9 melhores exercícios de aquecimento de futebol










Não importa o nível de futebol em que o jogador participa, o aquecimento é um começo essencial para qualquer treino ou partida. Sem um aquecimento adequado, o corpo fica muito mais suscetível a lesões e o jogador também não estará tão afiado quanto gostaria.

Nem todo mundo gosta do processo de aquecimento, mas encontrar os exercícios certos pode fazer uma grande diferença. Aqui estão nove dos melhores exercícios de aquecimento de futebol que as pessoas podem começar a usar para se preparar para jogar em alto nível.

1. Pular, de dentro para fora/de fora para dentro, etapas laterais e muito mais

O primeiro exercício de aquecimento é feito mais para aquecer todo o corpo antes mesmo de tocar uma bola de futebol. Eles também podem funcionar para outros exercícios, mas são bastante específicos para jogadores de futebol.

Pular é algo que muita gente usa para relaxar todos os músculos do futebol. Ele faz um trabalho melhor do que apenas andar por aí, então realmente mergulhe nisso e comece a pular cada vez mais alto a cada rodada.

Se um jogador tiver quadris tensos, fazer movimentos de dentro para fora/de fora abrirá os quadris e melhorará a flexibilidade. Isso é feito levantando uma perna para cima e cruzando o corpo. Tente sentir o alongamento na região do quadril e depois siga na direção oposta também. Certifique-se de mirar em ambas as pernas também.

Os degraus laterais são ótimos para deixar uma parte negligenciada do corpo solta e pronta para uso. Há muitas torções e giros ao se movimentar, e este é um ótimo exercício para fazer as pernas se movimentarem confortavelmente em todas as direções.

2. Passagem em Círculo

Um aquecimento adequado permitirá bastante movimento, e que melhor maneira de fazer isso do que incorporar também algum trabalho de habilidade? É exatamente nisso que o passe em círculo ajuda, pois os jogadores formam um círculo com dois jogadores dentro para passar a bola para pessoas diferentes. Assim que o passe for concluído, o jogador troca de lugar e continua o movimento geral.

Isso ajuda a soltar todo o corpo, mas também habilidades como primeiro toque, drible e, claro, passe. Não precisa ser muito intenso no início, mas os jogadores podem aumentar a velocidade com o passar do tempo.

Há um exercício semelhante abaixo que se concentra nos cabeçalhos, mas normalmente apenas uma pessoa estará dentro do círculo para isso. Adicionar duas pessoas à mistura aqui mantém todos mais engajados.

3. Exercícios simples de drible

Quer seja uma formação em forma de 8, zigue-zague ou qualquer outro tipo de aquecimento de drible, esta é uma maneira muito fácil de entrar no fluxo das coisas.. As pessoas podem fazer todo esse aquecimento sozinhas, se desejarem, o que é excelente para jogadores que talvez não tenham tanto espaço ou alguém com quem treinar o tempo todo.

O objetivo é focar em driblar com velocidade e trabalhar os diferentes toques na bola. Comece devagar, mas depois comece a aumentar a velocidade a cada repetição. Eventualmente, os jogadores querem chegar muito perto da velocidade real do jogo para ver que tipo de diferença eles começam a sentir em todo o corpo.

4. Pegue-me se puder

Este é um dos exercícios mais simples que existem e que os treinadores mais jovens devem implementar imediatamente.. É competitivo, mas direto, e as pessoas se aquecem muito rapidamente, mesmo sem perceber.

Torna-se uma espécie de competição, pois dois jogadores driblam a bola em torno de quatro cones em forma de quadrado. Eles começam em cantos opostos e os jogadores tentam se pegar. Para adicionar alguma variação ao exercício, o treinador pode apitar para que eles mudem de direção, parem ou até mesmo se concentrem em um pé sobre o outro.

5. Exercício de tiro de diamante

A grande vantagem de um exercício de tiro de diamante é que os jogadores podem torná-lo uma espécie de competição entre todas as outras pessoas presentes.. Os jogadores de campo têm todos a forma de um diamante e todos completam passes uns para os outros antes de colocar a pessoa no meio do diamante. Eles então têm a oportunidade de chutar a gol e, se errarem, tornam-se goleiros. Neste ponto, todos os outros giram.

Para tornar isso uma competição, basta acompanhar quantos gols cada jogador marca. As pessoas podem se divertir muito jogando diferentes partes do jogo. Não apenas isso, mas torne-o criativo e desafiador também para os pastores, certificando-se de que eles tenham feito resultados nítidos durante o processo de configuração.

6. Correr e driblar para trás

Durante uma partida de futebol, os jogadores farão muitos movimentos com a bola. Este é um exercício perfeito para isso, pois os jogadores primeiro correrão pelos cones para trabalhar a agilidade, depois receberão um passe de um companheiro para driblar a bola pelo próximo conjunto de cones. Isso ajuda as pessoas a trabalharem no primeiro toque e no drible, e aqueles que estão fazendo o passado também podem aquecer suas habilidades de passe.

Isso pode funcionar com qualquer número de jogadores, por isso é uma ótima maneira de fazer o corpo funcionar. Também pode ser espalhado e personalizado para criar certos níveis de dificuldade. É um daqueles exercícios muito legais que podem ser encontrados na liga juvenil local, ou no mais alto nível.

7. Mantenha-se afastado

Dependendo do número de jogadores que necessitam de aquecimento, um simples jogo de afastamento pode ser facilmente configurado para criar um aquecimento divertido e desafiador.. Como o nome indica, trata-se de manter a bola longe daquela pessoa no meio, mas os outros jogadores devem permanecer dentro dos limites para fazer passes de qualificação.

Na verdade, não existem outras regras, embora algumas pessoas as adicionem para tornar o desafio um pouco maior. Ajuda a maioria dos jogadores em suas habilidades de passe e recepção, e a pessoa no meio pode, sem dúvida, obter o melhor trabalho geral. Existe uma maneira de adicionar um aspecto de pontuação se você quiser controlar o número de conclusões.

Considerações finais sobre exercícios de aquecimento no futebol

Ter uma ampla variedade de exercícios de aquecimento divertidos e agradáveis ​​torna esse processo tedioso muito mais agradável em geral. O aquecimento também pode funcionar como um tipo de treinamento se o treinador quiser ir nessa direção. Em última análise, não é nada muito cansativo, mas suar bem antes da partida fará com que os jogadores se sintam preparados.