6 clubes de futebol sem política para jogadores estrangeiros










O futebol é um jogo global divertido para todos. Além do entretenimento, também serve como meio para eliminar a discriminação, o racismo e outros vícios sociais. Pessoas de diferentes origens se reúnem para formar uma equipe. Portanto, é raro que os clubes de futebol sejam compostos apenas por jogadores de uma determinada região, raça, etnia ou religião.

Embora muitos clubes – particularmente de países do terceiro mundo – sejam compostos apenas por jogadores dos seus países/regiões, isto acontece porque não podem pagar ou atrair jogadores de outros países, e não porque tenham uma política para evitar isto.

Neste artigo, BLOG DE FUTEBOL PRINCIPAL lida com clubes que têm uma política de banir jogadores estrangeiros.

Esses clubes preferem utilizar apenas jogadores nascidos ou formados em sua região. Esses clubes têm admiradores e críticos. Os seus admiradores elogiam-nos por promoverem o talento local, enquanto os críticos os acusam de discriminação.

Existem várias razões pelas quais estes clubes têm políticas de seleção tão profundamente enraizadas, incluindo: reafirmar a identidade local ou nacional, incentivar a lealdade, criar um sentimento de pertença entre os adeptos e criar o seu próprio símbolo desportivo e cultural.

Aqui os clubes de futebol não têm política externa.

1. ATLÉTICO BILBAU

O Athletico Bilbao é o clube de futebol mais popular do mundo no que diz respeito à política de “Proibição de Jogadores Estrangeiros”. Os atletas utilizam apenas jogadores do País Basco. Ou os jogadores nasceram lá ou treinaram lá desde pequenos.

O Athleti começou a usar esta estratégia em 1912 e tem se mostrado bem-sucedida até agora, já que o clube nunca foi rebaixado da La Liga e compete regularmente ao mais alto nível, nacional e continentalmente.

Alguns dos jogadores mais famosos produzidos pelo Athletico Bilbao são: Telmo Zarra, Kepa Arrizabalaga, Aymeric Laporte, Ander Herrera, Javi Martinez, Fernando Llorente, Aritz Aduriz e Iker Munian.

2. CD GUADALAJARA

Guadalajara é um time mexicano de ponta, popularmente conhecido como “Chivas“. O clube contrata apenas jogadores mexicanos, produziu jogadores para a seleção mexicana ao longo de sua história e é um dos clubes de maior sucesso no México e na América do Norte.

Assim como Athletico Bilbao e Guadalajara, que nunca foram rebaixados em sua história.

Jogadores famosos que jogaram pelo Guadalajara incluem: Javier Hernandez “Chicharito”, Carlos Vela e Omar Bravo.

3. CLUBE DEPORTIVO EL NACIONAL

O Club Deportivo El Nacional é um importante clube equatoriano que também tem uma política de banir jogadores estrangeiros. Apenas jogadores do Equador são utilizados. Devido à sua política de não contratar jogadores estrangeiros, o clube é conhecido como “Puros Croillos“(Os Nativos Puros)

El Nacional é o clube de futebol de maior sucesso do Equador, tendo conquistado mais títulos da liga e participado da Copa Libertadores do que qualquer outro clube equatoriano.

Alguns dos jogadores famosos que jogaram pelo clube incluem: Antonio Valencia (ex-capitão do Manchester United), Felix Borja e Christian Benitez.

4. UE OLOT

Olot é um clube espanhol com sede na Catalunha. Contrata apenas jogadores dos países catalães (que estão espalhados por regiões de Espanha, Itália, França e Andorra).

5. DESNA FC

Desna FC é um clube da Ucrânia. Embora o FC Desna Chernihiv não tenha uma política forte de “proibição de jogadores estrangeiros” como os clubes mencionados acima, tenta implementar esta política indiretamente na liga ucraniana. Todos os jogadores talentosos do clube têm contrato com o Shakhtar ou o Dínamo de Kiev (ambos da Ucrânia) desde tenra idade.

Até agora eles estão bem, pois são membros regulares da primeira liga ucraniana e seu elenco é composto inteiramente por jogadores ucranianos.

6. MALAVAN FC

Malavan FC é um time da Iran Pro League fundado em 1969. A equipe tem a política de contar apenas com jogadores da região de Anzali. O clube tem uma das torcidas mais apaixonadas do Irã e atualmente disputa a segunda divisão iraniana.

Um aviso::

SAPRISSA FC é um clube da Costa Rica. Já foi propriedade de Jorge Vergarra, também dono de Guadalajara. Sob a liderança de Vergarra, o clube adotou a política de Guadalajara de não contratar jogadores estrangeiros, e Saprissa só utilizava jogadores da Costa Rica na época. Desde então, o clube revogou a política quando Vergarra vendeu o clube.

SOCIEDADE REAL Também sediados no País Basco, como Bilbao, já usaram a política “Somente Jogadores Bascos”, mas a abandonaram. Mesmo assim, o clube aposta principalmente em jogadores locais, mas tem poucos jogadores estrangeiros no seu plantel.

BARAKALDO FC é também um clube sediado no País Basco que segue uma política de “proibição de jogadores estrangeiros”, mas que recentemente a abandonou.

O que você acha da “política de proibição de jogadores estrangeiros” no futebol? Use a caixa de comentários abaixo para expressar suas idéias. Obrigado