Quantos jogos em uma temporada da Série A?












A Série A italiana é uma das ligas mais históricas, emocionantes e antigas do futebol mundial, hospedando alguns dos times de maior sucesso do mundo. Com alguns dos torcedores mais apaixonados do futebol, a primeira divisão italiana sempre teve muitos seguidores em todo o mundo.

A Serie A mudou bastante ao longo dos anos, tendo sido fundada em 1898, antes de uma grande mudança no seu formato em 1929 resultar na liga moderna que vemos hoje. Hoje vamos dar uma olhada mais de perto nesta liga incrível para ver como os times que jogam na Série A devem planejar sua temporada.

Cada time da Série A joga o mesmo número de jogos da liga e, embora vários dos melhores times também tenham jogos europeus a considerar, para o propósito deste artigo, vamos olhar apenas para as competições nacionais em que cada time tem a oportunidade. para competir.

São 38 jogos em uma temporada da Série A. Todas as equipes se enfrentam duas vezes, uma em casa e outra na casa do adversário. Esses jogos são disputados durante um período de 10 meses.

Quando começa a temporada da Série A?

A temporada da Série A geralmente começa por volta do dia 20 de agosto, mas para a temporada 2022-23, a liga começará uma semana antes, no dia 13 de agosto de 2022.

Isso se deve ao fato de a Copa do Mundo do Catar ser disputada em novembro e dezembro, reduzindo o tempo disponível para completar os jogos da Série A.

Historicamente, a Série A sempre teve férias de inverno para permitir que os jogadores se recuperassem e para que os torcedores passassem as férias sem ter que viajar para os jogos.

A temporada 2022-23 não é diferente, embora os tempos tenham mudado devido à Copa do Mundo. Nesta temporada, as equipes jogarão até o dia 23 de dezembro e terão apenas dez dias de férias de inverno antes de retornarem para completar a temporada.

Formato da temporada da Série A

Com 20 equipes competindo a cada temporada na Série A, cada equipe joga contra todas as outras duas vezes, uma vez em casa e uma vez fora de casa, no campo do adversário. Os jogos da próxima temporada são divulgados cerca de um mês antes do início da temporada para permitir que as equipes comecem a se preparar para os jogos fora de casa.

Os jogos da temporada 2022-23 foram divulgados em julho, permitindo que times e torcedores se preparassem; os torcedores estão especialmente ansiosos pelo lançamento dos jogos, pois podem esperar jogos importantes contra os rivais.

Existem várias rivalidades notáveis ​​na Série A, e esses jogos se tornaram extremamente populares. Muitos derbys, como o Derby de Milão com AC e Inter de Milão, ou o Derby de Roma com AS Roma e Lazio, são datas importantes para os torcedores marcarem.

Cada equipe joga 38 partidas por temporada, 19 em casa e 19 fora. Assim que os jogos são divulgados, eles geralmente ficam gravados em pedra, embora para equipes que estão entrando nas competições europeias, esses jogos possam ser movidos para acomodar.

Os jogos da Liga Europa e da Liga dos Campeões são divulgados depois dos jogos da liga, impossibilitando a antecipação de uma lista de jogos mais adequada.

Ao final de uma longa temporada de 38 jogos, o time que ocupa a primeira posição do campeonato ganha o Scudetto; a condecoração concedida é então exibida por aquela equipe para a temporada seguinte e é então concedida à próxima equipe que vencer o campeonato. Ganhar o Scudetto é extremamente importante; vencer a Série A é tudo para os torcedores do futebol italiano.

História das temporadas da Série A

O formato atual de um campeonato com 20 equipes nem sempre foi assim, com a Série A passando por muitas mudanças em sua longa história.

Desde a reordenação da liga em 1929, quando o formato round-robin que vemos hoje foi introduzido pela primeira vez, o número de equipes competindo na Série A mudou inúmeras vezes.

Nas primeiras temporadas da nova Série A (1929-34), a liga contou com a participação de 18 clubes, o que não é muito diferente da liga atual. Entre 1934 e 1943, o número de times caiu para 16 e, durante os últimos estágios da Segunda Guerra Mundial, a liga foi adiada para 1946.

Esta tendência da Série A alternando entre 16,18 e 20 clubes continuou ao longo dos anos até 2004, quando o formato atual de uma liga de 20 times permaneceu.

A única anomalia no formato desde 1929 foi a temporada 1947-1948, onde 21 times competiram na liga, um número muito incomum, mas ainda factível no formato round-robin.

Três pontos por vitória

Em todo o mundo, os jogos de futebol são vencidos, perdidos ou empatados e, pela vitória, um time ganha três pontos, 1 ponto por empate e nenhum ponto por derrota.

A Serie A não é diferente nesse aspecto hoje, mas até recentemente, na temporada 1993-1994, os times da Serie A recebiam apenas dois pontos por vitória, um ponto por empate e o padrão zero pontos por derrota.

Jogos de playoffs

Há uma situação na temporada da Série A em que as equipes podem jogar mais do que os 38 jogos previstos, e isso ocorre no caso improvável de desempate.

Uma situação de desempate é tão rara que quase nem vale a pena mencioná-la, mas pode acontecer, embora devam ser cumpridos vários critérios antes que duas equipas tenham de lidar com tal situação.

Independentemente da posição final das duas equipes na Série A, o desempate ocorre se elas estiverem empatando no total de pontos e resultados (vitórias, empates e derrotas), saldo de gols no confronto direto (se os jogos em casa e fora de casa somarem o mesmo para cada equipe), e a diferença de gols ao longo da temporada completa os resultados são os mesmos, os times jogam entre si em campo neutro para decidir a classificação final dos dois times na liga.

Você pode se perguntar por que haveria necessidade dessa situação, mas como cada equipe recebe recompensas financeiras dependendo de onde termina na liga geral, a diferença entre terminar em 13º e 14º na Série A pode valer vários milhões de dólares.

Um time que terminou exatamente com os mesmos pontos, gols, confronto direto e assim por diante que o time uma posição acima dele precisa ter a chance de corrigir isso.

Copa da Itália

A Coppa Itália é uma das competições de Copa mais antigas do mundo e tem um formato bastante incomum. As equipes da Série A só entram na Coppa Itália nas oitavas de final.

Os 12 últimos colocados da Série A têm potencial para jogar duas partidas da Coppa antes que os oito melhores times restantes da temporada anterior entrem no sorteio.

Supondo que os 12 últimos times da Série A passem para a segunda fase da Coppa Itália e cheguem à final, esse time terá que disputar mais sete partidas naquela temporada; uma vez nas oitavas de final, uma vez nas oitavas de final, uma vez nas oitavas de final, uma partida das quartas de final, dois jogos em uma semifinal de duas mãos e depois a final.

Os oito primeiros colocados que só precisam ingressar no grupo nas oitavas de final têm potencial para disputar apenas cinco jogos da Coppa Itália, já que perdem as oitavas de final.

O que isso significa para os times da Série A é que, com os 38 jogos da liga em cada temporada, os 12 últimos times poderiam jogar 45 jogos por temporada, e um dos oito primeiros colocados poderia jogar 43 jogos.

Supercopa Italiana

Todas as equipes da Série A têm a oportunidade de estar na final da Supercoppa Italiana, já que as duas equipes são sempre as vencedoras do título da Série A da temporada anterior e as vencedoras da Coppa Itália da temporada anterior.

Embora existam obviamente as mesmas equipes que normalmente competem pela liga a cada temporada, a Coppa Itália pode ocasionalmente apresentar um vencedor surpresa. A Supercoppa Italiana é um jogo único por temporada para reconhecer as conquistas das equipes vencedoras da temporada anterior.

Conclusão

A Serie A é uma liga excelente a seguir e é abençoada com uma história com a qual a maioria das ligas da maioria dos países simplesmente não consegue competir.

Alguns dos jogadores mais excepcionais que já amarraram um par de chuteiras jogaram na Série A, e a liga parece estar passando por um período de rejuvenescimento. Que isso continue por muito tempo; é uma liga fantástica.