Você pode estar impedido em um tiro de meta?












A regra do impedimento no futebol pode ser muito complicada para as pessoas entenderem no começo. Ela tem muitas áreas cinzentas que podem confundir os fãs e até mesmo os jogadores durante uma partida. Quando se trata de tiros de meta, ser pego em impedimento parece possível. É uma violação?

A resposta simples é não. Não existe impedimento se um jogador está pegando a bola de um tiro de meta. Nunca houve uma regra que proibisse isso na história do futebol.

Tecnicamente falando, isso significa que um jogador pode se posicionar de uma forma que pareça estar impedido no fluxo normal da partida. Somente quando a bola está de volta ao campo de jogo e tocada por um jogador de campo é que as regras normais de impedimento são aplicadas novamente.

Qual é a regra geral do impedimento no futebol?

Um jogador de futebol é considerado impedido se alguma parte do seu corpo estiver do outro lado do campo, mais perto da linha de gol do adversário do que não apenas da bola, mas do último adversário em campo.

As bandeiras vão subir quase instantaneamente se um jogador estiver impedido em uma partida. Mesmo que seja uma quantia muito pequena, o time adversário fica com a bola com um tiro livre indireto.

Sistemas de replay e outras peças de tecnologia tornam as chamadas de impedimento muito mais precisas do que nunca. Costumava haver um tempo em que os jogadores escapavam com algumas escalações de impedimento menores, mas isso acabou nos níveis mais altos.

Você pode aprender mais sobre a regra do impedimento neste post.

Um jogador pode estar impedido em um lateral?

Muitas pessoas combinam essas duas perguntas, pois podem ser um pouco complicadas de descobrir. A mesma resposta se aplica, pois isso também é legal. Não há marcação de impedimento se um jogador recebe a bola diretamente de um time que está lançando.

A razão aqui é um pouco diferente. Originalmente, as regras do jogo diziam que a bola deveria ser lançada em ângulos retos em relação à linha lateral. Isso tornaria muito difícil para qualquer jogador ter vantagem ao receber a bola.

Em 1877, o lançamento lateral tornou-se disponível em qualquer direção. Como isso era um pouco confuso e os árbitros não sabiam como lidar com isso, os impedimentos agora se tornaram uma regra.

Em 1920, a regra mudou para o que é hoje. Um jogador não pode estar impedido durante um arremesso lateral, mesmo que o arremesso possa ir em qualquer direção.

Um jogador pode estar impedido em um escanteio?

A terceira exceção mais comum à regra do impedimento é que um jogador não pode estar impedido em um escanteio.

Originalmente, um escanteio tinha que ser cobrado exatamente do canto do campo. Isso significa que seria impossível uma marcação de impedimento em primeiro lugar, já que é bem na linha do gol.

Os escanteios mudaram um pouco, pois agora podem acontecer até uma jarda do escanteio. Isso torna tecnicamente possível estar fora, mas nas regras do jogo, isso não será chamado.

Quando o impedimento se tornou uma regra no futebol?

Nas primeiras leis do jogo, o impedimento se tornou uma regra em 1863. Era uma regra antes disso também em outros livros de regras menos oficiais.

Mesmo durante os estágios iniciais do futebol, os organizadores perceberam que essa regra precisava ser implementada para manter o jogo fluindo como deveria.

Por que as marcações de impedimento são aplicadas?

Se a regra do impedimento não existisse, o futebol consistiria principalmente em um jogo em que os times chutariam a bola longamente para que ela chegasse aos jogadores alinhados bem perto do gol. O jogo seria muito diferente e não seria tão fluido quanto é hoje.

Muita ação só aconteceria bem perto dos gols o tempo todo. Isso pode levar a mais gols, mas futebol é sobre usar o campo inteiro e criar ataque como um time. Carregar tudo para chutes a gol só criaria muito caos e jogabilidade indesejada.

Como as equipes evitam marcações de impedimento

Para evitar chamadas de impedimento, os times praticam cronometrar tudo no ataque. Começar corridas enquanto alinhado com um defensor é uma ótima maneira de abrir oportunidades. Há uma forma de arte em correr bem com um defensor e procurar a oportunidade de obter uma vantagem.

O timing entre dois jogadores ofensivos precisa ser exato para uma corrida profunda e bem-sucedida em um passe. Claro, também ajuda se os dois jogadores forem habilidosos o suficiente para completar o passe e então fazer algo com a bola enquanto estão no ataque.

Times que usam um ataque avançado costumam dizer que a regra do impedimento é a mais desafiadora.

Mesmo jogadores talentosos precisarão trabalhar com outros para acertar o timing e encontrar qualquer tipo de sucesso consistente. São necessárias pelo menos algumas práticas para acertar e ler as oportunidades corretamente.

Defensivamente, é tudo sobre ficar de olho em onde os jogadores se alinham para evitar que eles façam corridas. Sempre usar essa pequena vantagem como uma vantagem pode bloquear quaisquer passes profundos para abrir o campo.

Uma maneira sorrateira para os defensores atraírem chamadas externas envolve brincar um pouco de gato e rato com a oposição. Existem maneiras de atrair jogadores impedidos, diminuindo a velocidade aparentemente do nada. Apenas mudar de direção também pode atrapalhar completamente os ataques.

Por que nunca haverá impedimento em um tiro de meta

Com essa regra existindo há tanto tempo, ninguém no futebol está querendo mudá-la tão cedo. Simplesmente faz sentido relaxar a regra do impedimento quando um tiro de meta está acontecendo. Isso força o time defensivo a ter alguns de seus jogadores perto da rede, caso o adversário pegue a bola.

O fluxo geral do jogo pareceria fora com uma regra de impedimento imposta. O adversário poderia simplesmente correr para a outra metade do campo e criar o caos. Como o futebol quer manter tudo fluindo da maneira que deveria, a chamada de impedimento para um tiro de meta nunca entrará em jogo.