Você pode estar impedido no seu próprio meio-campo?












A temida regra do impedimento tem sido uma das regras mais controversas do futebol por décadas; uma regulamentação em constante mudança, frequentemente criticada, que está aberta à interpretação. Se um impedimento for a seu favor, você é um fã, mas se a decisão for para o outro lado, você fica furioso.

Os árbitros levam o peso da raiva dos fãs, e os jogadores jogam os braços para o alto em desgosto; a falta de consistência é frequentemente o problema. O que um árbitro diz é impedimento; outro deixará passar sem se importar com o mundo.

A regra padrão do impedimento é bem direta, mas há alguns pontos que muitos fãs desconhecem. Uma pergunta que sempre nos fazem é: você pode estar impedido do seu próprio meio-campo?

Então, hoje, vamos dar uma olhada mais de perto em onde a regra do impedimento entra em ação; espero que, da próxima vez que você estiver na arquibancada, saiba exatamente quando o atacante está impedido.

Um jogador não pode estar impedido do seu próprio meio-campo. Desde que ambos os jogadores estejam em seu próprio meio-campo quando a bola for jogada, nenhuma marcação de impedimento pode ser emitida. Para estar impedido, pelo menos um jogador precisa estar no meio-campo adversário.

Você não está impedido até que a bola seja jogada

Enquanto seu time estiver com a bola e um jogador estiver no controle dela, você não pode ser considerado impedido; você pode correr pelo campo, pular a cerca e entrar no estacionamento, e enquanto seu jogador ainda estiver com a bola, você não estará impedido.

É somente quando seu companheiro de equipe passa a bola para o campo que há uma chance de um impedimento ser marcado contra seu time. Antes mesmo de olharmos para o que acontece em seu próprio campo, vale a pena esclarecer; se seu companheiro de equipe carrega a bola profundamente para o campo adversário, e a defesa recua até que a bola seja passada, você ainda está em posição legal.

Se seu companheiro de equipe então tentar um passe para um jogador em uma posição mais avançada, é quando há um potencial para impedimento. Se o jogador que está sendo passado estiver mais perto da linha de gol do adversário do que o penúltimo adversário, você é classificado como impedimento.

Por penúltimo, quero dizer qualquer jogador além do goleiro; se o jogador para quem está passando estiver mais perto do goleiro do que qualquer outro jogador do time, você está em apuros. Bem, você geralmente está em apuros.

Você pode aprender mais sobre a regra do impedimento neste post.

Quando um impedimento não é um impedimento?

Então, o jogador que está sendo passado, vamos supor que seja o atacante, está além do último defensor e mais perto do goleiro adversário do que qualquer jogador adversário.

Isso torna o atacante impedido? Não, se o atacante não estiver interferindo na jogada, eles não estão; o atacante pode estar passando pelo último defensor, mas não está participando do ataque ou estar perto da bandeirinha de escanteio e, portanto, não ter influência no jogo.

Este aspecto da regra do impedimento é motivo de muita discussão e pode turvar muito as águas. Se o atacante não estiver no caminho e não bloquear os adversários de pegar a bola de volta ou passá-la para um companheiro de equipe, e se eles não estiverem bloqueando a linha de visão do goleiro, eles são classificados como não impedidos.

Se o atacante estiver tecnicamente impedido, mas estiver perto da bandeirinha de escanteio, ou seja, não estiver tecnicamente impedido, e de repente for passado para ele, ele estará impedido.

Confuso, não é? Isso porque o atacante passou de não interferir no jogo, independentemente de sua posição, para, de repente, fazer parte do movimento de ataque e se encontrar em uma posição avançada com uma vantagem clara.

Cabeças, ombros, joelhos e pés

As partes do corpo de um jogador que agora podem ser classificadas como impedimento mudaram ao longo dos anos; antigamente, o corpo inteiro de um jogador tinha que estar mais à frente do que o penúltimo jogador para ser classificado como impedimento.

As regras de impedimento mudaram, e agora qualquer parte da cabeça, corpo ou pés de um jogador considerada à frente do penúltimo jogador é classificada como impedimento.

Você pode não achar isso importante, mas quando um impedimento é marcado contra seu time depois que eles marcaram um gol porque a testa do atacante estava impedida, você saberá a dor sentida pelos fãs semanalmente.

Você não está impedido se estiver no seu próprio meio-campo

Então agora nós olhamos para a regra do impedimento; onde isso deixa um jogador que está em seu próprio meio-campo? Um jogador que está em seu próprio meio-campo, até e incluindo a linha do meio-campo real, não pode ser classificado como impedimento, independentemente de estar à frente de todos os jogadores adversários.

Se o jogador que estava na linha tiver os pés sobre a linha ou a cabeça, e a bola for passada para ele, então, conforme o parágrafo acima, ele será considerado impedido. O mesmo se aplica se o jogador estiver um pouco acima da linha, mas não estiver interferindo na jogada; independentemente de estar acima da linha ou não, ele não está impedido.

O fato de você não poder estar impedido no seu próprio campo pode ter repercussões, especialmente para um time que está correndo atrás do jogo. Conforme um time avança em busca de um vencedor ou empate, a linha defensiva se move cada vez mais perto dos oponentes, até mesmo para a linha do meio-campo.

Em alguns casos, uma bola longa por cima da defesa pode descartar completamente uma situação de impedimento, já que os jogadores atacantes entram em jogo a partir de seu próprio campo. Desde que o passe que vai em sua direção seja feito antes que eles cruzem a linha do meio do campo, eles não podem estar impedidos.

Embora isso não aconteça com muita frequência, a maioria dos times garante que haja pelo menos um ou dois defensores em seu próprio campo. Não é incomum que o time que persegue de repente se veja ainda mais para trás, já que seus oponentes aproveitam ao máximo o fato de não poderem estar impedidos em seu próprio campo.

O que acontece quando você é considerado impedido?

Ao contrário de um tackle mal cronometrado, que muitas vezes pode levar a um cartão amarelo ou vermelho, uma corrida mal cronometrada que leva a um impedimento não é punível. Sim, o time adversário ganha um tiro livre indireto, mas o jogador que está impedido não é mais penalizado.

Um jogador pode estar impedido quantas vezes quiser e não ser punido pelo árbitro. Isso não significa que seu próprio técnico não começará a perder a paciência, no entanto; um atacante precisa estar o mais próximo possível da linha de impedimento enquanto permanece em jogo.

Alguns dos maiores atacantes da história foram jogadores que eram mestres em furar a armadilha do impedimento; Pippo Inzaghi, ex-atacante do Milan e da seleção italiana, era um artista em furar a armadilha do impedimento pairando no ombro do último defensor.

O lendário técnico do Manchester United, Sir Alex Ferguson, foi citado certa vez dizendo: “Inzaghi nasceu impedido”, já que o italiano, apesar de ser excelente em ficar em posição irregular, ainda era pego em impedimento muito mais do que a maioria dos outros atacantes.

Conclusão

Não poder estar impedido no seu próprio campo geralmente só é relevante quando um time contra-ataca repentinamente; enquanto um time avança, um time que consegue recuperar a bola rapidamente e distribuir passes avançados para seus atacantes pode colher os frutos.

Com a introdução do VAR (Video Assistant Referee), os times têm que jogar ainda mais perto da borda do que nunca. Onde antes era responsabilidade exclusiva do árbitro ou bandeirinha determinar se um time estava impedido, o VAR agora pode verificar quase instantaneamente e em detalhes minuciosos.

Devido à capacidade do VAR de congelar o quadro e dar zoom, uma testa ou um pé desonesto agora serão descobertos, e já houve um aumento considerável em impedimentos sendo marcados, especialmente para partes do corpo que estão logo atrás.

No futuro, sempre pode haver mudanças na regra do impedimento, mas, por enquanto, fãs e jogadores terão que aceitar as decisões conforme elas vierem. Você ganha algumas; você perde algumas; a menos que esteja no seu próprio campo, claro.

Saiba mais sobre a regra do impedimento nestas postagens: