Quantos jogos em uma temporada da La Liga?












Todos os anos, torcedores de todo o mundo se preparam para uma nova temporada da La Liga. A primeira divisão da Espanha é conhecida por ser bastante disputada, mas há partidas competitivas ao longo do ano que proporcionam um calendário emocionante.

Alguns podem não saber quantos jogos são disputados numa temporada da La Liga com semanas e semanas de competição. Sabendo um pouco mais sobre a programação e o que está envolvido, os fãs podem prestar mais atenção.

Quantos jogos são disputados em uma temporada da La Liga? Cada equipe joga um total de 38 jogos na La Liga. Existem 20 times na liga, e cada time joga contra os outros 19 uma vez em casa e uma vez fora de casa. Essas partidas duram 38 semanas, totalizando 380 partidas.

Como a programação da La Liga é montada

Antes de uma temporada, há um comitê que está envolvido na elaboração do calendário da La Liga. Às vezes pode ser um pesadelo logístico, mas o objetivo é tornar tudo o mais justo possível para todas as equipes envolvidas. Isso significa dar às equipes aproximadamente a mesma quantidade de descanso, o mesmo tipo de condições de jogo e permitir que cada equipe jogue entre si apenas duas vezes.

A liga está muito atenta a todos os outros torneios que acontecem ao longo da temporada de futebol. Isso significa que se uma equipe estiver em diversas competições diferentes, ela precisa ter sua agenda espaçada para poder manter todos atualizados. A La Liga faz um ótimo trabalho ao equilibrar o calendário para que todos recebam um tratamento justo.

O único grande problema que afeta as equipes de maneiras diferentes diz respeito às obrigações internacionais. Algumas das melhores equipes da La Liga têm muito mais jogadores jogando pela seleção nacional, por isso enfrentam problemas maiores quando uma partida está marcada. Esta é uma oportunidade para essas equipes enfrentarem alguns jogadores que normalmente não teriam a oportunidade de jogar, mas no geral é um problema permanecer competitivo.

Os agendadores tentam fazer o melhor trabalho possível, para que todas as partidas de equipes próximas umas das outras não aconteçam simultaneamente. Isso garante que cada equipe tenha mais oportunidades de conseguir uma torcida sólida durante as partidas.

Não há tratamento preferencial para determinadas equipes, para que as coisas sejam justas. Embora possa fazer mais sentido colocar os maiores jogos nos dias nobres para capitalizar a exposição, isso não acontece.

Como é determinado o vencedor da La Liga?

As equipes ganham três pontos por vitória, um ponto por empate e zero pontos por derrota. Na tabela, as equipes são classificadas pela quantidade total de pontos que possuem. O time com mais pontos sagra-se campeão, mas os times jogam por muito mais que isso.

Todas as quatro melhores equipas da tabela conseguem um lugar na UEFA Champions League do ano seguinte. Também existe a oportunidade para duas ou três equipes chegarem à Liga Europa.

Isso se resume a como todo o resto acontece e a quaisquer outras circunstâncias únicas que permitem que o terceiro time chegue ao sorteio principal. Entrar na segunda pré-eliminatória significa que as equipes teriam que vencer para entrar no formato atual da Liga Europa.

Ao longo da história da La Liga, o Real Madrid ganhou o maior número de campeonatos em 34. O Barcelona tem 26 vitórias em seu nome, mais do que o dobro de qualquer outro time. A situação é um pouco desequilibrada a nível interno em Espanha, já que apenas nove clubes venceram um campeonato. Para piorar ainda mais a situação em termos de paridade, apenas seis times conquistaram um campeonato nos últimos 40 anos.

Caso haja necessidade de desempate entre duas equipes, o primeiro envolve o confronto direto com o saldo de gols. Depois disso, sai o saldo total de gols, seguido pelo total de gols marcados.

Como funciona a regulamentação?

No final de cada temporada, os três últimos times são rebaixados para a segunda divisão do futebol na Espanha, conhecida como Segunda Divisão. Isto segue o mesmo formato de outras ligas importantes da Europa e ajuda a manter todos tão competitivos quanto possível. Ele sempre injeta sangue novo na liga principal, o que é bom para que equipes mais competitivas lutem pelo topo.

Há muito dinheiro em jogo para as equipes que lutam pelas vagas finais e pelos regulamentos. Durante certos anos, isso pode se tornar mais competitivo do que o topo da tabela. Se todas as vagas já estiverem conquistadas na partida final, todos os olhos poderão estar voltados para o que acontecerá com o regulamento.

Quais equipes substituem as três que estão sendo regulamentadas? As duas melhores equipes da Segunda Divisão recebem automaticamente uma promoção. A terceira equipe é determinada por um playoff envolvendo equipes que terminam em 3º a 6º.

A La Liga algum dia expandirá/mudará sua programação?

Neste momento, a La Liga não tem sido exatamente a liga nacional mais competitiva de cima a baixo. Algumas equipes dominantes estão no topo e todos os outros estão lutando para permanecer na primeira divisão e não cair para o próximo nível.

Seria necessário um pouco mais de competitividade para que tudo passasse para uma liga maior. Se uma La Liga maior acontecesse, o calendário também teria que ser alterado. Jogar mais de 38 partidas em uma temporada pode ser um pouco assustador, especialmente quando se considera todos os outros torneios que acontecem.

Em última análise, tudo se resumirá a quanto dinheiro está disponível para uma liga como a La Liga. Com certeza eles irão pesar as opções e ver o que faz mais sentido para eles. Eles chegaram a 22 times entre 1995-1997, mas voltaram a 20 desde então.

Leia também: Quantos jogos em uma temporada da Premier League?