A armadilha do impedimento no futebol (explicado)

A armadilha do impedimento no futebol (explicado)










Os fãs do filme “The Full Monty”, de 1997, devem se lembrar que a “armadilha de impedimento do Arsenal” foi usada para ajudar alguns homens desesperados com suas habilidades de dança, fazendo-os entrar em linha reta.

Uma armadilha de impedimento é uma técnica defensiva usada por vários times de futebol em todo o mundo e é uma forma muito eficaz, porém arriscada, de impedir ataques.

O que é uma armadilha de impedimento no futebol? Uma armadilha de impedimento ocorre quando todos os defensores avançam em direção ao gol do adversário pouco antes da bola ser chutada, forçando o recebedor da bola a uma posição de impedimento. Isso pode causar uma ofensa de impedimento e sinalizar um tiro livre indireto para a equipe defensora.

Breve explicação da regra do impedimento

As Leis do Jogo estabelecem que um jogador está em posição de impedimento quando o jogador que recebe a bola de um companheiro de equipe está à frente do penúltimo defensor (sendo o último defensor geralmente o goleiro) quando a bola é chutada.

Em geral, o jogador que executa o chute deve estar atrás do último defensor em campo quando o passe começa. Ele foi projetado para evitar que os jogadores atacantes simplesmente fiquem pendurados na área do gol, esperando por um passe longo para que possam arremessar para a rede.

Mudanças na regra do impedimento significam que simplesmente estar em posição de impedimento não é mais uma ofensa, mas sim que o jogador só é considerado impedido se participar diretamente da jogada.

Você pode aprender mais sobre a regra do impedimento neste post.

História da armadilha de impedimento

Tal como acontece com grande parte do futebol como o conhecemos hoje, a armadilha do impedimento teve origem na Inglaterra. O Notts County FC é o clube de futebol profissional mais antigo do mundo, em operação consistente desde 1862. No início do século 20, o Notts County implantou o primeiro exemplo conhecido dessa estratégia defensiva.

No entanto, a armadilha do impedimento não ficou confinada às Grandes Ilhas Britânicas. Seu valor foi percebido pelo técnico argentino Osvaldo Zubeldia e pelo técnico italiano Arrigo Sacchi, além de inúmeros outros ao longo da história do futebol.

Argentina

Zubeldia foi técnico do Estudiantes de La Plata de 1965 a 1970, e sua abordagem estratégica e filosófica do jogo salvou o time do rebaixamento e o colocou nas páginas da história do futebol argentino.

A primeira vez notável em que Zubeldia empregou a armadilha do impedimento foi quando seu time jogou em Old Trafford contra o Manchester United.

Seus defensores usaram essa tática para tornar quase inúteis os dois melhores atacantes do Manchester United. O jogo terminou empatado em 1 a 1, resultado surpreendente dado o aparente descompasso entre as duas equipes.

Itália

O técnico Arrigo Sacchi também utilizou essa estratégia quando tentava ajudar a transformar o AC Milan de um clube em dificuldades em uma potência italiana.

Seus defensores simplesmente atacariam na direção de seu próprio gol, prendendo os jogadores atacantes e levantando a bandeira do juiz de linha. Embora Sacchi tenha treinado no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, sua influência ainda é vista hoje.

O técnico do Liverpool, Jurgen Klopp, citou Sacchi como uma de suas maiores influências como técnico, e o atual time do Liverpool tem uma armadilha de impedimento que funciona de maneira notavelmente semelhante à de Sacchi, embora tenha sido ajustada para mudanças nas regras que aconteceram desde que Sacchi foi à margem.

Prós de usar uma armadilha de impedimento

A armadilha do impedimento tem vantagens semelhantes a outras faltas estratégicas, embora, neste caso, a equipe defensora esteja fazendo com que a equipe atacante cometa a falta, em vez de cometê-la ela mesma. Não é incomum nos esportes usar faltas de forma estratégica, e a armadilha do impedimento não é diferente.

Como a sanção para uma decisão de impedimento é que a equipe defensora receba um tiro livre indireto no local da falta, isso dá à equipe defensora a oportunidade de diminuir o ritmo do jogo. Isso faz com que o time atacante perca o ímpeto e o time defensor terá a posse de bola.

Além disso, se um jogador em posição de impedimento receber a bola e posteriormente marcar, esse resultado não contará. Torcedores de futebol de todo o mundo comemoraram um gol, mas ele foi anulado porque o artilheiro estava impedido.

Se um jogador parece estar em uma posição forte para marcar, os defensores podem tornar o gol nulo e sem efeito se a armadilha do impedimento for executada com sucesso.

Contras de usar uma armadilha de impedimento

E isso é um grande se. Os defensores não apenas precisam estar em posição antes de a bola ser chutada, mas também estão se arriscando dependendo do árbitro ou do juiz de linha. Todo mundo já viu isso acontecer. Uma falta ocorre no campo de jogo, mas não é marcada corretamente e o resultado da jogada permanece.

Se o momento não for feito corretamente, o jogador defensor não colocará o jogador atacante em posição de impedimento.

Por exemplo, se eles avançarem para o campo logo após a bola ser chutada, eles não causaram impedimento ao jogador atacante. Em vez disso, eles os deixaram abertos e terão que mudar de rumo na tentativa de se defender.

Além disso, as regras foram atualizadas diversas vezes ao longo da história. Tal como está, um jogador que esteja em posição de impedimento não receberá sanção. Eles têm que realmente participar da peça.

Portanto, se um jogador atacante vir a armadilha do impedimento e perceber que cometerá uma falta se jogar a bola, ele pode simplesmente optar por não realizar a jogada. Em vez disso, eles podem se comunicar com seus companheiros de equipe ou deixar a bola sair de campo, o que resultará em uma reposição, e não em um tiro livre indireto.

Como se defender contra uma armadilha de impedimento

Desde que as regras mudaram, a técnica mais simplista empregada por Sacchi e Zubeldia – que causava paralisação se pelo menos um jogador ficasse impedido – a armadilha do impedimento é mais fácil de defender.

A consciência do campo é fundamental. Os jogadores precisam ser capazes de ver onde estão em relação ao último defensor e tomar a decisão de não jogar a bola caso tenham sido deixados em posição de impedimento.

Ao jogar contra um time conhecido por usar uma estratégia defensiva que levará a muitos impedimentos, como o Liverpool, então pode fazer sentido ter os atacantes jogando um pouco menos para frente. Em vez disso, faça com que os atacantes fiquem mais perto de seu próprio gol e chamem os meio-campistas.

Lembre-se, um jogador pode ultrapassar um defensor ou passar por ele depois que a bola for passada. Isso significa que praticar o tempo é fundamental para que os jogadores atacantes se defendam de uma armadilha de impedimento e explorem suas oportunidades de gol.

VAR e a regra do impedimento

A tecnologia do Árbitro Assistente de Vídeo não foi adotada universalmente no mundo do futebol e, por ser uma ferramenta nova, as regras em torno dela estão mudando.

A Premier League foi uma das ligas a usar o VAR para ajudar a determinar infrações de impedimento na temporada 2024-21, o que fez com que 32 gols fossem anulados ao longo da temporada. No entanto, a Premier League relegou essa tecnologia específica do VAR para 2024-22.

Até 19 dos 32 foram considerados “marginais” e teriam sido permitidos pelo novo sistema que introduziram, que foi utilizado pela UEFA Champions League e no Euro 2024. Estes sistemas dão mais benefício de dúvida ao jogador atacante, e isso significa que os jogadores devem estar a mais de 5 centímetros ou cerca de 2 polegadas de impedimento.

Estas tecnologias e a forma como funcionam serão fundamentais para as equipas que procuram utilizar armadilhas de fora-de-jogo, pois precisarão de saber o quão sensíveis são as decisões e compensar em conformidade.

A regra do impedimento é controversa e, por alguma razão, os não fãs de futebol sempre parecem ter dificuldade em entendê-la. Há um vídeo hilário da jogadora aposentada do USWNT, Abby Wambach, tentando explicar a regra para sua esposa usando as xícaras na mesa de um restaurante.

No entanto, aqueles que compreendem intimamente a regra do fora-de-jogo, tais como treinadores e jogadores, podem utilizá-la em seu benefício, se conseguirem gerir os riscos com as recompensas de lançar uma armadilha de fora-de-jogo sobre o seu adversário.