10 melhores jogadores de futebol canadenses de todos os tempos

O Canadá pode ser mais famoso por seus jogadores de hóquei no gelo do que por seus jogadores de futebol, mas há uma profundidade no grupo de jogadores disponíveis para a seleção canadense de futebol que pode surpreendê-lo.

Desde estrelas emergentes que jogam em alguns dos maiores times do futebol mundial até jogadores lendários com um número incrível de convocações internacionais, os jogadores de futebol canadenses têm um histórico de serem trabalhadores e excelentes jogadores de equipe.

O futebol é jogado no Canadá desde 1877, então há muita história para se aprofundar. E embora muitos dos jogadores da nossa lista tenham se mudado do Canadá para exercer sua profissão, todos se destacaram quando a seleção nacional veio chamá-los.

Hoje, vamos dar uma olhada nos melhores jogadores de futebol canadenses de todos os tempos; alguns de anos passados ​​e outros que podem se tornar alguns dos melhores jogadores em suas respectivas ligas.

10. Owen Hargreaves

Certo, Owen Hargreaves é um ex-jogador da seleção inglesa com 42 jogos disputados, mas o ex-jogador do Bayern de Munique e do Manchester United nasceu em Calgary, Alberta, e não há nada mais canadense do que isso.

O ex-meio-campista também jogou várias partidas sub-19 pelo País de Gales, então parece que ele levou algum tempo para decidir qual nacionalidade combinava melhor com ele. Hargreaves era um excelente meio-campista defensivo, um jogador tecnicamente proficiente, calmo e com excelente alcance de passes.

O ex-jogador fez apenas 199 aparições na liga em sua carreira, já que algumas lesões realmente horríveis interromperam o que poderia ter sido uma carreira de classe mundial.

Um dos melhores cirurgiões esportivos do mundo declarou certa vez que os joelhos de Hargreaves estavam na pior condição que ele já tinha visto em seus 35 anos de carreira. É uma pena porque o canadense era um meio-campista soberbo quando podia jogar.

9. Júnior Hoilett

Nascido em Ontário, Junior Hoilett passou grande parte de sua carreira nas ligas inglesas e construiu uma reputação como um ponta-atacante veloz e esforçado.

Depois de impressionar durante um torneio no País de Gales, um jovem Hoilett foi observado tanto pelo Manchester United quanto pelo Blackburn Rovers. O jovem canadense eventualmente escolheu o Blackburn, pois sentiu que haveria mais chances de entrar no time principal.

Infelizmente, Hoilett teve sua autorização de trabalho negada e teve que ser emprestado a vários clubes alemães antes de finalmente receber permissão para jogar na Inglaterra. O ponta rapidamente se estabeleceu no Blackburn e era um jogador tão promissor que a FIFA o nomeou um dos melhores jogadores jovens para assistir em 2012.

Hoilett deixaria o Blackburn, se mudaria para o Queens Park Rangers e o Cardiff City, e faria um total de 361 jogos na liga pelos três clubes.

É o ritmo e o controle de bola de Hoilett que causam sérios problemas aos defensores. Em 2021, o internacional canadense se mudou para o Reading FC, onde permanece até hoje.

8. Dwayne De Rosário

Em uma carreira que começou na Major Arena Soccer League, Dwayne De Rosario acabaria progredindo para a MLS em 2001 com o San Jose Earthquakes e se tornaria conhecido como um excelente meia-atacante.

Com 133 gols na liga pelos dez times diferentes em que jogou, De Rosario foi um jogador altamente eficiente e consistente. De Rosario também fez 81 aparições pelo Canadá, marcando 22 vezes por seu país.

Tendo jogado em vários dos maiores times da MLS, o canadense certamente evoluiu e é um dos jogadores de futebol canadenses mais respeitados de todos os tempos.

7. Craig Floresta

Goleiro canadense que fez mais de 263 aparições pelo Ipswich Town, Craig Forrest foi nomeado um dos melhores jogadores canadenses de todos os tempos em 2012. Tendo também jogado pelos gigantes ingleses Chelsea e West Ham United, Forrest representou o Canadá 56 vezes em 14 anos.

Ironicamente, Forrest só conseguiu vestir as luvas de um goleiro quando criança, depois de se oferecer para substituir um amigo em um jogo de futebol quando este não pôde ir ao jogo.

Foi uma sorte para o Canadá que ele tenha feito isso, pois Forrest se tornou o número um do país por vários anos.

6. Julián De Guzmán

Julian De Guzman, nascido em Toronto, jogou na Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Canadá e se tornou um dos jogadores com mais jogos pela história do Canadá. Depois de começar sua carreira no Canadá, o jovem De Guzman foi descoberto pelo Marseille e se mudou para a França em 1997.

Apesar de nunca ter jogado pelo clube francês, De Guzman era talentoso o suficiente para permanecer na Europa e acabaria se transferindo para o Hannover 96, onde ficaria por várias temporadas.

O internacional canadense veria então sua carreira dar outro salto; depois de ser relacionado ao Tottenham, da Inglaterra, o jogador acabaria se transferindo para a Espanha.

Três temporadas com o Deportivo La Coruna foram bem-sucedidas, se não espetaculares, e De Guzman eventualmente retornou ao Canadá com o Toronto FC. Um jogador talentoso e atlético, De Guzman era um meio-campista habilidoso e podia atuar como meio-campista defensivo e meio-campista box-to-box.

5. Afonso Davies

Estamos em uma trajetória diferente agora; diferentemente de muitos canadenses que se mudam para o exterior para progredir na carreira, o jovem astro Alphonso Davies nasceu em Gana, em um campo de refugiados, e felizmente conseguiu emigrar com sua família para o Canadá em 2005.

Graças à mudança de sua família para o Canadá, o jovem Davies pôde viver uma vida mais segura e feliz com sua família e se juntou ao time juvenil de Edmonton Internationals, quase assim que se mudou para o Canadá.

Rapidamente identificado como um talento imenso, Davies se mudou para o Vancouver Whitecaps em 2015 e fez 65 aparições antes de uma transferência de alto nível e muito lucrativa para o campeão da Bundesliga, o Bayern de Munique, em 2019.

Davies está conquistando a Bundesliga e já é considerado um dos melhores laterais-esquerdos de todos os tempos.

Não é injusto dizer que Alphonso Davies já é o jogador de futebol canadense mais bem-sucedido de todos os tempos. Tendo vencido a Bundesliga quatro vezes, duas Copas DFB Pokal, uma Liga dos Campeões, a Supercopa da UEFA e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, a estrela de Davies só vai subir mais.

4. Jônatas Davi

Outra jovem estrela em ascensão do futebol canadense, Jonathan David, está atualmente fazendo seu nome na Ligue 1 com o Lille e está rapidamente se tornando um dos jogadores mais importantes da seleção canadense.

Após começar sua carreira no Gent, o atacante nascido em Nova York rapidamente fez seu nome como um atacante mortal, marcando 30 gols em apenas 60 aparições na Bélgica. Uma mudança para a primeira divisão francesa em 2020 fez o canadense começar a correr, e ele está atualmente com 35 gols em 85 aparições pelo Lille.

Um jogador rápido e inteligente, David é conhecido por cair mais fundo no buraco atrás do atacante e é capaz de usar seu ritmo para pegar a bola e se mover para posições de chute. Taticamente astuto,

há todas as chances de o jovem canadense se tornar um dos melhores atacantes da França; ele é definitivamente um jogador para o futuro.

3. Ciclo Larin

Com uma média de quase um gol a cada dois jogos pelo Canadá, as estatísticas de Cyle Larin são excelentes, especialmente para um ponta.

Ex-primeira escolha no MLS SuperDraft de 2015, o jogador nascido em Brampton marcou impressionantes 44 gols pelo Orlando City antes de se mudar para a Turquia em 2018.

Em seus quatro anos no Besiktas, Larin mostrou novamente que era um jogador talentoso, e suas façanhas de artilheiro continuaram a todo vapor; quando o internacional canadense se mudou para o Club Brugge em 2022, ele tinha outros 31 gols no campeonato em seu currículo.

Ainda relativamente jovem, Larin parece pronto para dar continuidade ao seu prolífico recorde de gols, e sua contagem atual de 25 gols internacionais pelo Canadá, que o torna o maior artilheiro de todos os tempos da seleção masculina, dificilmente será superada tão cedo.

2. Paulo Stalteri

Ser capaz de jogar tanto na lateral quanto no meio-campo certamente ajuda um jogador a entrar no time; a versatilidade de poder jogar em várias posições pode ser uma grande ajuda para um time.

Paul Stalteri, um dos jogadores com mais jogos pela seleção canadense, pode desempenhar muitas funções e é considerado um dos melhores jogadores de futebol canadenses de todos os tempos.

Após apenas uma temporada com o Toronto Lynx, Stalteri se mudou para a Alemanha após ser descoberto por um olheiro do Werder Bremen. Em suas sete temporadas com o Bremen, Stalteri faria 151 aparições na liga e ajudou o clube a vencer a Bundesliga de 2004.

Em 2005, Stalteri mudou-se para o Tottenham e rapidamente se estabeleceu como um jogador estável e capaz, marcando até mesmo vários gols cruciais para o clube.

Infelizmente, a carreira de Stalteri no clube começou a decair no Spurs, mas ele continuou sendo um jogador essencial para o Canadá e, eventualmente, terminou com 84 jogos em sua carreira internacional de 14 anos.

1. Atiba Hutchinson

O jogador com mais jogos na história do futebol canadense e um dos jogadores mais consistentes e respeitados do Canadá, Atiba Hutchinson ocupa o primeiro lugar na nossa lista.

Em uma carreira que durou duas décadas e continua até hoje, Hutchinson provou ser um excelente volante tanto no Canadá quanto no Besiktas.

Capitão da seleção nacional e dos gigantes turcos, Hutchinson é muito respeitado por jogadores e fãs, e o jogador de 39 anos já ganhou seis prêmios de Jogador Canadense do Ano.

Hutchinson ganhou troféus em três países, tendo conquistado quatro títulos da liga com o Copenhagen na Dinamarca, a Copa KNVB e a Johan Cruyff Shield com o PSV Eindhoven, e três títulos da Super Lig com o Besiktas.

Membro do All-Time Best XI de Copenhague, do Canadian All-Time XI e ex-jogador do ano da Superliga dinamarquesa, Hutchinson é reconhecido como um dos jogadores canadenses de maior sucesso da história.

Poderíamos muito bem olhar para este artigo em dez anos e descobrir que o primeiro lugar está sendo assumido pelo cada vez mais impressionante Alphonso Davies, cuja carreira parece estar caminhando para o estrelato.

Mas, por enquanto, Hutchinson é facilmente o jogador canadense de maior sucesso e, não importa onde ele fique na lista, em dez anos continuará sendo um dos jogadores mais respeitados do país.