Você consegue marcar em uma cobrança lateral no futebol?












Os lances laterais são uma das bolas paradas mais comuns que ocorrem ao longo de uma partida de futebol, ocorrem com tanta frequência que geralmente nem são registrados nas estatísticas finais do jogo.

Considerando que os lançamentos laterais são tão comuns, você pode estar se perguntando se pode realmente marcar pontos diretamente de um lançamento lateral? Bem, em breve você não precisará mais se perguntar, porque hoje vamos responder a essa pergunta.

Não é possível marcar diretamente em uma reposição. Se a bola entrar no gol diretamente de uma reposição, será concedido um tiro de meta. Para marcar em uma reposição, o jogador precisa tocar na bola antes que ela entre na rede.

O que é um lançamento lateral?

Antes de entrarmos nos aspectos técnicos sobre se você pode ou não marcar em uma reposição, devemos primeiro entender o que realmente é. Essencialmente, uma reposição é (como o nome sugere) quando um jogador pode pegar a bola quando ela não estiver mais em jogo e jogá-la de volta no campo para reiniciar o jogo.

Um lançamento lateral é concedido sempre que a bola sai da área de jogo para a lateral do campo. A reposição é então concedida à equipe que não colocou a bola fora de jogo (portanto, se a equipe defensora chutar a bola para fora, a reposição é concedida à equipe atacante).

Só existe uma maneira de fazer uma reposição: impedir que a bola se desloque muito para cima no campo quando for cobrada. Para fazer uma reposição, o jogador deve ficar com os dois pés firmemente enraizados no chão e lançar a bola com as duas mãos sobre a cabeça.

Se alguma dessas regras for desobedecida (por exemplo, um jogador faz uma grande corrida ou uma reposição nas axilas), um lançamento de falta é concedido e o adversário então pode fazer a reposição. Lançamentos de falta são muito raros no jogo moderno, mas às vezes ocorrem.

Então, posso marcar de um?

Dado que um lançamento lateral é um lance de bola parada, você pode ser desculpado por pensar que pode marcar diretamente de um, assim como faria em um escanteio ou em uma cobrança de falta. Na realidade, porém, você não pode marcar diretamente em uma cobrança lateral e há uma série de razões para isso.

Em primeiro lugar, agora existem muitos grandes cobradores de reposição que jogam (pense em Rory Delap ou mesmo em Dave Challinor se você tiver idade suficiente). Esses jogadores podem lançar a bola de distâncias insanas para que um de seus companheiros chegue ao final do lance e faça um gol.

Se você permitisse que um jogador como esse tivesse a chance de marcar diretamente em uma cobrança lateral, isso arruinaria totalmente o jogo. As equipes simplesmente abandonariam outras táticas em favor de um especialista em arremessos longos que poderia tornar a cobrança de um arremesso lateral comparável a receber um pênalti.

Ok, ainda seria raro ver um jogador marcar diretamente em uma cobrança lateral, dada a habilidade dos goleiros de primeira linha hoje em dia, no entanto, isso ainda pode acontecer e isso é algo que os fãs de todo o mundo provavelmente ficariam muito chateados. sobre.

Como você poderia marcar em uma reposição?

Embora você possa não conseguir marcar diretamente em uma reposição de acordo com as leis atuais do jogo, há maneiras de seu time aproveitar uma reposição e marcar um gol.

Como mencionamos anteriormente, especialistas em lançamentos longos são uma mercadoria rara e muitas vezes valiosa para se ter em seu time. Eles não podem simplesmente lançar a bola para o fundo da rede, mas podem jogá-la na área de 18 jardas para os atacantes acertarem.

Se um lançamento lateral longo for executado corretamente, pode causar caos na área do time defensor e fazer com que os atacantes levem a melhor sobre o adversário e potencialmente marquem um gol de cabeça grande. Esta é uma tática que tem sido utilizada pelos ingleses do Cheltenham Town há alguns anos, com a equipa sediada em Gloucestershire a tornar-se especialista na longa rotina de lançamentos laterais.

Existem outras maneiras de marcar em uma reposição, se você não tiver um especialista em arremessos longos em suas fileiras. Um lançamento lateral curto pode ser igualmente eficaz se for executado corretamente.

Quando seu time estiver perto do gol adversário, basta lançar a bola para um jogador na entrada da área para que ele cruze para seus atacantes cabecearem para a rede. Da mesma forma, se um jogador receber a bola em posição de arremesso lateral, ele também poderá marcar com os pés.

Também há uma maneira de marcar um gol de um lateral adversário, mas seu time deve ser especialista em táticas de alta pressão. Quando o adversário tem um lateral bem fundo em seu próprio campo, você pode encurralá-lo e roubar a bola depois que ele a tiver jogado de volta para o campo e marcar do jeito que você normalmente faria.

É algo difícil de dominar, mas se você acertar, pode pegar até mesmo as melhores equipes cochilando.

As regras mudarão algum dia?

É altamente improvável que a FIFA permita uma mudança de regra que signifique que você pode marcar diretamente em uma cobrança lateral, isso se deve ao fato de que o futebol associativo tem mais de um século e muito raramente viu mudanças generalizadas na estrutura do futebol. jogo.

Como afirmamos anteriormente, mudar as leis do jogo para atender às necessidades de algumas pessoas não é algo que os fãs e a mídia aceitariam bem.

Talvez permitir que os jogadores marcassem diretamente na reposição aumentasse a emoção, já que as equipes defensoras teriam que pensar mais sobre como se posicionar sempre que uma reposição fosse realizada.

Na realidade, porém, isso apenas levaria as equipes a abusar da tática e, em última análise, minar a alegria das rotinas de lances de bola parada. Tendo visto o que as equipes com especialistas em lançamentos longos são capazes, isso realmente te irrita rapidamente e você deseja que um jogador que não consegue lançar a bola muito longe possa pegar a próxima.

Aí está! felizmente, agora você sabe que não pode marcar diretamente em uma cobrança lateral no futebol; no entanto, há muitas maneiras diferentes de usá-los a seu favor para marcar um gol.