7 melhores jogadores do Leeds United de todos os tempos (2022)










Em 1919, o Leeds United foi formado para ser o time que representa West Yorkshire. Ao longo dos anos 60, 70 e 80, o Leeds United foi um time básico na liga da Primeira Divisão. Em 1992, fizeram parte da temporada inaugural da Premier League, onde permaneceram até 2004.

Eles foram então rebaixados, retornando à Premier League apenas na temporada 2024-21, mas não importa em que liga eles estiveram, eles tiveram alguns jogadores fantásticos.

Vamos detalhar os sete maiores jogadores do Leeds Unitedobservando primeiro dois jogadores promissores para assistir e, em seguida, cinco ícones históricos do Leeds United.

7.Jack Harrison

Incorporado da Getty Images

  • Posição: Lateral Esquerdo
  • Anos com o Leeds United: 2018 – presente

Jack Harrison teve uma rota um tanto heterodoxa para a Premier League. Dos 7 aos 14 anos, ele jogou na academia do Manchester United e depois foi jogar futebol no ensino médio nos Estados Unidos. Ele teve muito sucesso lá, ganhando o Gatorade National Player of the Year em 2015.

Ele entrou no MLS Superdraft 2016 e foi selecionado em primeiro lugar geral por Chicago antes de ser negociado para a cidade de Nova York. Ele jogou em Nova York por duas temporadas antes de assinar com o Manchester City, clube parceiro de seu time de Nova York.

Ele foi emprestado ao Leeds United em 2018-19, 2019-20 e 2024-21. Em julho de 2024, o Leeds contratou permanentemente Harrison do Manchester City. Esta foi uma jogada inteligente para a equipe, já que o gol de Harrison nos acréscimos do jogo do Leeds contra o Brentford evitou que o Leeds fosse rebaixado no final da temporada 2024-22.

Não importa como ele chegou ao clube, o Leeds tem sorte de ter Harrison como ala esquerdo, e ele é outro jogador a ser observado.

6. Raphinha

Incorporado da Getty Images

  • Posição: Lateral-Direito
  • Anos com o Leeds United: 2024 – presente

Esta potência brasileira é uma estrela em ascensão no Leeds. Em sua primeira temporada, ele marcou o único gol na partida do Leeds contra o Everton, que levou o Leeds United à primeira vitória do Leeds United na Premier League no Goodison Park, casa do Everton.

Raphinha é da mesma cidade que Ronaldinho, e até compareceu ao aniversário de Ronaldinho. O pai de Raphinha tocava na banda que Ronaldinho contratou, e Raphinha, de sete anos, foi junto. Desde então, os dois desenvolveram uma amizade.

Raphinha também tem uma amizade com o jogador português Bruno Fernandes. Os dois são tão próximos que Raphinha os considera irmãos, e Fernandes disse a Raphinha que seu estilo de jogo caberia na Premier League.

Em artigo escrito por ele mesmo publicado no Player’s Tribune em 26 de agosto de 2024, Raphinha disse que “simplesmente ama (s) Leeds, cara”. E ele pode estar destinado a acabar no clube. Ele faz aniversário com o número 3 desta lista, Peter Lorimer. Fique de olho em Raphinha para ver se ele consegue bater o recorde de gols de Lorimer ao longo da carreira.

5. Mick Jones

Incorporado da Getty Images

  • Posição: centroavante
  • Anos com o Leeds United: 1967 – 1975

Mick Jones foi um jogador importante para o Leeds, mas sua carreira foi marcada por lesões e azar. No entanto, um de seus momentos mais famosos mostra a verdadeira coragem e tenacidade de Mick Jones como pessoa e como jogador.

Durante a final da FA Cup de 1972, Mick Jones ajudou no que viria a ser o único gol do jogo. Literalmente no minuto final do jogo, Jones colidiu com o goleiro do Arsenal e deslocou o cotovelo. Quando o jogo terminou, Mick estava claramente sentindo dores e angústia no campo.

No entanto, ele insistiu que a equipe médica que o atendeu prenda temporariamente seu braço gravemente ferido ao lado do corpo para que ele pudesse receber sua medalha. Ele subiu as escadas devagar, mas conseguiu com a ajuda do companheiro de equipe Norman Hunter, parando para falar com a Rainha da Inglaterra.

Ela havia dado a medalha dele para outro jogador, que já havia passado para Mick, mas mesmo assim ele queria completar a caminhada. Depois de alguns momentos com a rainha e outros membros da família real, ele voltou a descer as escadas e foi retirado do campo em uma maca, sem poder comemorar mais com seus companheiros.

E a comemoração foi imensa, já que esta foi a primeira vitória do Leeds United na FA Cup. Mick Jones marcou 10 gols por temporada três vezes, em 1968-69, 1969-70 e 1973-74. Antes de sua aposentadoria, ele marcou 101 gols em 283 partidas e jogou pela seleção da Inglaterra três vezes.

4. Tony Yeboah

Incorporado da Getty Images

  • Posição: centroavante
  • Anos com o Leeds United: 1995 – 1997

Embora tenha tido uma curta passagem pelo Leeds United, Tony Yeboah teve uma carreira longa e histórica. Um dos melhores jogadores de futebol de Gana, Tony Yeboah passou sua fantástica carreira em vários clubes europeus.

Quando assinou com a Bundesliga em 1988, foi um dos primeiros jogadores negros daquela liga. Mesmo sendo um atacante incrível, enfrentou o racismo durante a carreira, com torcedores vaiando e fazendo barulho de macaco para ele.

Apesar dessa adversidade, ele teria imenso sucesso ao longo de sua passagem como jogador de futebol profissional. Quando estava no Leeds United, foi eleito o Jogador do Ano em 1996. Em 66 partidas pelo clube, ele marcou 32 gols, muitos dos quais foram considerados o Gol do Mês.

De 1995 a 2013, Tony Yeboah teve a honra de ser o único jogador a vencer sucessivas partidas da BBC Partida do dia Competições do Gol do Mês (setembro e outubro de 1995). O jogador de futebol galês Gareth Bale também recebeu a honra por dois meses consecutivos em 2013.

3. Peter Lorimer

Incorporado da Getty Images

  • Posição: Meio-campo direito
  • Anos com o Leeds United: 1962 – 1979

Peter Lorimer tem duas distinções que realmente o diferenciam dos demais nesta lista: ele é o maior artilheiro de todos os tempos do Leeds United (219 gols em 616 partidas) e é o jogador mais jovem a vestir o kit para o primeiro time .

Em 29 de setembro de 1962, Peter Lorimer entrou em campo pelo Leeds United com 15 anos e 289 dias, praticamente infantis. À medida que crescia diante dos olhos da Liga, Lorimer não apenas marcou muito, mas marcou com estilo e força incríveis. Ele conseguia chutar a bola regularmente a mais de 90 milhas por hora e tinha um pênalti atingindo velocidades de 107 milhas por hora.

Lorimer manteve contato com a organização do Leeds depois de se aposentar como jogador, frequentemente discutindo sobre o clube em programas de notícias e escrevendo uma coluna no jornal Yorkshire Evening Post. Ele também contribuiu para o programa de jogos do clube até o final de fevereiro de 2024, cerca de um mês antes de sua morte.

2. João Carlos

Incorporado da Getty Images

jogos Metas assistências
297 150 N / D
  • Posição: centroavante
  • Anos com o Leeds United: 1949 a 1956, 1962

Este jogador galês não só ajudou o Leeds a ganhar a promoção quando era capitão do time em 1955, mas também tem uma conquista que diz muito sobre sua personalidade e estilo de jogo: John Charles nunca foi advertido (recebeu um cartão amarelo) ou expulso (recebeu um cartão amarelo). dois amarelos em um jogo ou um cartão vermelho) em toda a sua carreira.

Mais tarde em sua carreira, ele jogou pelo time italiano Juventus e, enquanto estava lá, ganhou um apelido italiano: Il Gigante Buono, que significa O Gigante Gentil. Mas com apenas 17 anos, John Charles iniciou sua carreira no Leeds United.

Sua presença no elenco durante sua passagem deixou uma marca indelével no clube. Uma das coisas que John Charles tinha a seu favor era sua versatilidade em campo. Ele jogou em várias posições – centroavante e zagueiro – e podia marcar com qualquer um dos pés.

Além disso, sua altura de 6 pés e 2 polegadas (1,88 metros) significava que ele também poderia marcar no ar. Ele é o segundo maior artilheiro de todos os tempos do Leeds United, marcando 150 gols na Liga em seus oito anos com o time.

1. Billy Bremner

Incorporado da Getty Images

  • Posição: Meio-Centro
  • Anos com o Leeds United: 1959 a 1976

Seria um crime dar o primeiro lugar dos melhores jogadores do Leeds para qualquer um que não fosse Billy Bremner. Esta potência escocesa é uma das maiores de todos os tempos na posição de meio-campo, e seu jogo foi marcado pelo controle preciso da bola, resistência física e desarme agressivo.

Ele esteve com o Leeds em um de seus períodos de maior sucesso como clube e contribuiu muito para seu sucesso. Ele está no Hall da Fama do Futebol na Escócia e na Inglaterra, e há uma estátua dele fora do Leeds United Elland Road Stadium, localizado no canto sudeste.

Depois de jogar por alguns outros clubes, ele voltou ao Leeds United em 1985 como técnico. Ele ocupou o cargo por três anos.