8 jogadores de futebol famosos que possuem clubes de futebol










O fato de muitos jogadores de futebol ganharem muito dinheiro não é mais novidade. Isto normalmente levanta a questão de como esse dinheiro deve ser gasto ou investido. Alguns investem em imóveis, outros criam empresas ou fundações. No entanto, alguns optam por retribuir e fundar o seu próprio clube de futebol. Aqui estão 5 jogadores famosos que seguiram o último caminho e possuem seus próprios clubes de futebol.

1. Ronaldo Luis Nazário de Lima – Real Valladolid

A lenda do futebol brasileiro e bicampeã mundial é a orgulhosa proprietária do Real Valladolid, clube espanhol da La Liga. O jogador de 44 anos comprou a participação maioritária de 51 por cento no clube em setembro de 2018 por cerca de 30 milhões de euros. As participações de Ronaldo no clube aumentaram para 82%. O Valladolid ocupa atualmente a 16ª posição na tabela.

2.David BeckhamInter Miami CF

O ex-jogador e capitão da Inglaterra, Beckham, é atualmente presidente e coproprietário do Inter Miami CF, clube da liga principal americana. David comprou a então equipe de expansão da MLS em 5 de fevereiro de 2014 por cerca de US$ 25 milhões. Após anos de atrasos devido a questões de licenciamento de estádios, o Inter Miami finalmente fez sua estreia na MLS em 1º de março de 2024. Uma derrota em casa por 0-1 para o Los Angeles FC. Beckham espera fazer do Inter Miami um dos principais clubes da MLS, atraindo os melhores jogadores da Europa.

Beckham também possui uma participação de 10% no Salford City FC, clube inglês fora da liga.

3. Didier Drogba – Phoenix Rising FC

A lenda da Costa do Marfim mudou-se para o Phoenix Rising FC, da segunda divisão americana, em 12 de abril de 2017. Drogba também adquiriu uma participação no clube e tornou-se proprietário do jogador pelo restante de seu tempo no clube do Arizona. Didier continua a liderar o clube a título administrativo mesmo após se aposentar do futebol.

4. Zlatan Ibrahimovic – Hammarby IF

A superestrela sueca Ibrahimovic é parceira do clube sueco da primeira divisão Hammarby IF. Zlatan comprou uma participação de 23,5% no clube em novembro de 2019. Esta compra de ações causou descontentamento entre os torcedores do Malmö FF, clube de infância de Ibrahimovic. Mais tarde, os fãs destruíram a estátua de Zlatan em protesto. Embora Zlatan não possua uma participação majoritária no Hammarby, ele está ativamente envolvido na gestão do clube.

5. Thomas Partey – CD Paracuellos Antamira

O internacional ganês juntou-se a três outros investidores para comprar o Alcobendas Sport, clube espanhol da terceira divisão, atualmente conhecido como CD Paracuellos Antamira, em setembro de 2019. Partey e seus coinvestidores possuem, cada um, ações iguais no clube. Antamira compete atualmente na Terceira Divisão – Grupo 7.

6. Paolo Maldini – Miami FC

Maldini se juntou ao empresário Riccardo Silva para formar o Miami FC na North American Soccer League, a segunda divisão da América. O ex-zagueiro italiano nomeou Alessandro Nesta como primeiro técnico do clube, mas o clube agora é comandado por Paul Dalglish. O Miami FC compete no USL Championship, segunda divisão da liga americana de futebol.

7. Demba Ba e Eden Hazard – San Diego 1904 FC

O clube de futebol com sede em San Diego foi fundado pelos jogadores de futebol Demba Ba e Eden Hazard. O San Diego 1904 FC joga na National Independent Soccer Association, a terceira divisão da liga americana de futebol.

8. Gerrard Piqué – Andorra FC

Andorra FC é um clube de futebol com sede em Encamp, Andorra, mas compete na liga espanhola de futebol desde 1948. O clube foi fundado em 1942 e foi o primeiro clube de futebol fundado em Andorra. O defesa-central do Barcelona, ​​Gerrard Pique, comprou o clube em dezembro de 2018 através da sua empresa Kosmos Holding Group. O Andorra FC joga atualmente na Segunda División B, terceira divisão do futebol espanhol, e é comandado pelo ex-assistente técnico do Barça, Eder Sarabia.