5 citações inspiradoras sobre futebol










A maioria dos jogadores e dirigentes vê o futebol de uma perspectiva filosófica. Muitas de suas citações podem ser aplicadas a diversas situações ou até mesmo para melhorar a qualidade de vida. Só não pense muito nisso e tente avaliar o significado que os atletas queriam transmitir às frases inspiradoras que escolhemos.

1. Paulo Maldini – “Se eu tiver que atacar, então já cometi um erro.”

Filho do lendário Cesare Maldini e provavelmente o melhor jogador da história do Milan, Paolo proporcionou-lhe uma carreira profissional de 24 anos.

O zagueiro teve sua primeira chance no time principal aos 16 anos. Os jogadores da defesa muitas vezes sofriam lesões naquela época. Paolo atuou na lateral esquerda, onde mais tarde se consolidou como titular e como um dos melhores laterais-esquerdos do mundo. Só anos depois ele foi transferido para a defesa central.

Maldini foi um jogador de futebol incrível nas décadas de 80 e 90, fazendo parte de um quarteto fantástico: Tasotti-Costacurta-Baresi-Maldini. E mesmo com a chegada da nova geração de jogadores, Paolo conseguiu continuar sendo uma figura igualmente importante para o clube.

Maldini disputou oito finais da Liga dos Campeões com o Milan, vencendo cinco delas.

2.Bobby Robson – “Os primeiros 90 minutos são os mais importantes”

Um dos treinadores mais destacados da história não só do futebol inglês, mas também europeu.

Bobby Robson treinou muitas equipes, incluindo Fulham, PSV, Sporting, Porto e Barcelona. O ponto alto de sua carreira de treinadora foram oito anos na seleção inglesa. Robson os levou à Copa do Mundo de 1986, mas foram impedidos pela 'Mão de Deus' de Maradona. Em 1990, sob a liderança de Robson, a Inglaterra terminou em 4º lugar na Copa do Mundo.

Muitas das probabilidades para o atual Campeonato Europeu 2024 na Betfair (a análise está disponível em Bookmaker Ratings: https://bookmaker-ratings.com/review/betfair-review/) indicam que a Inglaterra estava entre os favoritos. Assim, os Três Leões tiveram todas as chances de superar todos os resultados anteriores e conquistar o principal troféu internacional. No entanto, perdeu na final contra a Itália nos pênaltis.

Além de todos os elogios da equipe, Robson também é considerado mentor espiritual e professor de outro lendário treinador, José Mourinho, que conheceu enquanto trabalhava no Porto.

3. Johan Cruijff – “O futebol tem que ser divertido para as crianças, senão não faz sentido”

Nenhum jogador de futebol pode ter maior influência no jogo do que Johan Cruyff, o fundador do Total Football. Ele foi um gênio do futebol que alcançou sucesso como treinador e jogador.

O atacante holandês teve uma carreira incrível no Ajax, Barcelona e Holanda, ganhando três Bolas de Ouro e três troféus da Liga dos Campeões.

Cruyff reviveu o Barcelona, ​​​​​​para onde se mudou em 1973, e imediatamente venceu a La Liga com o novo clube (o Barça já havia falhado nesta competição por 14 anos).

O mágico holandês é um herói na Espanha, pois foi ele quem primeiro apresentou o famoso estilo tiki-taka no Camp Nou. Johan transformou o futebol numa forma de arte, revolucionando-o quando chegou ao Barça. O holandês trouxe ao mundo um estilo de futebol brilhante que hoje é amado por milhões de pessoas.

4.Andrea Pirlo – “O futebol se joga com a cabeça. Seus pés são apenas as ferramentas”

Andrea Pirlo, apelidado de “O Professor” e “Maestro” pelos torcedores, é conhecido por sua brilhante execução de cobrança de falta e incrível precisão de passe.

Pirlo começou sua carreira no futebol em 1985 e teve a chance de jogar por vários clubes da Série A, mas obteve grande sucesso como jogador do Milan e da Juventus.

Andrea sagrou-se campeão italiano duas vezes pelo time do Milan e quatro vezes pela Juventus. Pirlo também venceu duas finais da Liga dos Campeões como milanista.

Como integrante da seleção nacional, Andrea sagrou-se campeã mundial em 2006 e conquistou a prata no Campeonato Europeu em 2012.

5. Lionel Messi – “Se houver esforço, atitude e vontade… nada é impossível.”

Flickr

O atacante argentino do Barcelona é frequentemente considerado um dos melhores jogadores. Lionel Messi é o primeiro jogador da história a ganhar a Bola de Ouro seis vezes. Ele ainda detém esse recorde.

Recentemente, ele liderou a Argentina na conquista da Copa América de 2024, ao mesmo tempo que se tornou o artilheiro do torneio e o maior prestador de assistências. Isso comprova suas qualidades como um dos GOATs do futebol.