Dimensões do Campo de Futebol Juvenil

Dimensões do Campo de Futebol Juvenil










O futebol juvenil difere dramaticamente do futebol adulto por inúmeras razões, nomeadamente nas dimensões do campo de futebol em que cada faixa etária joga.

Ainda na década de 2000, muitos jogos de futebol juvenil eram disputados em campos de tamanho normal, o que não só tornava mais difícil para as crianças tocarem na bola, mas muitas vezes diminuía a diversão que tinham enquanto jogavam.

Mas qual o tamanho dos campos de futebol juvenil? Aqui está uma análise completa para todas as idades:

Idade Largura do campo (Mín-Máx) Comprimento do campo (Mín-Máx)
U6 15-20 jardas 25-30 jardas
U8 20-25 jardas 30-40 jardas
U9 30-35 jardas 40-50 jardas
Sub10 40-50 jardas 60-70 jardas
Sub11 40-50 jardas 70-80 jardas
Sub12 40-55 jardas 100-105 jardas
Sub13 50-60 jardas 100-110 jardas
Adulto 70-80 jardas 110-120 jardas

O contexto dos campos de futebol juvenil

Ao contrário do futebol juvenil na Europa, os países da América do Sul garantiram que os jovens jogadores passassem o máximo de tempo possível com a bola nos pés. Uma criança brasileira seria mais frequentemente encontrada jogando Futsal, uma variante do futebol que utiliza uma bola muito menor e mais pesada, em um campo de futebol de dimensões muito menores.

O que os treinadores descobriram foi que isso criava jogadores jovens com um incrível controle de bola, um desejo real de ter a bola e uma experiência infinitamente mais agradável para as crianças que jogavam. Esses ideais foram transferidos para a América do Norte e a Europa, e os treinadores começaram a ver os benefícios de ter jogadores jovens jogando em campos muito menores.

À medida que o futebol juvenil progrediu, os ideais por detrás do treino destas futuras estrelas passaram de apenas colocar uma equipa de 11 contra 11 jovens num campo de futebol de tamanho normal, para campos de tamanhos muito mais definidos, dependendo da sua faixa etária. Vamos examinar as diferentes dimensões do campo de futebol juvenil para ver qual impacto elas têm, se houver, no desenvolvimento e na diversão dos jogadores.

Qual é o tamanho de um campo de futebol adulto?

  • As dimensões recomendadas do campo adulto de acordo com a FIFA são 115×74 jardas (105x68cm), mas podem variar de 70-80 jardas de largura e 110 a 120 jardas de comprimento.

Os campos de futebol adulto podem variar de campo para campo, os clubes que têm espaço muitas vezes podem alterar o tamanho do campo dependendo do estilo de jogo. Um time que foca em alas poderia ter um campo de futebol mais amplo para acomodar esses jogadores, da mesma forma que um time que joga no meio poderia optar por um campo mais estreito.

A largura de um campo de futebol adulto pode ter entre 70 e 80 metros de diâmetro e entre 110 e 120 metros de comprimento. Qualquer pessoa com mais de 18 anos deve ser mais do que capaz de se movimentar em um campo de futebol desse tamanho e ainda ter amplas oportunidades de ter tempo com a bola. O número recomendado de jogadores para esse tamanho de campo de futebol é 11 x 11.

Quanto às traves, a altura padrão recomendada é de 2,5 metros de altura por 7,5 metros de largura, novamente razoável para um adulto navegar, mas muito mais difícil para uma criança de 9 anos que já teve que usar um campo de tamanho normal. Uma bola de futebol de tamanho adulto é uma bola número 5, e cada grupo de jovens tem uma bola menor para usar, que aumenta gradualmente de tamanho à medida que avançam.

Dimensões do campo U6-U10

Idade Largura do campo (Mín-Máx) Comprimento do campo (mín-máx.
U6 15-20 jardas 25-30 jardas
U8 20-25 jardas 30-40 jardas
U9 30-35 jardas 40-50 jardas
Sub10 40-50 jardas 60-70 jardas

Entre as faixas etárias menores de 6 e menores de 9 anos o campo de futebol é bem menor, tanto para permitir que os jogadores realmente interajam com a bola, como também, devido ao corpo ainda em desenvolvimento, para minimizar o cansaço e as lesões.

Com comprimento entre 30 e 40 metros e largura entre 20 e 25 metros, um campo de futebol para jogadores de até 8 anos foi projetado para máxima diversão e mínimo risco. Esses jogos de futebol são projetados para serem jogados em 5 contra 5, o que permite que as crianças interajam, se divirtam e ainda tentem ser competitivas.

A bola de futebol utilizada é menor e mais leve que a de um adulto, utiliza-se uma bola tamanho 3 em vez de tamanho 5, novamente para tornar o mais fácil possível para essa faixa etária poder passar, arremessar e driblar enquanto ainda poder aproveitar o jogo.

No futebol Sub-10, o tamanho do campo de futebol aumenta ligeiramente, assim como o número de jogadores utilizados. É usado um sistema 7 x 7, em um campo de futebol medindo entre 60-70 jardas de comprimento e 40-50 jardas de largura. Uma bola um pouco maior é usada para essa faixa etária, à medida que avançam para uma bola de futebol tamanho 4.

Como podemos ver, o tamanho do campo de futebol aumenta marginalmente à medida que a faixa etária aumenta, e este é um tema presente em todo o futebol juvenil, à medida que os jogadores se preparam lentamente para a idade adulta e jogam num campo de tamanho normal.

Futebol Juvenil: Do Sub-11 ao Sub-12

Idade Largura do campo (Mín-Máx) Comprimento do campo (mín-máx.
Sub11 40-50 jardas 70-80 jardas
Sub12 40-55 jardas 100-105 jardas

A próxima etapa de desenvolvimento do futebol juvenil é a progressão do minifutebol para o futebol juvenil, os times ficam maiores, assim como os campos de futebol onde aprendem a jogar.

Sub-11 e Sub-12 são as últimas vezes que os jogadores juvenis não jogam no formato 11 x 11, já que este grupo joga no formato 9 x 9, e as dimensões do campo de futebol estão entre 80-86 jardas de comprimento e 50-56 jardas largo.

Uma das razões para este campo ainda relativamente pequeno e um plantel menor é a puberdade, os jogadores ainda são menores e mais propensos à fadiga, e um campo menor permite que esta faixa etária ainda veja muita bola, sem a necessidade de longos períodos. de correr.

O futebol Sub-11 e Sub-12 também usa uma bola um pouco menor, novamente usando uma bola tamanho 4 para jogar.

As lições aprendidas pelos treinadores de futebol que passaram algum tempo estudando Futsal, e o enorme aumento nas habilidades ao aprender a jogar usando uma bola menor em ambientes mais próximos, são predominantes em todo o futebol juvenil de hoje, a percepção de que simplesmente jogar 22 crianças em um campo de futebol e esperar eles desenvolvem é coisa do passado.

Dimensões do Campo Sub-13

Idade Largura do campo (Mín-Máx) Comprimento do campo (Mín-Máx)
Sub13 50-60 jardas 100-110 jardas

No Sub-13, os jogadores estão agora migrando para o que os torcedores reconhecem como futebol, um jogo de 11 contra 11 em um campo de futebol com muitos espaços abertos.

Para os times sub-13, o campo de futebol aumenta em comprimento e largura, variando entre 100-110 jardas de comprimento e 50-60 jardas de largura, mas com os jogadores adicionais agora em campo, isso é um problema menor.

O tamanho do gol também aumenta neste nível, com 2,10 metros de altura e até 6,5 metros de largura, um goleiro juvenil nesta liga precisa ser móvel e se ajustar a uma rede muito maior para proteger.

Estas redes de tamanho são agora totalmente de tamanho adulto, é apenas o campo em si que ainda aumenta ligeiramente à medida que progridem na faixa etária. Os jogadores estão agora evoluindo para uma idade em que se sentem mais confortáveis ​​com a bola, ao mesmo tempo em que são lentamente apresentados a um campo de futebol quase completo.

A resistência é menos preocupante e, com um conjunto completo de 11 jogadores, o passe, o movimento e a habilidade aumentam.

A transição para campos de tamanho real

A fase final do desenvolvimento dos jovens jogadores acontece para jogadores com 14 anos ou mais, quando eles finalmente passam para um campo de futebol de tamanho normal. Neste ponto, os jogadores devem estar confortáveis ​​em lidar com menos tempo com a bola à medida que suas posições em campo se tornam mais relevantes, o jogo agora se tornou um esporte.

As dimensões do campo de futebol para um campo de tamanho normal estão entre 110-120 jardas de comprimento e 70-80 jardas de largura. Este pode ser um grande espaço a ser coberto e, portanto, as táticas são muito mais importantes neste nível do que nas faixas etárias anteriores. A necessidade de manter todas as zonas do campo de futebol cobertas é vital para manter os adversários afastados.

Uma rede de tamanho normal também faz parte dos desafios dessa faixa etária e, com 2,5 metros de altura e 7,5 metros de largura, os goleiros devem ser ágeis e ter excelente movimentação.

Progressão natural nas fileiras

A mudança das escolas e dos clubes de futebol para este método de desenvolvimento dos jovens registou um enorme aumento nos níveis de competências e na popularidade geral do futebol para crianças. Passar mais tempo jogando futebol e se divertindo é vital desde cedo, pois mantém as crianças com vontade de brincar.

A progressão através das faixas etárias facilita suavemente aos jogadores a construção lenta de seus níveis de habilidade, ao mesmo tempo em que aumentam o tamanho do campo à medida que aprendem suas posições em campos de futebol cada vez maiores.

Os jogadores jovens estão agora a integrar equipas de futebol profissional com capacidades excepcionais de controlo de bola, um desejo real de assumir a posse da bola e o sentido posicional de jogadores muito mais velhos do que eles, graças a um sistema juvenil que viu os benefícios de ter o futebol juvenil campos nos tamanhos perfeitos para cada faixa etária.