Que idiomas Lionel Messi fala?

Que idiomas Lionel Messi fala?










Poucas pessoas podem afirmar ser as melhores do mundo naquilo que fazem, às vezes podem ser reconhecidas como grandes, ou mesmo no auge da sua profissão, desfrutando de saber que alcançaram tudo o que sonharam.

Menos ainda são reconhecidos como os melhores de todos os tempos. Você poderia ser o melhor hoje, mas e há 20 anos? Talvez houvesse um gigante nesse campo que você simplesmente não consegue superar.

E há ainda Lionel Messi, o diminuto gênio do futebol argentino, destruidor de times, quebrador de recordes. O melhor jogador que já entrou em um campo de futebol. O auge das proezas esportivas, listar suas conquistas levaria o dia todo, entender como ele as conseguiu poderia levar uma vida inteira.

Messi redefiniu o que significa ser o maior jogador de todos os tempos e é improvável que seja superado tão cedo. Seu domínio da linguagem do futebol é imaculado, seu sotaque impecável, sua pronúncia perfeita.

Mas e as outras línguas que Lionel Messi fala? Quão fluente é o maior jogador da atualidade na fala, ele é tão articulado em inglês, espanhol ou francês quanto em um campo de futebol? Que línguas Messi fala? Vamos descobrir.

Linguagem As habilidades de fala de Messi
Espanhol Fluente
Francês Ruim
Inglês Ruim

Messi fala espanhol como um nativo?

Tendo passado a maior parte da sua ilustre carreira no gigante catalão FC Barcelona, ​​é uma pergunta justa a fazer, ou seria, se não soubesse que o espanhol é a língua nativa da Argentina.

Nascido em Rosário, na Argentina, em 24 de junho de 1987, Messi permaneceu em seu país de origem até se mudar para a Espanha aos 13 anos e, como sua língua nativa era o espanhol, Messi conseguiu entender perfeitamente o idioma em sua nova casa.

Mudar-se tão jovem, mesmo com a família viajando com ele, foi difícil, por isso é compreensível que a família Messi escolhesse um país onde pudessem pelo menos falar a língua imediatamente.

Naturalmente tímido e introvertido, os companheiros de equipe de Messi inicialmente pensaram que ele era mudo, tal era sua natureza tranquila, mas ele logo se integrou ao elenco de outras futuras estrelas. Vindo da Argentina, falar espanhol certamente o ajudou a se aclimatar rapidamente.

Ao longo de sua carreira, em entrevistas na TV, coletivas de imprensa pós-jogo e no trato com os torcedores, Messi sempre conversou em espanhol.

Independentemente do país em que foi entrevistado, ao contrário de Cristiano Ronaldo, que consegue responder em inglês, italiano, espanhol e português, manteve o uso de um único idioma diante das câmeras.

No entanto, houve um pequeno problema: embora o espanhol seja obviamente a língua nativa de Espanha, bem como o país natal de Messi, Barcelona faz parte da Catalunha, uma região de Espanha que faz fronteira com França e Andorra. A língua predominante falada na Catalunha é o catalão, uma chaleira de peixes totalmente diferente do espanhol.

Catalão não é espanhol

Existem cerca de 9 milhões de falantes de catalão no planeta, e Lionel Messi se considera um deles. Não é francês, não é espanhol e, embora tenha semelhanças com os dois idiomas, tem um sabor muito diferente.

Tendo estado na Catalunha desde os 13 anos e jogando ao lado de catalães nativos no Barcelona, ​​Messi consegue conversar e compreender bem a língua catalã.

Embora nunca tenha falado isso em público e tenha se mantido fiel ao espanhol durante as entrevistas, Messi e muitos membros da equipe do Barcelona conversaram em catalão nos treinos e durante os jogos.

Pode até argumentar-se que muitos jogadores que falam uma língua que o adversário não fala podem ter a vantagem táctica adicional de os jogadores serem capazes de orientar uns aos outros durante os jogos sem serem compreendidos.

Tal como acontece com a maioria das línguas, quanto mais cedo você for exposto a elas, mais rápido você se tornará fluente nelas, e ter uma família da região da Catalunha permitiu que Lionel se familiarizasse com o catalão desde cedo, com uma fluência quase igual à de seu idioma nativo. Espanhol.

Messi sabe falar francês?

Perto do final de sua carreira no Barcelona, ​​Messi e sua esposa começaram a ter aulas de francês, em parte, ao que parece, devido à suposição de que seu contrato havia terminado e que ele poderia ser transferido gratuitamente.

Infelizmente para Messi, o Barcelona se opôs a isso e argumentou que seu contrato não havia de fato terminado, o que o obrigou a permanecer mais um ano no clube.

A subsequente pandemia de Covid prejudicou completamente o Barcelona financeiramente e, na temporada de 2024, teve que liberá-lo por transferência gratuita, enquanto o clube ficava fora de controle. As aulas de francês que Lionel e sua esposa vinham tendo provaram ser muito inovadoras, quando ele se juntou ao Paris Saint-Germain na capital francesa.

A mudança para o estádio Parc Des Princes para exercer a sua profissão permitiu que Messi continuasse a jogar ao mais alto nível e parece estar a integrar-se bem na sua nova equipa.

Para sua sorte, ele tem companheiros de equipe da época na Espanha, como Neymar e Sergio Ramos, então ele também fala espanhol, mas tem trabalhado muito para entender o francês também.

Tendo em conta que tem apenas 34 anos, não é absurdo supor que Messi poderá ter mais alguns anos ao mais alto nível, e pode muito bem passar isso em França, que verá o seu domínio da língua aumentar quanto mais tempo lá permanecer.

Messi pode falar inglês?

Nunca tendo jogado na Inglaterra, ou em qualquer outro país que tenha o inglês como primeira língua, Messi nunca precisou realmente se tornar fluente em inglês.

Diz-se que Lionel Messi tem um conhecimento básico de inglês e entende algumas frases, mas dada a pequena chance nesta fase de sua carreira de se transferir para a Premier League, é duvidoso que sua fluência melhore.

No geral, parece que Lionel Messi investiu muito mais nas suas habilidades futebolísticas do que na aprendizagem de outras línguas, mas dado que a maior parte da sua carreira foi passada num país que fala a sua língua nativa, quem pode culpá-lo?

A sua fluência em catalão mostra que ele poderia aprender outras línguas e, se não fosse pela pandemia de Covid, haveria todas as hipóteses de Messi ter completado a sua carreira no Barcelona.

Devíamos apenas estar gratos porque, seja qual for a língua que ele fale, a sua voz futebolística continua tão forte como sempre.

Aqui está um vídeo de Lionel Messi falando inglês (Ele realmente estuda inglês!)

Leia também: