Você pode estar impedido em um escanteio?












Escanteios ou “escaninhos”, como muitas pessoas os chamam ao redor do mundo, são uma das jogadas ensaiadas mais comuns que ocorrem durante uma partida de futebol e são uma das melhores maneiras de um time marcar um gol em uma situação de bola parada.

Dito isso, sempre há a preocupação de que, ao atacar, você possa ser pego em impedimento, então hoje vamos fazer a seguinte pergunta: Você pode estar impedido em um escanteio?

Um jogador não pode estar impedido de um escanteio. Não importa onde um jogador esteja, nenhuma marcação de impedimento será emitida após um escanteio. Quando 2 jogadores tocarem na bola após um escanteio, uma marcação de impedimento pode ser feita novamente.

O que é um escanteio?

A ideia de um escanteio é simples: se a bola sai do campo após um toque de um jogador do time defensor, um escanteio é concedido. Depois disso, há uma série de resultados diferentes que podem ocorrer quando um escanteio é dado ao lado atacante.

Primeiro, a bola pode ser lançada diretamente na área de 18 jardas e cabeceada para o fundo da rede por um jogador atacante (ou afastada por um jogador defensor ou goleiro).

Um time também pode optar por cobrar um escanteio curto, o que envolve um segundo jogador se aproximando do cobrador da bola parada e recebendo um passe curto dele para fazer um cruzamento mais preciso para a área.

Essas são apenas duas maneiras de cobrar um escanteio, pois há uma maneira quase infinita de fazer isso. Também é comum ver um goleiro agir como um jogador extra-atacante no final do jogo se um time receber um escanteio quando precisa desesperadamente de um gol.

Então você pode estar impedido de um?

Por que os jogadores não podem estar impedidos em um escanteio

Como já explicamos, há muitas maneiras diferentes de cobrar um escanteio e, no sentido mais básico do jogo, você nunca pode estar impedido de um escanteio. No entanto, isso só acontece quando a bola é entregue diretamente na área do adversário.

O motivo para isso é que a área fica muito congestionada quando um escanteio é cobrado, com jogadores tanto do lado ofensivo quanto do defensor espremidos na área de 18 jardas para marcar um gol ou impedir que o adversário marque.

Essa falta de impedimentos pode significar que os times inventam muitas maneiras criativas de tentar marcar ou defender um escanteio. Nos últimos anos, a seleção da Inglaterra tem usado uma rotina de bola parada conhecida como “trem do amor” para tentar forçar seu caminho para frente durante um escanteio.

Esta provou ser uma inovação relativamente bem-sucedida, com jogadores como Harry Maguire se mostrando uma adição valiosa ao ataque.

Você deve estar se perguntando: eu poderia tecnicamente ficar no gol do adversário quando um escanteio estiver sendo cobrado?

Em teoria, a resposta para essa pergunta é sim, você poderia, no entanto, não seria um empreendimento que valesse a pena, pois se a bola caísse em seus pés, ela já estaria na linha e, portanto, um gol já teria sido concedido. Você não seria considerado impedido, desde que a bola fosse diretamente para a rede do escanteio.

É aqui que entram as complicações na cobrança de um escanteio.

Como você pode estar impedido em um escanteio

Então, se você cobrar um escanteio que vá direto para a área, você pode ficar em qualquer lugar do campo e não correr o risco de ser considerado impedido. Isso só se aplica à primeira bola na área, então há uma série de cenários em que você pode estar impedido após uma rotina de escanteio.

Como mencionamos anteriormente, existe um escanteio curto, e esse é o exemplo mais comum de impedimento.

Se você passasse a bola para o homem que chegou perto e ele imediatamente a devolvesse para você, as chances são de que o time defensor já teria movido sua linha defensiva mais para frente no campo para pegá-lo desprevenido.

O mesmo se aplica quando um jogador conecta a bola dentro da área após um tradicional escanteio. Se você cabeceasse a bola para um companheiro de equipe que estava em posição de impedimento, ele agora seria considerado impedido, apesar de não estar assim apenas um momento antes.

Há alguma outra jogada ensaiada da qual não posso estar impedido?

Sob as regras atuais do futebol de associação (soccer), há apenas duas outras jogadas ensaiadas das quais um jogador não pode ser declarado impedido, e elas são um tiro de meta e um lateral. Ambas as jogadas ensaiadas funcionam da mesma forma que os escanteios em relação a ser pego em impedimento.

Você não pode ser declarado impedido de um escanteio, tiro de meta ou lateral, desde que receba a bola diretamente do cobrador. Se você não levar a bola aos seus pés dessa forma e estiver atualmente em posição de impedimento, você será sinalizado como impedido pelo bandeirinha.

Você pode ser considerado impedido em uma cobrança de falta e um pênalti (pode parecer improvável que você receba um passe de pênalti, mas às vezes isso acontece. Basta procurar por passe de pênalti do Arsenal e você dará boas risadas).

Esperamos que este pequeno guia tenha ajudado você a aprender mais sobre a regra do impedimento e se você pode estar impedido em um escanteio.

Você pode aprender mais sobre a regra do impedimento neste post.