Ansu Fati: O segundo estreante mais jovem do Barcelona na história

Ansu Fati: O segundo estreante mais jovem do Barcelona na história










A história foi feita sobre o Real Betis ontem na vitória do Barcelona por 5 a 2, quando o jovem Anssumane Fati substituiu Carles Perez aos 78 minutos para se tornar o segundo jogador mais jovem da história a jogar pelos gigantes catalães.

Com 16 anos e 298 dias, estava apenas 18 dias atrás do jogador mais jovem do clube – Vicenc Martinez, que estreou contra o Real Madrid em 1941 com 16 anos e 280 dias.

Biografia de Ansu Fati

Ansu, como é carinhosamente conhecido, nasceu em 31 de outubro de 2002 no pequeno país da África Ocidental, Guiné-Bissau. Aos seis anos mudou-se para Herrera, Sevilha, Andaluzia, na Espanha. Ansu Fati começou sua carreira em um clube local, o CDF Herrera, em sua cidade natal, antes de ingressar no Sevilla FC. Não demorou muito para que os melhores jogadores percebessem seu incrível talento em Sevilha. Ele foi aceito pelo gigante catalão Barcelona em sua famosa academia – La Masia – em 2012, com apenas 10 anos.

Em sua primeira temporada no La Masia, ele marcou 56 gols em 29 jogos, ajudando o time sênior Alevin da academia a conquistar o título da liga.

Ele sofreu uma lesão devastadora em 2015 e ficou fora dos gramados por dez meses. Tal lesão poderia ter prejudicado a carreira da maioria dos jogadores jovens, mas Ansu voltou mais forte do que nunca e continuou sua progressão. Ele subiu em todas as faixas etárias em La Masia e jogou regularmente contra meninos mais velhos que ele.

O extremo marcou quatro golos e deu mais três assistências em apenas nove jogos na última edição da UEFA Youth League.

Em 24 de julho de 2019, assinou seu primeiro contrato profissional com o Barcelona. O acordo vai até 2022 e inclui uma cláusula de rescisão de € 100 milhões, mostrando o quão alto é sua posição no clube.

Com Lionel Messi, Luis Suarez e Ousmane Dembele lesionados, o Barcelona não teve oportunidades e o técnico Ernesto Valverde optou por incluir Ansu na equipe para o confronto da La Liga com o Real Betis. O clube teve que obter o consentimento dos pais de Ansu para jogá-lo, já que as regras espanholas proíbem jogadores menores de idade de assistir a partidas noturnas de clubes da primeira divisão e como o jogo contra o Betis está marcado para as 21h, horário local. Ansu fez sua estreia profissional no jogo e foi aplaudido de pé pelos 80.000 torcedores do Camp Nou. Assim como Riqui Puig, um empolgante jovem jogador do Barça, os torcedores do Barcelona também esperam que este seja o primeiro de muitos nos próximos anos.

Os irmãos de Ansu Fati também jogam no Barcelona. Seu irmão mais velho, Braima Ansu, está atualmente emprestado ao Calahorra, enquanto seu irmão mais novo, Miguel, joga na mesma faixa etária em La Masia com o filho de Lionel Messi, Thiago. O pai de Ansu, Bori, é um ex-jogador de futebol que jogou em seu país natal, Guiné-Bissau.

Anssumane Fati é elegível para jogar pela Guiné-Bissau e Espanha a nível internacional.

Dedos cruzados e esperançosos de que o jovem mago, que pode jogar em qualquer lugar na linha de frente, conquiste o mundo nos próximos anos.