6 times de futebol de propriedade de oligarcas e empresários russos










O desporto moderno tornou-se um empreendimento altamente comercializado, com a propriedade de clubes de futebol muitas vezes nas mãos de indivíduos que não têm qualquer ligação com o país onde estão sediados. Oligarcas ou empresários russos entraram na luta pela propriedade de clubes e adquiriram times em todo o mundo.

O proprietário do Chelsea, Roman Abramovich, foi o exemplo mais recente. Desde 2003, o Chelsea é propriedade do oligarca russo Roman Abramovich, mas após as recentes sanções ele está perto de abrir mão da propriedade do clube. No entanto, aqui estão as outras equipas de futebol europeias propriedade de oligarcas, bilionários e empresários russos.

1. Botev Plovdiv

O Botev é um clube búlgaro que compete na principal liga Parva do país. O clube de 110 anos tem uma longa e orgulhosa história, competindo e conquistando vários títulos nacionais. Nos últimos anos, o clube teve que enfrentar crises financeiras e diversas aquisições. No ano passado, em julho, o clube foi comprado pelo empresário russo Anton Zingarevich. Ele é lembrado como o ex-proprietário do clube inglês Reading FC.

2. Vitesse Arnhem

O Vitesse é um clube holandês que compete na Eredivisie. É um dos clubes de futebol profissional mais antigos da Holanda e foi fundado em 14 de maio de 1892. O Vitesse Arnhem não é apenas um dos grandes clubes antigos do país, mas também tem tido um sucesso razoável ao longo dos anos. Arnhem mudou de mãos algumas vezes, tornando-se o primeiro time estrangeiro. Em 2013, o empresário russo Alexander Tsjigirinski comprou o clube do Merab Jordania. Em 2016, o oligarca russo Valeriy Oyf tornou-se o acionista majoritário e novo proprietário do Vitesse.

3. AS Mônaco

Monaco é um clube da Ligue 1 francesa atualmente propriedade do bilionário e investidor russo Dmitry Rybolovlev. Dmitry tornou-se o proprietário majoritário e presidente do Mônaco em 2011, após adquirir uma participação de 66% no clube por meio de uma fundação que atua em nome de sua filha Ekaterina. Desde a aquisição, o Mónaco estabilizou um pouco e até teve um sucesso famoso na UEFA Champions League, chegando às meias-finais há alguns anos.

4. Círculo Bruges

Cercle é um clube belga com sede na cidade de Bruges. Eles foram fundados há 123 anos e já jogaram várias vezes na 1ª e 2ª ligas belgas. Infelizmente, De Vereniging enfrentou dificuldades financeiras no início de 2010, o que acabou por levar à sua aquisição pelo AS Monaco, clube francês da Ligue 1, em 2016, o que significa que o seu presidente, o empresário russo Dmitry Rybolovlev, também é proprietário do Cercle.

5. AFC Bournemouth

O clube do Campeonato Inglês, recentemente promovido de volta à EPL, é propriedade do empresário russo Maxim Demin, que comprou parte do clube em 2011. Embora Maxim tenha comprado o clube com Eddie Mitchell como coproprietário, ele agora é o acionista majoritário.

6. Sidney FC

O Sydney FC é um dos principais clubes de futebol profissional da Austrália. Tem sede em Sydney, Nova Gales do Sul e compete na A-League Men. O clube foi fundado em 2004 e é o clube de futebol de maior sucesso na história australiana, tendo vencido cinco campeonatos e quatro premierships na A-League.

O empresário russo David Traktovenko é o atual proprietário do Sydney FC, tendo assumido a propriedade do clube em 2009. No entanto, foi relatado que ele deixou o cargo de proprietário do clube em março de 2022, deixando-o para sua filha Alina e seu genro Scott Barlow.

VOCÊ TAMBÉM DEVE LER:

  • 5 times de futebol que pertenciam a Narcos
  • 5 clubes de futebol europeus propriedade de empresários chineses
  • 11 times de futebol europeus com proprietários americanos
  • Como os proprietários de clubes de futebol ganham dinheiro?