13 fatos sobre o futebol na Dinamarca










A nação da Dinamarca é um país do norte da Europa que faz fronteira com os países nórdicos da Suécia e da Noruega ao norte e da Alemanha ao sul. Este pequeno país europeu é o lar dos torcedores de futebol mais apaixonados e leais do mundo. Os dinamarqueses também produziram jogadores de futebol excepcionais ao longo dos anos, desde os irmãos Laudrup (Michael, Brian) até a grande lenda do Manchester United, Peter Schmeichel. Continue lendo enquanto listamos mais fatos exclusivos sobre o futebol na Dinamarca.

1. Origens do futebol na Dinamarca

O belo jogo foi trazido ao país por marinheiros britânicos no final do século XIX. A Associação Dinamarquesa de Futebol, órgão que governa o futebol no país, foi fundada em 18 de maio de 1889.

A primeira seleção dinamarquesa de futebol. (Imagem: História do Futebol)

2. Primeiro jogo de futebol

Uma seleção dinamarquesa derrotou um clube alemão local com sede em Hamburgo por 5 a 0, no primeiro jogo registrado envolvendo uma equipe da Dinamarca. O jogo foi disputado em 18 de abril de 1897.

3. Primeiro torneio

A primeira competição internacional da qual a Dinamarca participou foi o evento de futebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 1906, em Atenas, Grécia. Como o torneio foi por convite, nenhuma medalha oficial foi concedida. Dois anos depois, nas Olimpíadas de 1908 em Londres, Inglaterra, a Dinamarca conquistou a medalha de prata no torneio de futebol.

4. Primeiro jogo oficial de futebol

O jogo oficial da seleção dinamarquesa masculina de futebol aconteceu em 19 de outubro de 1908. Eles derrotaram a seleção francesa B por 9-0.

5. Maior vitória

A maior vitória dos Vermelhos e Brancos no futebol internacional foi uma vitória por 17-1 sobre a seleção francesa em 22 de outubro de 1908.

6. Maior perda

A Alemanha sofreu a derrota mais pesada da Dinamarca em 16 de maio de 1937, com uma derrota por 9-0.

7. Maior artilheiro de todos os tempos

O recorde de artilheiro dinamarquês é detido conjuntamente pelos dois jogadores Poul Nielsen e Jon Dahl Tomasson. Ambos marcaram 52 gols cada.

8. Maioria dos limites

O recorde da seleção nacional pertence ao grande dinamarquês Peter Schmeichel. O ex-goleiro dinamarquês fez 129 partidas pela seleção nacional durante sua carreira.

9. Participações em Copas do Mundo

A Dinamarca se classificou para a Copa do Mundo seis vezes. Seu melhor desempenho foi nas quartas de final da Copa do Mundo de 1998, na França. Eles estiveram entre as primeiras seleções a se classificarem para a Copa do Mundo de 2022, no Catar.

10º Campeonato Europeu

Os dinamarqueses estiveram representados nove vezes no Campeonato Europeu. O seu melhor desempenho de sempre foi o triunfo de conto de fadas em 1992, quando derrotou a Alemanha por 2-0 na final para erguer o troféu.

11. Competição da liga

A principal competição do país é conhecida como Superliga Dinamarquesa. A liga apresenta os principais clubes de futebol da Dinamarca, incluindo Brøndby IF, FC Copenhagen, AaB e FC Midtjylland.

12. Futebol feminino

A seleção dinamarquesa de futebol feminino está ativa desde a década de 1970. O primeiro jogo oficial foi contra a Suécia, em 27 de julho de 1974.

13. Os Roliganos

A Dinamarca é muito famosa pelos seus fãs de futebol viajantes, chamados Roligans. Eles são um grupo de apoiadores tranquilo, mas feliz e tranquilo. Eles são frequentemente considerados os melhores torcedores de futebol de seleções do mundo.