7 melhores jogadores de futebol russos de todos os tempos (classificação de 2023)










Costumava ser a norma para muitos jogadores de futebol jovens e talentosos se mudarem para países onde as ligas de futebol eram mais importantes, garantindo melhores salários e competição mais forte, mas para muitos jogadores russos isso nem sempre foi o caso.

Muitos excelentes jogadores russos preferiram permanecer em times russos, construindo excelentes carreiras, embora alguns se mudem para a Europa e tenham passagens bem-sucedidas em clubes importantes antes de retornar ao solo russo para continuar suas carreiras de jogador.

Dotados tecnicamente e com uma forte ética de trabalho, os jogadores russos que se mudaram para o exterior para jogar mostraram a mentalidade, habilidade e determinação para o sucesso. Nem todos se tornaram os nomes familiares que talvez devessem, mas todos tiveram um grande impacto em qualquer liga em que jogaram.

Vejamos os 7 melhores jogadores de futebol russos de todos os tempos.

7. Igor Akinfeev

Aparições Objetivos concedidos Lençóis limpos
705 630 298

Um goleiro leviatã, Igor Akinfeev faz parte da mobília do CSKA Moscou, tendo jogado toda a carreira pelos gigantes russos. Akinfeev faz parte da formação do CSKA desde os quatro anos de idade e, aos 36, é um dos maiores jogadores de todos os tempos do clube.

Tendo feito sua estreia na tenra idade de 16 anos, o goleiro fez mais de 700 partidas pelo clube e, sendo um excelente goleiro russo, as inevitáveis ​​comparações com o lendário goleiro Lev Yashin foram inevitáveis.

Várias oportunidades de se mudar para a Europa surgiram e desapareceram, já que o leal Akinfeev permaneceu fiel ao clube que o criou.

6. Yuri Zhirkov

Aparições Metas assistências
530 38 102

Outro excelente jogador com histórico de jogar pela maioria dos principais times do futebol russo, Yuri Zhirkov também se destaca como um jogador que se mudou para o exterior e se destacou. Parte do time do Chelsea da era Abramovich, Zhirkov foi o vencedor da Premier League com o clube londrino.

Excelente lateral-esquerdo, Zhirkov podia jogar tanto na lateral-esquerda quanto na lateral-esquerda e era um jogador fundamental graças às suas corridas enérgicas pela esquerda, além de ser um excelente passador de bola.

Com 105 internacionalizações em seu nome, Zhirkov foi um dos jogadores do torneio na Euro 2008, e até recebeu uma indicação para o Ballon d’Or.

Depois de trocar o Chelsea pelo Anzhi Makhachkala, Zhirkov também jogou pelo Dínamo de Moscou e pelo Zenit São Petersburgo, e o jogador perene está agora em seu 21º ano como jogador. Zhirkov não é conhecido por suas façanhas de gols, mas sua capacidade atlética e experiência fazem dele um membro valioso da equipe.

5. Roman Pavlyuchenko

Aparições Metas assistências
574 211 57

Um atacante alto e esguio com olho para o gol, Roman Pavlyuchenko construiu uma carreira de grande sucesso no futebol russo, especialmente enquanto jogava pelo Spartak Moscou.

Seus 69 gols em 141 partidas pelo clube lhe renderam uma transferência lucrativa para o Tottenham Hotspurs em 2008, onde teve quatro anos de muito sucesso, apesar de nem sempre ser o atacante titular.

Pavlyuchenko marcou em todas as competições que disputou pelo clube londrino, incluindo vários gols vitais na Liga dos Campeões. O alto atacante russo costumava jogar muito menos minutos do que seus colegas atacantes, mas era uma ameaça de gol constante, tornando-o um jogador de impacto inestimável.

Pode ser um erro, mas devido às suas habilidades e capacidade óbvia de fazer gols, se Pavlyuchenko tivesse nascido brasileiro, ele poderia ter mais oportunidades.

Uma eventual mudança de volta para Moscou em 2012, desta vez para o Lokomotiv Moscou, Pavlyuchenko continuou a se sair bem, marcando gols por vários clubes nos oito anos seguintes. Atualmente no Znamya Noginsk, ele ainda marca gols importantes.

4. Andrei Kanchelskis

Aparições Metas assistências
369 69 22

Existem poucas visões melhores em um campo de futebol do que um ala que passa voando pelos adversários com a bola, fazendo um passe matador depois de desviar ao longo da linha lateral, e Andrei Kanchelskis poderia fazer isso tão bem quanto qualquer um.

Após passagens pelo Dínamo de Kiev e Shakhtar Donetsk, foi no Manchester United que Kanchelskis teve sua grande chance.

Contratado pelo lendário técnico Sir Alex Ferguson, que concordou em comprar Kanchelskis por vê-lo apenas em fita VHS, o russo se tornou um dos únicos 11 jogadores da Premier League (ou da Primeira Divisão, como era então) a não ter sido nascido nas Ilhas Britânicas.

Quatro anos excelentes se seguiram, com o russo ajudando o United a conquistar seu primeiro título da Liga em mais de 25 anos.

Feitiços bem-sucedidos com Everton, Fiorentina e depois com os gigantes escoceses, Glasgow Rangers, permitiram que Kanchelskis exibisse seu ritmo explosivo, colocando o medo de Deus nos defensores enquanto corria para eles.

Kanchelskis também teve um excelente chute, especialmente de longa distância, e contribuiu com sua boa parte dos gols.

No cenário internacional, Kanchelskis jogou pela União Soviética, CEI e Rússia, apesar de ter nascido na Ucrânia. Um jogador soberbo, com uma carreira fenomenal, igualada apenas por sua habilidade, Kanchelskis continua sendo um herói popular para os torcedores do Rangers e do Manchester United.

3. Alan Dzagoev

  • Posição: meio-campo central
Aparições Metas assistências
404 78 93

Possivelmente o jogador mais talentoso da nossa lista, se não o mais bem-sucedido, Alan Dzagoev entrou em cena pelo CSKA Moscou em 2008 e foi eleito o melhor jogador jovem da Rússia.

Dzagoev era talentoso o suficiente para ser rapidamente promovido à seleção nacional, e sua carreira rapidamente foi crescendo.

Em 2012, Dzagoev foi artilheiro do EURO 2012 e também disputou duas Copas do Mundo. Internamente, Dzagoev ganhou três Premier Leagues russas, bem como quatro vitórias na Copa.

Jogador leal, o russo permanece no CSKA desde 2008 e, embora os fanáticos por futebol conheçam as incríveis habilidades do jogador, é uma pena que ele não tenha conseguido brilhar em uma liga europeia maior.

2. Andrey Arshavin

Aparições Metas assistências
627 139 186

Facilmente um dos jogadores russos mais bem-sucedidos e reconhecidos da história, Andrey Arshavin tem uma sala de troféus que causa inveja a muitos jogadores, não apenas aos da Rússia.

Três vezes vencedor da Premier League russa com o Zenit, o complicado médio-ofensivo também tem uma Taça UEFA e uma SuperTaça Europeia na sua estante de troféus.

Arshavin também já foi eleito o sexto melhor jogador do mundo nas indicações ao Ballon d’Or em 2008, enquanto jogava pela Rússia no EURO 2008, e o jogador logo conseguiu uma transferência para o time londrino do Arsenal após suas exibições impressionantes.

Uma carreira de duas décadas e mais de 500 jogos coloca Andrey Arshavin firmemente na categoria de lendas russas.

Sua versatilidade, excelentes habilidades técnicas e faro de gol o tornavam um perigo constante para as equipes, e o elegante jogador aproveitou ao máximo todas as oportunidades para se destacar.

1. Lev Yashin

Aparições Objetivos concedidos Lençóis limpos
332 259 164

Quando um jogador que se aposentou há mais de cinco décadas chega ao primeiro lugar em nossa lista dos maiores jogadores russos de todos os tempos, você sabe que ele deve ter sido um jogador de qualidade. E em primeiro lugar está Lev Yashin, um dos maiores goleiros de qualquer nação, quanto mais da Rússia.

Um jogador extremamente talentoso e confiante, Yashin estava tão à frente de seu tempo que os adversários lutavam para combater seu estilo de goleiro.

Enquanto todos os outros goleiros ficavam na linha do gol esperando que os chutes chovessem sobre eles, Yashin berrava ordens para seus defensores, organizando-os para tentar localizar os chutes mesmo sendo executados.

Em vez de ficar em sua linha, o goleiro gigante saía correndo, pulando para cruzamentos, fechando os atacantes e geralmente sendo um pesadelo para marcar.

Embora nada disso soe particularmente incomum hoje, é porque todo mundo começou a copiar Lev Yashin, pois ele revolucionou a posição. Um dos primeiros defensores de lançar a bola para os zagueiros para iniciar contra-ataques rápidos, Yashin também socou a bola com alegria para um local seguro, se necessário.

O lendário Lev Yashin também parecia nunca envelhecer, com 20 anos de carreira em seu único clube, o Dínamo de Moscou, e 16 anos como goleiro da União Soviética, o maior jogador que o futebol russo já produziu dominou sua arte e os goleiros de todo o mundo devem agradecê-lo por isso.