7 fatos sobre Hakeem Al-Araibi: o jogador preso pela Tailândia










Hakeem Al-Araibi é um jogador de futebol profissional do Bahrein e seu nome vem ganhando as manchetes ultimamente. Ele está atualmente no centro de uma disputa diplomática entre três países diferentes sobre uma controversa tentativa de extradição.

Al-araibi é reconhecido como refugiado pela Austrália depois de fugir do Bahrein em 2014. Ele joga semi-profissional na Austrália há quatro anos, mas pode ser forçado a retornar ao seu país de origem e cumprir pena de prisão.

Hakeem foi preso quando veio da Austrália para passar férias na Tailândia em novembro de 2018. Ele foi preso e está em uma prisão tailandesa desde novembro de 2018 por algumas acusações que surgiram há quase uma década. Aqui estão 5 fatos sobre Hakeem Al-araibi.

7 fatos sobre Hakeem Al-Araibi.

1. Hakeem Al-Alraibi, um jogador de futebol do Bahrein, nasceu em 7 de novembro de 1993. Durante sua estada no Bahrein, ele foi jogador de futebol profissional, jogando como zagueiro da seleção nacional de futebol do Bahrein e de um clube chamado Al-Shabab. Al-Araibi até participou dos Jogos Olímpicos com o Bahrein.

2. Seu irmão Emad está atualmente detido no Bahrein pelo mesmo crime que Hakeem. Emad chamou a atenção das autoridades do Bahrein porque era um ativista antes do levante de 2011. Uma noite em 2011, a polícia do Bahrein apareceu na casa da família procurando por ele. Quando descobriram que Emad não estava lá, prenderam Hakeem, acusaram-no de queimar pneus, o que ele negou, e o prenderam por três meses. Ele foi liberado posteriormente.

3. Hakeem Al-araibi foi preso pelas forças de segurança do Bahrein. As autoridades o acusaram de vandalismo em uma delegacia quatro dias antes. A prisão ocorreu após a aclamada confissão de seu irmão Emad. Segundo eles, Emad disse a eles que Hakeem fazia parte de um grupo de manifestantes que atacou o prédio com coquetéis molotov.

4. Sua detenção durou 45 dias, durante os quais ele alegou que as forças de segurança do Bahrein tentaram arrancar uma confissão dele. Posteriormente, ele foi libertado sob fiança e teve que jogar uma partida no Catar. Ele aproveitou a oportunidade para fugir para a Austrália e lá obteve asilo.

5. Ele então morou em Melbourne e se casou com sua esposa. Ele também continuou jogando futebol, jogando como jogador semi-profissional do Pascoe Vale FC em Melbourne.

6. Eles voaram para a Tailândia para a lua de mel, mas foram presos na chegada ao aeroporto de Bangkok. Em 4 de fevereiro de 2019, ele chegou ao tribunal de Bangkok algemado. A Procuradoria-Geral da Tailândia determinou que ele era um criminoso legítimo e recebeu 60 dias para apresentar sua defesa e evitar a extradição para o Bahrein.

7. Ele ainda não permaneceu na prisão tailandesa até sua próxima audiência no tribunal, em 22 de abril, após a fiança ter sido recusada. Seu caso foi noticiado em todas as principais agências de notícias do mundo. O governo australiano pediu à Tailândia que libertasse o jogador de futebol, dizendo: “O procurador-geral da Tailândia confirmou publicamente que a lei de extradição tailandesa permite discrição executiva nesses casos”. O governo australiano disse ter feito um bom trabalho em ajudá-lo.

Muitos organismos internacionais pediram sua libertação, incluindo o governo australiano, a Football Federation Australia (FFA), a Professional Footballers Australia (PFA) e a FIFA.