Um goleiro pode marcar gols no futebol?

Um goleiro pode marcar gols no futebol?










Existem muitas posições diferentes no futebol e todas elas têm seus próprios papéis e responsabilidades que um jogador deve desempenhar corretamente para que seu time vença uma partida.

Uma das posições mais difíceis de dominar é a de goleiro. O trabalho principal de um “goleiro” é evitar que a bola entre no gol que ele protege; isso pode ser feito por qualquer meio necessário, incluindo o uso das mãos.

Considerando que o trabalho deles é impedir que gols sejam marcados, você pode estar se perguntando se é possível que eles desçam até o outro lado do campo e marquem para si mesmos? Hoje, responderemos a essa pergunta analisando alguns dos maiores momentos da história dos goleiros.

Os goleiros podem marcar gols no futebol, assim como qualquer outro jogador em campo. Gols de goleiros são muito raros, pois não é sempre que o jogador entre os postes se encontra no lugar certo para marcar. Em ocasiões ainda mais raras, os goleiros marcaram em tiros de meta. Um goleiro não pode usar as mãos para marcar gols.

Como um goleiro pode marcar?

Um goleiro é um jogador como qualquer outro em campo, quando a bola chega aos seus pés, isso significa que se ele tivesse habilidade, poderia, em teoria, correr pelo campo e marcar um gol maravilhoso.

Eles também podem passar a bola pelo campo para ajudar os atacantes a avançarem e marcarem gols, o que na verdade é uma maneira muito comum para times que estão com dificuldades de criar chances de marcar gols, especialmente aqueles com um “homem-alvo” no topo do campo.

Outra maneira pela qual os goleiros às vezes marcam gols é entrando na área de 18 jardas do adversário para um escanteio ou uma falta no final do jogo. Essa tática é frequentemente usada por times que estão desesperadamente procurando um empate ou até mesmo um vencedor tardio em uma partida importante.

O resultado é, na maioria das vezes, que a bola não chega ao goleiro, pois ele tem menos probabilidade de marcar do que seus companheiros de campo, embora em algumas ocasiões tenha conseguido colocar a bola no fundo da rede, recebendo aclamação dos fãs e da mídia.

A forma final, e possivelmente a mais comum, de goleiros marcarem gols é por meio de um tiro de meta. Ao contrário de algumas jogadas ensaiadas, como lançamentos laterais, um goleiro pode marcar diretamente de um tiro de meta, assim como de uma falta. Mais uma vez, esses gols ainda são muito raros e são lembrados com carinho por qualquer um que os testemunhe.

Muita coisa tem que dar certo (ou errado) para que um tiro de meta encontre seu caminho até o gol adversário, muito disso tem a ver com o posicionamento do goleiro adversário e a direção do vento. Se a bola for rebatida corretamente e pegar a rajada de vento certa, ela pode iludir todo o time adversário.

Aqui está um exemplo disso:

Para os goleiros, um dos maiores constrangimentos é sofrer um gol contra outro goleiro; a maioria deles chega a se desculpar por marcar um gol contra o outro.

Por que eles são tão raros?

Como já mencionamos, esses tipos de objetivos são incrivelmente raros e há uma série de razões para isso.

Primeiro, o fato de os goleiros serem a última linha de defesa impedindo o adversário de marcar significa que eles quase nunca estão em posição de marcar.

Mesmo quando o time está atacando, espera-se que o goleiro permaneça na sua área do campo, para o caso de o adversário tentar um contra-ataque.

Em termos de chutes de longa distância, já discutimos como as condições precisam ser quase perfeitas para que o goleiro marque dessa maneira.

Além disso, a maioria das vezes em que os goleiros marcaram gols de longa distância foi por pura coincidência, sem uma tentativa real de colocar a bola na rede.

Alguns goleiros acreditam que é desrespeitoso com seus colegas no gol adversário marcar um gol em tiro de meta, pois isso os faz parecer um pouco ruins.

Existe um clube não oficial para goleiros que eles chamam de “sindicato dos goleiros”. Esse grupo mantém muitas regras não escritas que a maioria dos goleiros segue em campo.

Qual é o melhor gol marcado por um goleiro?

Embora sejam muito raros em termos de número de gols marcados por goleiros, houve muitos gols incríveis deles ao longo dos anos.

Cada um terá sua opinião sobre qual deles foi o melhor, mas para mim o mais memorável aconteceu em 2013, quando o goleiro do Stoke City, Asmir Begovic, marcou contra o Southampton na Premier League.

Aqui está o objetivo do qual estou falando:

O motivo pelo qual esse gol é tão icônico é que ele foi marcado quase imediatamente após o início do jogo. O Southampton chutou do círculo central antes do Stoke ganhar a bola e devolvê-la para Begovic, a fim de manter a posse de bola.

Begovic tentou lançar a bola para o ataque na tentativa de encontrar os jogadores de ataque do Stoke, mas ela passou longe da área e parecia que ela simplesmente rolaria para o goleiro do Southampton.

O vento é famoso em Stoke e não foi diferente naquele dia, com a bola se movendo constantemente enquanto estava no ar. Um salto estranho tornou as coisas ainda mais difíceis para o goleiro do Southampton, que avaliou mal antes que a bola passasse por cima de sua cabeça e entrasse no gol atrás dele.

O gol de Begovic é lendário por alguns motivos: primeiro, foi marcado após apenas 12 segundos de jogo, tornando-se um dos gols mais rápidos de todos os tempos.

Talvez mais impressionante, é também o gol mais longo da história do futebol. Begovic realmente recebeu um recorde mundial do Guinness pelo gol que permaneceu até 2024, quando o goleiro do Newport County, Tom King, marcou de 105 jardas.

Alguns outros gols icônicos marcados por goleiros incluem o de Peter Schmeichel contra o Rotor Volgograd em 1995 e o do ex-goleiro do Bayern de Munique, Gerard Hillringhaus, enquanto jogava pelo SV Turk Gucu nas divisões inferiores do futebol alemão.

O último desses dois gols é um dos mais impressionantes já marcados por um goleiro, pois foi um chute de bicicleta, algo que até os melhores atacantes têm dificuldade de fazer. Se você quiser ver um momento realmente hipnotizante na história do futebol, recomendo fortemente assistir a um vídeo do chute.

Então, agora você sabe que um goleiro pode marcar gols no futebol, mas é algo que não acontece com muita frequência. Você já viu um goleiro marcar gols ao vivo? Se sim, você está entre os poucos que já viram.