10 recordes incríveis da Copa América que você nunca conheceu










Depois da Copa do Mundo FIFA e do Campeonato Europeu, a Copa América é provavelmente um dos torneios internacionais de futebol mais populares. A competição da Copa América foi criada pela Confederação Sul-Americana de Futebol, também conhecida como CONMEBOL. É um torneio para países sul-americanos membros da Associação de Futebol, bem como para nações convidadas de outras confederações de futebol. O torneio testemunhou muitos jogos excelentes e também apresentou os grandes talentos do futebol sul-americano. No início da Copa América 2024, destacamos alguns dos recordes e conquistas desta competição internacional de elite.

1. Torneio internacional mais antigo

A Copa América é provavelmente uma das competições internacionais de futebol mais antigas. A primeira edição ocorreu em 1916 e durou cerca de 105 anos.

2. Primeiros vencedores

O Uruguai tem orgulho de ser o vencedor do primeiro torneio em 1916. Eles conquistaram o título ao terminar em primeiro no grupo, derrotando os rivais Brasil, Argentina e Chile por cinco pontos.

3. Maior número de campeonatos vencidos

O Uruguai novamente detém o recorde de maior número de títulos da Copa América, com 15 troféus conquistados entre 1916 e mais recentemente em 2011.

4. Maior artilheiro de todos os tempos

O recorde de maior goleador da história do torneio é do brasileiro Thomaz Soares da Silva, também conhecido como Zizinho, e do argentino Norberto Mendez, com 17 gols cada.

5. Maior participação

O Uruguai aparece novamente nesta lista. La Celeste estabeleceu um recorde 44 vezes desde o início do torneio.

6. Alvo mais rápido

O gol da história da Copa América foi marcado pelo argentino Kily González em partida da fase de grupos contra o Uruguai em 1999. O gol veio apenas 68 segundos após o início do jogo.

7. Mais jogos disputados

O chileno Sergio Livingstone e o brasileiro Zizinho detêm juntos o recorde de maior número de jogos na história da competição. Sergio disputou 34 partidas em seis torneios entre 1941 e 1953, enquanto Zizinho também disputou 34 partidas em seis torneios entre 1942 e 1957.

8. A maioria dos títulos foi conquistada por um único jogador

A lenda uruguaia Angel Romano detém o recorde de mais títulos conquistados por um jogador. Angel ganhou seis troféus da Copa América entre 1916 e 1926.

9. Hat-trick mais rápido

O hat-trick mais rápido da história da Copa América foi marcado pelo argentino José Manuel Moreno. Isto foi conseguido contra o Equador em apenas 10 minutos em 1942. Moreno marcou mais dois gols na vitória da Argentina sobre os infelizes equatorianos por 12 a 0.

Troféu da Copa América

10. Hat-trick mais rápido de um substituto

A lenda argentina viva Lionel Messi detém o recorde do hat-trick mais rápido marcado por um reserva em uma competição da Copa América. Ele alcançou esse feito em 2016, quando marcou três gols em 19 minutos depois de sair do banco para ajudar a Argentina a vencer o Panamá por 5 a 0 na fase de grupos.