7 razões reais pelas quais o futebol é chato (atualizado em 2022)










O esporte mais popular do mundo não é amado por todos. O futebol é considerado chato por alguns, e eles simplesmente não conseguem sintonizar e assistir a uma partida.

Quais são as sete principais razões pelas quais muitos consideram o futebol chato? Embora não seja uma classificação definitiva, a maioria das pessoas concordará com pelo menos alguns desses motivos se não forem fãs do jogo.

1. Partidas de pontuação baixa

Essa reclamação quase sempre está no topo da lista dos que odeiam futebol. A maioria das partidas de futebol será de fato com poucos gols. O maior nível de competição, geralmente a menor pontuação no jogo. Isso porque os dois adolescentes são tão bons em limitar gols que pode resultar em apenas um ou dois para ambas as equipes. Um contra-argumento a essa reclamação é que há muita ação além do gol. Só porque não há gols marcados não significa que não haja ação. É a construção de um objetivo que pode ser igualmente emocionante. Comparando-o diretamente com o futebol americano, também há o argumento de que também não há muitos gols nesse esporte. A diferença é que os touchdowns valem seis pontos e os gols de campo valem três. Contam-se os pontos extra, e um jogo de futebol que termina 21-14 teve apenas cinco golos entre as duas equipas. Seria o equivalente a um jogo de futebol terminando em 3 a 2.

2. Movimento lento

Alguns estilos de jogo de futebol são muito lentos e metódicos. Em vez de estar constantemente no ataque, trata-se de controlar a bola e garantir que os passes abram algumas oportunidades. A ação lenta pode compensar com vitórias, mas não chama a atenção dos fãs. Esta é principalmente uma estratégia usada por times que não têm jogadores prolíficos em marcar gols. Eles estão tentando evitar que o outro time marque, enquanto talvez marquem um gol ou dois deles. Isso leva a muito poucos destaques, a menos que uma pessoa realmente esteja em uma parte muito estratégica do jogo. Equipes menos favorecidas também empregam essa estratégia. As equipes, em geral, parecem estar jogando um tipo de futebol mais rápido na maior parte do tempo. Os melhores jogadores estão se tornando mais habilidosos, e as equipes têm jogadores muito aptos para correr para cima e para baixo no campo durante toda a partida. Isso significa que a maneira metódica de jogar pode sair pela porta nos níveis mais altos.

3. Lesões falsas retardam o jogo

Dar um mergulho ou tentar vender uma lesão falsa se tornou uma parte estratégica do jogo. Não vem sem controvérsia, já que muitos fãs não querem ver isso. Quando um jogador está tentando vender uma lesão ou falta, ele pode ficar no chão por alguns minutos. Isso geralmente se torna uma das partes mais chatas do jogo, já que todos estão esperando que aquela pessoa se levante ou seja levada para fora do campo. Os árbitros tentaram controlar um pouco as lesões falsas, mas é difícil de lidar. O pior é quando uma pessoa que está aparentemente ferida se levanta e volta ao normal depois de não receber uma ligação que atende ao seu desejo. Pode ser frustrante ver isso acontecer, pois é apenas um grande golpe tentar receber um call injusto.

4. Perda de tempo

Lesões falsas contam como perda de tempo até certo ponto, mas existem muitas outras táticas de perda de tempo usadas no futebol que podem torná-lo chato. Por exemplo, se um time está na frente e está tentando se segurar, pode simplesmente passar a bola sem nenhum plano de ataque. Eles estão essencialmente esgotando o tempo e esperando preservar a vitória. Perder tempo faz parte de uma estratégia vencedora em alguns casos, mas não vai chamar a atenção dos torcedores que estão entrando no jogo pela primeira vez. As pessoas querem ação quando vão para o jogo, e controlar a bola longe do gol não está proporcionando isso.

5. Empates/Empates Ocorrem

A maioria dos esportes termina com um vencedor e um perdedor quando tudo acaba. O que pode tornar o futebol chato para os torcedores é se os times estão lutando por um empate ou empate em vez de uma vitória definitiva. O incentivo para jogar de forma conservadora e não tentar vencer pode compensar de várias maneiras para um time. Por exemplo, se um time só precisa de um resultado para se manter na classificação, não vai forçar e corre o risco de não passar. O futebol elimina empates ou empates na fase de mata-mata de um torneio. Se houver necessidade de um vencedor, ele irá para a prorrogação antes de finalmente liderar as cobranças de pênaltis. Ironicamente, os fãs de esportes casuais consideram os pênaltis um dos momentos mais emocionantes para assistir ao esporte.

6. As melhores equipes dominam demais

Quer se trate de uma competição internacional ou das principais ligas nacionais do mundo, há um pouco de disparidade no topo. Os mesmos times parecem sempre vencer, e isso se torna chato para os torcedores. Talvez o maior exemplo em uma liga nacional no momento seja o Bayern de Munique. Eles dominam a Liga Alemã e muitas vezes eliminam os adversários. Eles têm mais dinheiro para gastar do que qualquer outra pessoa e usam o campeonato nacional como um aquecimento para outras competições. Para as outras equipes da primeira divisão alemã, pode ser frustrante tentar esperar por eles. O mesmo pode ser dito em nível internacional, já que apenas oito países conquistaram títulos da Copa do Mundo. Isso inclui cinco equipes da Europa e três da América do Sul.

7. A televisão não capta tudo

Essa reclamação é muito específica para pessoas que assistem pela televisão em vez de pessoalmente. Certos esportes fazem um trabalho melhor de serem emocionantes pessoalmente. O futebol é um deles, pois os torcedores sentem a energia dos outros ao redor do estádio. Muita velocidade e habilidade em campo não se traduzem muito bem na televisão. A equipe de transmissão também vai manter o som ao mínimo com os fãs. Se não parece tão barulhento e turbulento no estádio, é mais difícil para as pessoas entrarem quando não estão lá. A televisão de alta definição certamente ajudou, mas há tantas pequenas coisas que são difíceis de ver sem realmente estar lá. Quem não é fã de futebol, mas não assistiu a um jogo pessoalmente, deveria tentar e ver se seus pensamentos mudam.

O futebol é realmente chato?

Mesmo os grandes torcedores do futebol admitem que há partes chatas da partida. No entanto, o mesmo pode ser dito para praticamente qualquer esporte por aí. Não são 90 minutos de ação ininterrupta, mas algumas partes emocionantes mantêm os fãs envolvidos. Apesar de tudo, o futebol deve estar fazendo algo certo para segurar todos esses torcedores. Não é um esporte para todos, mas o consenso é que o futebol não é chato.