10 Melhores Campeonatos de Futebol para Escanteios











Hoje vamos fazer uma lista dos campeonatos de futebol do mundo em que mais ocorrem escanteios.

10 melhores campeonatos de futebol para escanteios

Lembrando que muitas vezes os escanteios refletem mais uma situação de jogo, como a necessidade de uma equipe buscar o gol com mais intensidade, do que a tendência do jogo em si.

Já que o escanteio também depende da participação defensiva, seja uma defesa do goleiro que manda a bola para a linha de fundo ou uma intervenção dos zagueiros para evitar que uma jogada seja mais perigosa.

E também há muitas equipes que protegem a linha de fundo e farão o possível para evitar escanteios e abrir mão de uma reposição, por exemplo.

Além disso, os escanteios também dependem da participação ofensiva, preferencialmente em equipes que costumam levar as jogadas para o fundo do campo e preferem um jogo mais objetivo.

Em vez de preferir a posse de bola e muitas vezes recuar a bola para o goleiro, só para não perder o controle do jogo.

E isso pode ser um erro se a equipa estiver em desvantagem, pois neste caso não há o controlo do jogo.

Enfim, vamos direto ao ponto, nossa lista dos campeonatos com maior tendência a ter várias curvas.

10- Urvalsdeild

O futebol islandês não é muito famoso, mas algumas peculiaridades o tornam mais conhecido.

Assim como a alta média de gols, o baixo número de equipes e jogos, devido ao inverno nórdico, para que seja possível realizar um campeonato mais curto.

Além disso, também há mais escanteios neste campeonato, que é a segunda divisão daquele país, que teve média de aproximadamente 10,7 por jogo na temporada passada.

9- Liga A

O campeonato australiano é outro campeonato também pouco conhecido, tem poucas equipes (apenas 12) e um número elevado de gols (média de 2,9 na última temporada).

E também é bastante curto (porque não seria fácil realizar um campeonato mais longo num país cuja maior parte do território é um deserto extremamente árido e com poucas cidades grandes muito distantes umas das outras).

No entanto, esta liga também teve uma média de aproximadamente 10,9 por jogo na temporada passada.

8- OBOS-Ligaen

A segunda divisão da Noruega – também chamada de 1. Divisão – é mais conhecida por ter mais gols que a primeira, mesmo não sendo uma liga muito famosa.

Este campeonato também conta com poucas equipas, apenas 16, na sequência do verão europeu, já que durante o inverno é praticamente impossível jogar futebol – ou praticar qualquer outra atividade – naquele país.

Além da média elevada de gols (3,19 por jogo, na temporada passada), também tivemos uma média de aproximadamente 10,8 escanteios por jogo.

7- Série de Elite

Vindo diretamente do mesmo país da OBOS-Ligaen (e com as mesmas limitações, campeonato mais curto devido ao inverno, menos equipas e menos jogos).

Também temos um número elevado de gols (3 por jogo, em média, na temporada passada).

Além de uma média de aproximadamente 10,8 escanteios por jogo, números também semelhantes aos da segunda divisão daquele país.

6- Brasileirão

O campeonato brasileiro da Série A é frequentemente considerado um dos mais imprevisíveis e irregulares do mundo (não sem justiça).

Mas pelo menos há um grande número de escanteios, com média de aproximadamente 10,8 por jogo.

Muito disso se deve ao fato de muitas equipes preferirem se defender, gerando um elevado número de escanteios quando sofrem mais pressão de equipes que precisam de mais resultados.

5- Superliga Turca

O campeonato turco não é muito conhecido por ser um dos melhores da Europa, e na realidade está longe disso.

Mas há algumas equipas que são mais competitivas (para os padrões turcos) e também têm um grande número de golos (uma média de 2,81 por jogo na época passada).

Além de um grande número de escanteios, com média próxima de 10,7 por jogo.

4- Mestriliiga

A primeira divisão da Estônia também tem uma média de gols elevada -3,3 por jogo, na temporada passada- e também tem poucos times e jogos (apenas 10 times).

Sendo mais uma competição que segue o calendário europeu de verão, com uma duração muito curta devido ao inverno.

Mesmo não sendo formalmente um país nórdico, a Estónia identifica-se como tal e tem o mesmo tipo de clima destes países, o que acaba por encurtar o seu campeonato.

Além disso, tivemos uma média de cerca de 10,7 escanteios por jogo na última temporada.

3- Série B do Brasileirão

A segunda divisão do campeonato brasileiro tende a ter jogos muito duros e difíceis, com equipas muito apertadas e (muito) difíceis de marcar golos.

Na temporada passada a média de gols por jogo ficou próxima de 2,2, fazendo deste um dos campeonatos com menos gols no mundo.

Mas assim como na Série A, em algum momento os times precisarão buscar o gol e abrir o jogo.

Proporcionando situações para escanteios, o que eleva a média neste campeonato para algo em torno de 10,2 por partida.

2- Primeira Liga Inglesa

O campeonato inglês é extremamente famoso no mundo todo e nem precisamos falar o porquê, pois envolve grandes somas de dinheiro, times bem qualificados e um futebol muito bem jogado.

Com uma média de 2,82 golos por jogo e um grande número de jogadores de topo, é compreensível que esteja nesta lista, já que a média de cantos por jogo ronda os 10,4 por jogo.

1- Primeira Divisão

A segunda divisão do campeonato holandês é conhecida por ter ainda mais gols que a primeira divisão (média de 3,07 por jogo, contra 2,87 da Eredivisie, temporada passada).

Num país que pratica um futebol extremamente ofensivo e por isso também proporciona altas médias de escanteios, como aproximadamente 10,2 na temporada passada.

Conclusão

Esta lista não pretende ser o mapa definitivo de escanteios, mas foi criada para dar uma ideia de quantos escanteios podem ocorrer nas ligas onde tendem a ocorrer com mais frequência.

E tendo em conta que os dados dos cantos muitas vezes podem não ser os mais precisos, pois as bases de dados para esta estatística não são tão numerosas.

Sugerimos que você também pesquise a partir desses dados se quiser algo mais detalhado.