma das melhores formações defensivas.

Os dois meio-campistas também costumam ter uma mentalidade mais defensiva, procurando se aprofundar quando necessário.

Espera-se que ambos os meio-campistas centrais também se movam para o terço final do campo quando a bola for conquistada para tentar apoiar o atacante solitário. A formação 5-4-1 é mais utilizada por equipas com falta de qualidade, principalmente quando defronta uma equipa mais forte.

Prós

  • É uma formação incrivelmente difícil de quebrar.
  • As equipas mais fracas podem fazer uso desta formação para tentar não sofrer golos.
  • Jogadores menos talentosos ainda podem ser muito eficazes nesta formação.

Contras

  • Os objetivos podem ser difíceis de alcançar.
  • É uma guerra de atrito que os fãs não vão gostar de assistir.
  • Se a equipa sofrer um golo, é difícil inverter a situação e fazer o empate.

3. 5-2-3

No outro extremo do espectro está a formação 5-2-3 de aparência muito ofensiva, completa com laterais e alas atacantes.

Com um trio central na defesa, os dois laterais acrescentam uma ameaça ofensiva e podem combinar com os dois extremos, sobrepondo-se e causando sérios problemas aos adversários.

Mesmo subindo no meio-campo, os laterais conseguem transformar essa formação em um 3-4-3. Se o time estiver na frente, os alas avançam ainda mais em posições de ataque, atraindo os laterais ainda mais para cima.

Quando funciona, essa formação é fera; é projetado para marcar gols. Quando jogado corretamente, marca muitos deles. Isso deixa a defesa de três pessoas superexposta se for pega no balcão, mas os benefícios podem superar os negativos.

Novamente, os laterais tornam essa formação formidável, embora precisem estar em forma e ter resistência para cobrir o flanco por 90 minutos.

Com dois alas apoiando o atacante, há muitas opções no ataque, com os defensores tendo que monitorar o movimento do atacante e rastrear as corridas do ala cortando para dentro em direção ao gol.

O 5-2-3 é uma excelente tática, talvez um pouco pesada para cima, mas os torcedores vão adorar um time jogando nesta formação.

Prós

  • Grande potencial de gols.
  • Futebol emocionante; os fãs vão adorar.
  • Flexível devido aos laterais poderem avançar ou recuar, alterando a forma da formação de acordo com a fase do jogo.

Contras

  • Os resultados podem ser horríveis se o time for pego no contra-ataque.
  • Sem os jogadores certos, é uma formação problemática de se adotar.
  • Muita pressão é colocada sobre os defensores.
  • Os laterais devem estar incrivelmente em forma.

2. 5-2-3 (Amplo)

Outra grande variante da defesa de cinco pessoas é a formação ampla 5-2-3, embora neste caso haja uma ênfase muito maior em ser defensivamente sólido.

Esta formação utiliza os laterais numa posição mais defensiva, mantendo-se próximo dos três zagueiros. Em vez de ter dois meio-campistas centrais, dois meio-campistas defensivos sentam-se ao lado dos laterais.

A formação toma forma rapidamente a partir daqui; os três zagueiros são cobertos por uma linha de quatro jogadores diretamente à sua frente.

O benefício de usar dois meio-campistas defensivos é que isso não apenas adiciona cobertura, mas também atrai o adversário para a frente, permitindo que seu time contra-ataque rapidamente.

Ainda há muito potencial de ataque no 5-2-3, já que a tática ainda faz bom uso de dois alas e um atacante.

Ao atrair o adversário para a frente, os três atacantes encontram muito espaço para atuar. Quaisquer contra-ataques de sua equipe podem alimentar rapidamente os alas, que por sua vez fornecem os gols ou assistências.

Como uma formação híbrida, a formação ampla 5-2-3 é uma das melhores que existem. Defensivamente, é incrivelmente resoluto; ofensivamente, há gols a serem encontrados por atacantes e alas rápidos e móveis.

A oposição tem duas opções contra essa tática; avance e tente derrubar os sete jogadores defensivos, ou sente-se e mantenha os três atacantes afastados.

Nenhuma das opções é atraente por muito tempo, pois é difícil quebrar uma defesa bem treinada, e sentar em seu próprio meio-campo com dez jogadores, simplesmente para parar três adversários, logo fará com que os torcedores ladrem por sangue.

Prós

  • Esta formação é um dos melhores híbridos que existem.
  • Oferece solidez defensiva com forte ameaça de contra-ataque.
  • Isso causa aos oponentes todos os tipos de problemas enquanto eles tentam decidir entre ataque ou defesa.

Contras

  • Como muitas formações que fazem uso de cinco na defesa, os jogadores precisam estar familiarizados com suas funções, ou são deixadas lacunas para os adversários explorarem.
  • Se o adversário recuar, você é forçado a se mover para posições mais centrais ou corre o risco de o jogo se tornar um impasse.

1. 5-3-2

A última, e sem dúvida a melhor, formação que usa um cinco na defesa é a clássica formação 5-3-2. É uma formação testada e comprovada que oferece largura de equipe, cobertura defensiva e opções nas fases de ataque e defesa do jogo.

O 5-3-2 ainda é amplamente utilizado e, desde que um time tenha laterais sólidos, pode ser uma ótima formação para lançar um adversário para longe.

Como sempre, três zagueiros atuam como escudo do goleiro; dois podem fechar os jogadores enquanto o outro pode permanecer na posição ou oferecer um pouco de largura caso um oponente se mova para áreas perigosas.

A defesa é habilmente coberta pelos dois laterais, cuja responsabilidade é proteger as alas da defesa.

Os laterais também têm outro papel a desempenhar; o 5-3-2 não tem alas como parte da configuração, então os dois jogadores mais largos são os laterais.

Isso significa que os dois jogadores terão que oferecer largura para os atacantes, fornecendo cruzamentos e tirando os zagueiros de posição. É um trabalho árduo, mas que pode trazer enormes benefícios para a equipe.

Os dois avançados estão aptos a trabalhar em equipa, um a descer mais fundo para recolher a bola aos dois médios-centrais e outro a segurar, tomando a posse e esperando a dispensa a um companheiro de equipa.

Com os laterais fazendo cruzamentos, os dois meio-campistas devem proteger a defesa pressionando rapidamente para recuperar as bolas perdidas.

Se a equipe que utiliza o 5-3-2 está bem treinada e confortável com a posse de bola, esta é uma das formações mais progressivas e eficientes que existem.

Exige concentração e muito preparo físico, pois as funções exigem que os jogadores se desloquem por muito terreno, mudando de posição de acordo com a localização dos companheiros.

Prós:

  • A formação 5-3-2 é incrivelmente adaptável.
  • Os jogadores devem estar confortáveis ​​com os papéis necessários.
  • Ele oferece solidez defensiva com uma ameaça de ataque, o melhor dos dois mundos, ao contrário de algumas variações dessa tática que são incrivelmente defensivas ou de ataque suicida.
  • Pode trazer uma marca emocionante de futebol que agrada aos fãs.

Contras:

  • Seu time não tem laterais decentes? Você terá dificuldade em colocar os jogadores nessas posições se eles se sentirem desconfortáveis ​​lá.
  • O meio-campo é um pouco leve para os jogadores, o que pode ser um problema contra um time que sobrecarrega o meio-campo. Perder a bola ali pode empurrar todo o time para trás.

Listei as 3 melhores formações de costas neste post.