20 melhores ligas de futebol do mundo












Existem ligas de futebol profissional em todo o mundo, mas os melhores jogadores tendem a gravitar em torno de determinados países. Aqueles que têm clubes que gastam mais dinheiro geralmente atrairão mais jogadores, embora a história também desempenhe um papel importante. Estamos vendo a história se desenrolar diante de nossos olhos enquanto a MLS e a Liga Saudita tentam transferir jogadores importantes como Lionel Mesi.

Tabela: As 20 melhores ligas de futebol do mundo

Classificação Liga Descrição
1 Liga Premiada Melhor entre as principais ligas de futebol.
2 Liga Dominado por três grandes equipes.
3 série A Crescendo com contratações de estrelas.
4 Bundesliga O domínio do Bayern de Munique.
5 Liga 1 O PSG ofusca os outros.
6 Eredivisia Principal competição da Holanda.
7 Brasileirão Série A Melhor fora da Europa.
8 Liga Portuguesa Dominado por três clubes.
9 Primeira Liga Russa Liga competitiva com duas décadas de existência.
10 Campeonato (Inglês) Segundo nível altamente competitivo.
11 Bundesliga austríaca T-Mobile Os melhores talentos muitas vezes vão embora.
12 Liga Belga Jupiler Pro Talentos locais saem com frequência.
13 Primeira Divisão Argentina Centro de talentos, mas enfrenta drenagem de jogadores.
14 Primeira Liga Ucraniana Shakthar Donetsk lidera.
15 Superliga Suíça Raiffeisen História desde 1898.
16 Superliga Turca Galatasaray e outros lideram.
17 Superliga Grega Antes dominante, agora em declínio.
18 Liga Principal de Futebol Presença crescente na América do Norte.
19 Superliga Chinesa Primeira liga da Ásia.
20 Superliga Dinamarquesa FC Copenhagen e Midtjylland lideram.

Um retrato dos 20 do mundo principais ligas de futebol com base na sua proeminência e competitividade globais.

Quais são as 20 melhores ligas do mundo atualmente?

Há um top cinco bastante distinto quando se olha para as ligas agora, mas há algumas surpresas depois disso, já que as pernas estão disputando posição e se gabando.

20. A joia escondida: Superliga dinamarquesa

Vamos conferir uma liga que talvez ainda não esteja no seu radar: a Superligaen Dinamarquesa. Ocupando o 20º lugar entre os melhores do mundo, é um segredo à espera de ser desvendado.

Você já comeu um doce dinamarquês? Delicioso, certo? Pense na Superligaen como uma delícia do futebol. Não é tão celebrado mundialmente como a Premier League ou a La Liga, mas cara, é incrível!

Partidas envolventes, talento puro

Em primeiro lugar, a atmosfera é elétrica. Imagine estádios ecoando cantos, rostos de torcedores pintados e uma paixão incomparável. Essas pessoas não assistem apenas futebol; eles vivem isso. Os jogadores? Eles não são apenas atletas; eles são heróis locais.

A Dinamarca pode ser pequena, mas o seu talento é tudo menos isso! Basta dar uma olhada nos jogadores que conquistaram campos internacionais. O FC Copenhagen e o FC Midtjylland dominam neste momento, mas algumas outras equipas tornaram a liga competitiva.

19. A potência oriental: Superliga Chinesa

Existem times na China que têm dinheiro para tornar a Superliga Chinesa uma força bastante dominante, se assim o desejarem. É a melhor liga da Ásia neste momento e o desporto está a crescer com uma vasta população a crescer a jogar pela primeira vez. Tanto a Major League Soccer quanto a Super League Chinesa podem estar perto do top 10 em uma década.

18. Liga Principal de Futebol

Os Estados Unidos parecem bastante focados em fazer o que puderem para tornar a Major League Soccer uma ameaça real no mundo do futebol. Eles são a única liga norte-americana a fazer parte desta lista, e a 18ª pode estar um pouco abaixo do reconhecimento do nome. O problema é que as equipes da MLS ainda se concentram em jogadores conhecidos no crepúsculo de suas carreiras. Eles precisam conseguir mais estrelas no auge se quiserem ser levados a sério.

17. Superliga Grega

Alguns culpam a Grécia por não ter tanta paixão pelo futebol como alguns outros países do mundo de hoje. Outros olham para as dificuldades financeiras de muitos principais clubes como a razão pela qual caíram tão baixo. A Superliga Grega ainda tem algum talento ocasionalmente, mas não é como costumava ser. Eles devem ser observados se algum dia conseguirem recompor as coisas à medida que sobem na hierarquia.

16. Superliga turca

A Turquia é apoiada por jogadores como Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas. A ameaça mais proeminente da Turquia na competição internacional é o Galatasaray. Sempre há pelo menos alguns jogadores na liga considerados de primeira linha internacionalmente. O estilo da Turquia é um pouco mais físico do que a maioria, atraindo alguns torcedores que procuram um tipo de futebol que gostem.

15. Superliga Suíça Raiffeisen

Alguma forma de Superliga Suíça existe desde 1898 e, com toda essa história, a liga tem oscilado em termos de talentos ao longo dos anos. Desde o início do formato atual em 2003, apenas três equipes conquistaram o título.

Basileia e Zurique vencem na fase inicial do novo formato, mas os Young Boys somam três vitórias consecutivas. Alguns jogadores talentosos às vezes passam pela liga, mas geralmente acabam assinando seus contratos quando chegam perto do auge.

14. Primeira Liga Ucraniana

Quando o Shakthar Donetsk passou da fase a eliminar na Liga dos Campeões, há alguns anos, deu à Premier League ucraniana um pouco de notoriedade. Geralmente a disputa pelo título nacional é entre eles e o Dínamo de Kiev. Como mais talentos estão começando a surgir na Ucrânia e nas categorias de base, isso ajudou a aumentar a liga em geral.

13. Primeira Divisão Argentina

A Argentina certamente tem talento para estar no topo desta lista vindo do país mais fácil, mas muitos deles partem para a Europa para jogar nos times de força. Eles enfrentam as mesmas situações do Brasil, só que é pior na Argentina.

Alguns clubes têm dinheiro para pagar a estrelas envelhecidas, mas é principalmente um terreno fértil para os jogadores procurarem outros lugares. Para quem quer permanecer na América do Sul, ser a segunda melhor liga traz um pequeno benefício.

12. Jupiler Pro League Belga

A liga na Bélgica é muito parecida com a liga na Áustria e muitos dos melhores jogadores locais partem para outras vagas em clubes europeus de prestígio. As melhores equipas da Bélgica não têm dinheiro para oferecer aos melhores jogadores e mantê-los satisfeitos.

11. Bundesliga T-Mobile austríaca

A Bundesliga austríaca T-Mobile se perde muito na confusão porque não tem times que façam muito barulho. Nos últimos anos, o Red Bull Salzburg evoluiu para um time a ser batido, mas espera impactar a Liga Europa e a Liga dos Campeões em algum momento. A Áustria perde uma boa parte dos melhores jogadores para outras ligas da Europa.

10. Campeonato (segunda liga inglesa)

Por mais competitiva que seja a Premier League na Inglaterra, ainda existe futebol de qualidade em outras ligas inglesas.. A segunda liga consiste em alguns times que foram recentemente rebaixados da Premier League, e isso por si só os coloca entre os 10 primeiros em ligas mundiais.

Uma grande razão pela qual esta liga ainda é competitiva é que há muito dinheiro investido nestes clubes. Com vagas na Premier League em jogo todos os anos, as equipes querem apostar tudo e ver o que podem realizar antes de subir.

9. Primeira Liga Russa

Considerando que a Premier League Russa existe há apenas duas décadas, é bastante impressionante que eles estejam no topo da lista composta por muitos times repletos de jogadores nascidos na Rússia. Alguns clubes se solidificaram como os melhores.

CSKA Moscou e Zenit São Petersburgo têm seis títulos cada e esperam começar a mostrar o que podem fazer no resto da Europa. Não se surpreenda se a Premier League Russa começar a subir um pouco na lista.

8. Liga Portuguesa

Portugal é mais um país que tem um campeonato nacional dominado por poucas equipas. A dominação em Portugal é diferente da maioria. Depois, FC Porto, Sporting CP e Benfica conquistaram todos os títulos, exceto dois, na sua história. Eles obtiveram sucesso contra outros clubes da Europa, e é por isso que estão pelo menos um pouco no topo do ranking.

7. Brasileirão Série A

A principal liga fora da Europa está no Brasil. Ainda é uma liga relativamente nova e muitos times enfrentam problemas financeiros para manter jogadores de qualidade. Isso deixa os times com muitos jogadores que podem estar um pouco acima do nível, e alguns caras mais jovens ainda se desenvolvendo e descobrindo o que podem oferecer.

Ainda é uma liga emocionante e continua recebendo apoio em toda a América do Sul. Se conseguirem encontrar uma maneira de manter os melhores jogadores brasileiros em casa, poderão começar a desafiar um dos cinco principais líderes da lista.

6. Eredivisia

Após as cinco principais ligas, o nível geral de jogo cai significativamente. Isso não quer dizer que não existam bons jogadores e times espalhados pelas outras ligas, mas simplesmente não é igual aos cinco primeiros. A liga holandesa chega mais perto, pois tem alguns clubes que também podem fazer barulho fora da Holanda.

Ajax, PSV Eindhoven e Feyenoord Rotterdam são as três equipes que reúnem mais talentos e produzem os melhores resultados no campeonato. A parte difícil é trazer jogadores de fora da Holanda porque a maioria dos melhores jogadores irá para ligas mais estabelecidas para competir.

5. Liga 1

Como muitas outras ligas, a Ligue 1 é dominada por um único time. O Paris Saint-Germain é um clube que pode competir com qualquer um, mas não há profundidade real na França neste momento. As pessoas sempre vão assistir para ver jogadores como Neymar em Kylian Mbappe, mas a maioria dos fãs de futebol não os vê jogar na Ligue 1, mas apenas na hora da Liga dos Campeões.

Outras equipes precisam se preparar para desafiar o PSG antes que a Ligue 1 possa pensar em subir nesta lista. Talvez isso aconteça eventualmente, mas tudo parece estar caminhando lentamente agora.

4. Bundesliga

A Bundesliga pode não ser a liga mais competitiva do mundo, mas tem um dos clubes de maior sucesso do mundo, o Bayern de Munique. Eles venceram todos os campeonatos alemães desde 2013 e também se saem bem contra as melhores equipes da Europa.

Infelizmente, o seu domínio causou alguma frustração internamente. Com a liga se transformando em uma corrida pelo segundo lugar, muitos esperam que algumas equipes comecem a se esforçar por conta própria.

Borussia Dortmund e VfL Wolfsburg são duas equipes em melhor posição para chegar ao topo, mas o Bayern de Munique é um verdadeiro rolo compressor neste momento a nível interno. Será necessário um grande esforço para destroná-los durante uma temporada inteira.

3. Série A

Pode ser uma surpresa para alguns ver a Serie A em terceiro lugar, mas a liga tem feito grandes progressos ultimamente na contratação de craques e no equilíbrio competitivo. O melhor jogador é Ronaldo, mas o campeonato recebeu um belo impulso quando Zlatan Ibrahimovic assinou com o AC Milan. Ambos estão chegando ao fim de suas carreiras, mas tê-los em dois dos melhores times da liga ajuda na notoriedade mundial.

AC Milan, Inter de Milão e Juventus são historicamente os três grandes da Série A, mas Napoli, Roma e Atalanta mostraram que podem tornar as coisas competitivas internamente. Eles ainda têm um longo caminho a percorrer para competir com os dois acima, mas a Série A continua a melhorar.

2. Liga Espanhola

Quando as pessoas pensam em La Liga, pensam em dois times: Barcelona e Real Madrid. Não há dúvida de que esses dois times têm história, craques, torcedores e dinheiro para competir com qualquer time do mundo. No entanto, uma equipa relativamente nova em Espanha ajuda a tornar esta a segunda melhor liga do mundo.

O Atlético de Madrid é o único outro time a vencer a La Liga desde 2005. Eles estão continuamente em busca nos últimos anos, não apenas no mercado interno, mas também em competições internacionais. Ainda não conquistou um título da Liga dos Campeões, mas foi vice-campeão duas vezes.

A Espanha pode não ter a profundidade da Premier League inglesa, mas tem o maior número de títulos da Liga dos Campeões, com 18. Enquanto as equipas com dinheiro continuarem a contratar jogadores de topo, a La Liga parece firmemente colocada em segundo lugar.

1. Primeira Liga

Muitas ligas tentaram replicar o que a Premier League oferece, mas ainda é a melhor liga de futebol do mundo. Tem a maior competição de cima a baixo, alguns times que podem competir com qualquer pessoa no mundo e uma base de fãs fanáticos que mantém as coisas funcionando.

A Inglaterra pode estar lutando até certo ponto para produzir talentos locais, mas a capacidade de importar jogadores de outros países ajuda a manter a Premier League forte. Em qualquer ano, Manchester United, Chelsea, Manchester City, Liverpool, Tottenham Hotspur e Arsenal são ameaças perigosas na Liga dos Campeões.