Por que a Nigéria não deveria trazer Vincent Enyeama de volta aos Super Eagles












Após um desentendimento com o ex-técnico Sunday Oliseh, o veterano goleiro Vincent Enyeama decidiu deixar a seleção.

Muita coisa mudou desde que o goleiro recordista nigeriano deixou a seleção nigeriana. Ele logo foi substituído por Carl Ikeme, que teve um bom desempenho em jogos como as eliminatórias da AFCON de 2017 contra a Tanzânia e as eliminatórias da Copa do Mundo na Zâmbia. Carl Ikeme teve uma recaída de câncer e, em seguida, a gestão passou para Daniel Akpeyi. Ele é um bom goleiro com experiência, mas foi criticado nas eliminatórias contra Argélia e África do Sul. Então, finalmente, o jogador do Ifeanyi Ubah FC, Ikechukwu Ezenwa, aproveitou a chance e impressionou nas eliminatórias restantes para a Copa do Mundo. Na WAFU Cup 2017, que acabou de terminar, ele foi até eleito o melhor goleiro.

No entanto, o técnico do Super Eagles, Gernot Rohr, está clamando por Vincent Enyeama para retornar ao Super Eagles e levá-los à Copa do Mundo na Rússia. Ele acredita que Enyeama é mais experiente e um goleiro muito melhor do que Ezenwa. Eu realmente acredito que Vincent Enyeama não deve ser chamado de volta aos Super Eagles.

Claro, Enyeama é muito mais experiente do que Ezenwa ou Akpeyi, mas o que é preciso para a Copa do Mundo? Mãos experientes ou suas melhores mãos? Atualmente, o nigeriano tem um grupo de goleiros talentosos tanto em casa quanto no exterior. E você certamente concorda que nossos melhores goleiros são Ikechukwu Ezenwa e Daniel Akpeyi. Pense assim: e se a seleção da Espanha escolhesse Iker Casillas como primeira escolha para a Copa do Mundo, ignorando goleiros como De Gea e Kiko Casilla?

Imagem: Goal.com

Outra razão óbvia é que Enyeama não é mais o goleiro que costumava ser. Em seu clube, o Lille, ele nem é mais a primeira escolha. O francês Mike Maignan é a primeira escolha do Lille e Enyeama passa a maior parte do tempo no banco. Por todas as suas qualidades incríveis, Enyeama não é um palhaço e não deveria ser incluído na seleção da Copa do Mundo.

Não se pode esperar que outros jogadores que trabalharam duro para garantir sua vaga (e passagem para a Copa do Mundo) desistam porque outro jogador é considerado melhor com base em sucessos anteriores.

Vincent Enyeama é o maior goleiro de todos os tempos da Nigéria. Desde sua atuação heróica contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 2002, ele substituiu a Nigéria com sucesso e conquistou muito com as Super Águias.

Vincent Enyeama na Copa do Mundo de 2002. Getty Images

No entanto, ele decidiu deixar a seleção e não deve ser convocado, especialmente agora que outros goleiros se mostraram.