Tamanho da bola de futebol: que tamanho você deve usar?

Tamanho da bola de futebol: que tamanho você deve usar?










Uma das belezas do futebol é que crianças de qualquer idade podem jogar. Basta uma bola e alguns jogadores para dar uma ideia do jogo.

Para a geração mais jovem, usar uma bola de futebol de tamanho normal não faz muito sentido. É difícil controlar quando os pés de uma criança são muito pequenos e simplesmente não faz sentido usar uma barra tão grande em um campo de jogo pequeno.

Há um total de cinco tamanhos principais de bolas de futebol, e eles também diferem em peso. Abaixo está uma visão mais detalhada de para que servem esses cinco tamanhos e como comprar as bolas de futebol adequadas em geral.

Tamanho da bola de futebol Recomendação de idade Circunferência da bola
Tamanho 1 0-3 anos 18″ a “20
Tamanho 2 3-5 anos 20″ a 22″
Tamanho 3 5-8 anos 23″ a 24″
Tamanho 4 8-11 anos 25″ a 26″
Tamanho 5 12+ anos 27″ a 28″

Tamanho 1

Recomendado para: 1-3 anos

A menor bola de futebol que ainda é usada em jogos é o Tamanho 1. Esta é a primeira bola de futebol perfeita para crianças mais novas, pois o tamanho não é excessivo. Muitas vezes também são um pouco mais macias do que as bolas de futebol convencionais, o que significa que funcionam em ambientes fechados se os pais quiserem brincar com os filhos dentro de casa.

A maioria dos jogadores que usam uma bola de futebol nesta fase não fará parte de um time real, por isso é mais ou menos visto como um treinador. Porém, por ser de tamanho pequeno, algumas pessoas utilizam o treinador mesmo em idades mais avançadas, simplesmente porque permite mais foco no desenvolvimento da técnica adequada e no toque de bola.

Por fim, se tem uma bola que funciona muito bem como lembrancinha é essa. É perfeito para exibir, fazer com que os jogadores assinem e muito mais. O tamanho menor torna muito mais portátil e não causa muitos problemas.

Tamanho 2

Recomendado para: 35 anos de idade

A bola de futebol tamanho 2 não é particularmente popular, pois é vista mais como uma opção de interpolação do que qualquer outra coisa. É um pouco maior que o tamanho um, mas ainda não foi projetado para jogos reais. Existem algumas ligas para crianças muito pequenas que usam a bola, mas a maioria salta para o tamanho 3 em vez do tamanho 2.

Treinar com esta bola para um jogador mais velho ainda é muito benéfico, mas, novamente, ela não oferece o mesmo tipo de valor que o Tamanho 1. Ela pesa um pouco mais, o que pode fazer as pessoas sentirem que estão usando uma bola maior que está mais próximo do que eles realmente brincam.

Em muitas lojas, eles podem não vender necessariamente muitas opções de Tamanho 2. É talvez o tamanho mais impopular que existe, mas preenche a lacuna em certas situações.

Tamanho 3

Recomendado para: 5 – 8 anos

Esta é a primeira bola de futebol usada em partidas. As crianças começam a brincar nessa idade em todo o mundo, e isso funciona perfeitamente em campos menores, à medida que os jogadores aprendem o jogo. Não só é um pouco maior, mas o peso extra permite algum desenvolvimento de habilidades como um jogador mais jovem.

Esta não é apenas a primeira bola real feita mais para o jogo, mas também geralmente tem uma qualidade um pouco superior. Os jogadores procuram aprender novas técnicas com esta bola e a única forma de o fazerem é jogando com a bola que conseguem manusear.

Existem muitas ligas que proíbem cabeceamentos neste nível, mas esta é outra vantagem de usar uma bola que pesa cerca de 300 gramas. Uma bola tamanho 3 causará menos danos à cabeça de uma criança se ela fizer contato. Pode não parecer muita diferença, mas pode ajudar aqueles que ainda estão em desenvolvimento.

A maioria dos treinadores juvenis tem muitas bolas de futebol tamanho 3. Eles também estão facilmente disponíveis em qualquer lugar, já que muitas crianças começam a jogar futebol nessa idade.

Tamanho 4

Recomendado para: 8 – 11 anos

Esta é a bola final antes de saltar para uma opção em tamanho real. A bola tamanho 4 gradualmente leva os jogadores mais jovens a jogar com a opção completa, embora haja uma grande diferença de tamanho e peso.

Perder apenas alguns centímetros e talvez 50 gramas de peso pode não parecer uma grande diferença, mas é muito mais fácil passar do tamanho 3 para o tamanho 4 e, eventualmente, para o tamanho 5, depois pular uma etapa e vá do tamanho 3 para o tamanho 4.

Esse tamanho também salta e funciona como a versão completa, o que ajuda as crianças a realmente começarem a desenvolver algumas das habilidades que possuem. Eles terão a oportunidade de controlar a bola e trabalhar movimentos especiais para ficarem um pouco mais completos.

Assim como a bola tamanho 3, também existe uma certa preocupação de segurança para os jogadores que podem começar a cabecear a bola pela primeira vez. É um pouco mais leve na cabeça, o que vai causar menos danos e deixar os pais um pouco mais confortáveis ​​com o filho jogando futebol também.

Tamanho 5

Recomendado para: 12 anos ou mais

Para uma opção de bola de futebol em tamanho real, o tamanho 5 é a melhor opção. Ambas as crianças estão pelo menos um pouco familiarizadas com essas bolas aos 10 anos, mas podem não aparecer nas partidas até os 12 anos. A bola de futebol praticamente não mudou ao longo dos anos, então as pessoas estarão muito familiarizadas com esse tipo de bola sempre que estão jogando.

Pode ser tentador para os pais e treinadores forçar uma bola maior aos jogadores no início, mas na verdade está a prestar-lhes um péssimo serviço. Eles também não conseguirão controlar a bola e ela pode ser muito pesada. No final, é mais fácil chegar ao tamanho 5.

Uma bola de futebol tamanho 5 vai custar mais, já que também vem em algumas opções premium. Comprar bolas de jogo oficiais certamente custa muito dinheiro, mas como são feitas de material de alta qualidade e durabilidade, a maioria das pessoas está disposta a fazer esse investimento.

Listei minhas recomendações atualizadas de bolas de futebol tamanho 5 neste post.

Por que as recomendações de idade para tamanhos de bolas são importantes

Todas as idades acima são mais uma estimativa do que qualquer coisa, já que os jogadores se desenvolverão em velocidades diferentes. Nem todas as crianças de 10 anos jogam no mesmo nível, e o mesmo certamente vale para as de 12 anos.

Uma bola não dimensionada adequadamente para um nível de habilidade individual causará mais danos do que benefícios. Por exemplo, colocar uma bola de futebol grande na frente de um jogador muito jovem e inexperiente terá um impacto negativo no desenvolvimento geral. Eles não terão a capacidade de desenvolver algumas dessas habilidades mais refinadas, o que pode até levar à perda de interesse no jogo.

Por outro lado, os adultos precisam ter certeza de que compram a bola certa quando estão jogando. Há muitas pessoas que jogam casualmente e depois compram qualquer bola que encontram na loja do Outlook. Se comprarem um tamanho 3 ou 4, pode parecer grande o suficiente para alguns como tamanho oficial. No final das contas, não será nada além de um desperdício de dinheiro se o tamanho incorreto for comprado.

A inflação importa?

Ao olhar para qualquer gráfico, pode ser um pouco confuso para alguns que os tamanhos e pesos não sejam uniformes. Isso ocorre porque uma bola de futebol pode jogar de maneira diferente e até ter um tamanho ligeiramente diferente dependendo da quantidade de ar que contém. Certifique-se de prestar atenção à quantidade de ar que entra na bola e determina como a bola joga e reage no campo.

Com os mais jovens, muitas pessoas tentam ir com uma bola ligeiramente inflada, por isso é um pouco mais suave no impacto. Isso pode ajudar a prevenir lesões, especialmente na região da cabeça. Esta é a maneira mais fácil de esvaziar uma bola de futebol.