Por que os jogadores de futebol mentem atrás da barreira de cobrança de falta












Assista bastante futebol, e certamente haverá alguns momentos interessantes em uma partida. O fluxo geral do jogo é uma coisa, mas muitas das formações estranhas acontecem quando há uma cobrança de falta.

Embora cada time tenha suas formações preferidas ao formar uma barreira de cobrança de falta, alguns usarão um jogador deitado atrás da barreira de cobrança de falta. Pode parecer estranho ter um jogador aparentemente fora da jogada, mas é parte de uma estratégia geral.

Um jogador deitado no chão ou agachado atrás da parede pode impedir que o adversário tente chutar a bola por baixo da parede defensiva. Os jogadores tendem a pular quando uma falta é cobrada para tentar bloquear um chute, o que pode ser rebatido com um chute baixo no momento certo. Ter um jogador deitado evita que isso aconteça.

Qual é a regra para deitar atrás da parede no futebol?

Não existem regras que impeçam um jogador de se deitar atrás de uma parede durante um tiro livre. Desde que seja feito da maneira correta, não haverá problemas. Dito isso, duas partes das regras do jogo podem entrar em jogo.

O primeiro tem dificuldade de ser chamado, mas uma infração de tropeço pode acontecer com um jogador no chão. A única maneira de isso ser factível é se um jogador estiver no chão e permanecer no chão bem depois do tiro livre.

Os jogadores estão tentando correr e não conseguem porque há um jogador no caminho. Sem sair do caminho, os árbitros podem chamar uma violação de tropeço.

A outra possível chamada é por comportamento antidesportivo. Alguns árbitros podem ver deitar-se como uma falta de respeito pelo jogo, e como é uma chamada subjetiva, é totalmente possível.

O árbitro médio provavelmente não marcará a falta, mas se os jogadores tentarem atrapalhar propositalmente e causar um distúrbio, eles farão cumprir a medida.

No geral, os times não devem ter problemas em ter jogadores deitados atrás da barreira durante uma cobrança de falta. É uma estratégia sólida que tem evitado gols.

Há quanto tempo ficar deitado atrás da parede é uma estratégia?

Essa estratégia para defender uma falta só existe há cerca de uma década. Muitos creditaram Richardinho como o criador da estratégia quando ele jogou pelo Campeonato Serie B.

Depois de ver muitos jogadores no Brasil começarem a chutar a bola com força e baixo, abaixo da barreira de salto, fazia sentido evitar que isso acontecesse com seu método único.

Embora seja creditado como a pessoa que criou a estratégia, Richardinho não é o único a ajudar a popularizar a solução. Jogadores como Lionel Messi, Marcelo Brozovic e Douglas Costa todos se esforçaram pelo time e esticaram seus corpos no chão.

Quando os jogadores começaram a passar por baixo da barreira de cobrança de falta?

Não há necessidade de um defensor deitar no chão se os times não estiverem usando chutes baixos como estratégia. Já que os times pulariam no ar para evitar um ataque aéreo, deslizar um por baixo da parede fazia sentido nas situações certas.

Essa prática começou um pouco antes de as defesas começarem a ter jogadores no chão atrás da parede. Faz sentido, já que a defesa está apenas reagindo a estratégias montadas pelo ataque.

Talvez o jogador mais famoso a usar esse método tenha sido Ronaldinho. Em seu auge, ele foi um dos jogadores mais dinâmicos do jogo.

Ele estava sempre inventando novas opções engenhosas para marcar, e esta manteve a defesa na dúvida. Muitos jogadores tentaram isso ultimamente, e isso levou a gols em vários níveis de jogo.

O que os jogadores precisam observar quando estão deitados no chão?

O maior problema que os jogadores podem enfrentar quando estão deitados no chão é fazer contato acidental com a bola usando os braços ou as mãos. Isso seria uma penalidade que daria ao adversário uma grande chance de marcar.

Para ajudar a evitar isso, os jogadores deitam-se de costas para o cobrador de falta. Isso também garante que não haverá muita dor se a bola bater em seus corpos.

Dependendo do ângulo do tiro livre, pode fazer sentido para um time ter dois jogadores formando uma mini parede própria. Isso cobrirá qualquer chute que encontre um caminho para a rede por baixo da parede principal.

Voltar à posição é crucial para controlar o jogo após o tiro livre. Os jogadores precisam ser capazes de saltar rapidamente e estar prontos para ir.

Muitos jogadores vão se agachar no começo para que possam assistir à preparação do tiro livre. Assim que ouvem a bola sendo chutada, eles pulam quando a bola faz contato com um defensor.

O futuro de deitar atrás de uma barreira de cobrança de falta

Os times estão sempre procurando novas maneiras de criar oportunidades de pontuação. Houve casos em que cobranças de falta se curvaram em torno da barreira e os jogadores estavam deitados. Embora esse tipo de defesa não seja 100% infalível, é uma oportunidade decente para limitar gols.

Não espere que haja regras contra essa defesa, pois um time está apenas tentando limitar um gol de qualquer maneira possível. É o mesmo que deslizar na frente de um chute ou tentar bloqueá-lo com outras partes do corpo. Contanto que um jogador não use seus braços e mãos, ele está pronto para jogar.

Não é a maneira mais legal de defender um chute, mas o que quer que funcione é uma estratégia que vale a pena explorar. Os times sabem que ter uma oportunidade de marcar em uma cobrança de falta pode influenciar um jogo. Ao fazer uma defesa, os times desviam de uma bala grande.