Por que a Itália joga de azul?  (Explicado)

Por que a Itália joga de azul? (Explicado)










Dado que a bandeira nacional italiana é verde, branca e vermelha, você pode ser perdoado por se perguntar por que a seleção italiana de futebol joga em casa com uma camisa azul.

Muitas nações usam sua bandeira nacional até certo ponto ao escolher as cores de suas camisas, mas a Itália se destaca da multidão em sua camisa azul.

Por que as equipes italianas usam azul

Em primeiro lugar, é preciso saber qual a cor de azul que os italianos escolheram para o uniforme; não é azul celeste, não é azul escuro e certamente não é azul bebê. Não, a cor escolhida para enfeitar a camisa nacional da Itália é o azul Savoy, também conhecido como savoy azure.

E não é só porque é uma cor bonita que as seleções italianas escolheram o azul savoy; há uma história por trás disso, faz parte de quem é a Itália, há uma razão pela qual o time é conhecido como Gli Azzurri, o Blues. E hoje vamos ver o que torna a cor azul tão ligada à seleção da Itália.

Porquê Azul Savoy?

Incrivelmente, a escolha do azul Savoy remonta às Cruzadas, onde em 1366, o Conde de Savoy decidiu que queria uma bandeira azul em sua frota de galeras de partida, e a cor rapidamente se tornou ligada à Casa de Savoy.

Uma das dinastias italianas dominantes, a Casa de Sabóia, transformou-se ao longo do tempo do Ducado de Sabóia no Reino do Piemonte-Sardenha e, eventualmente, no Reino da Itália.

Quando o Reino da Itália foi formado em 1861, o azul Savoy tornou-se para sempre entrelaçado com a Itália e assim permaneceu desde então. O Reino da Itália durou até 1946, quando no final da Segunda Guerra Mundial, a república italiana foi formada.

O azul Savoy era uma cor nacional e culturalmente importante e, após a formação da seleção italiana em 1910, você pensaria que escolher a cor da camisa nacional seria um acéfalo, certo?

Quando a Itália começou a usar Savoy Blue?

Na verdade, inicialmente, a seleção italiana parecia indecisa sobre qual cor escolher e, nos primeiros jogos, a Itália jogou de branco.

Existem várias razões plausíveis para essa escolha, e talvez nunca saibamos a verdadeira história, mas uma delas é que a Federação Italiana de Futebol (FIGC) realmente não conseguiu se decidir sobre a cor a ser escolhida.

Outro motivo citado foi o fato de a tinta ser muito cara, então usar uma camisa de futebol branca seria bem mais barato do que uma colorida. É difícil acreditar que uma seleção nacional possa estar tão sem dinheiro que prefira não gastar dinheiro morrendo de sua seleção, mas não é implausível que isso tenha influenciado os atrasos.

Depois de duas partidas internacionais contra a Hungria e a França, a Itália mudou sua camisa para o azul Savoy, que prevaleceu ao longo da história italiana. O kit continuaria sendo uma grande parte da identidade do time de futebol italiano até os dias atuais.

No entanto, por um tempo durante a década de 1930, o time foi forçado a usar um uniforme de futebol preto pelo ditador fascista Benito Mussolini.

Felizmente, essa mudança de cor durou pouco e, com o nascimento da República Italiana em 1946, a camisa azul Savoy foi restabelecida. O emblema da camisa italiana exibiu, de 1910 a 1946, o emblema da Casa de Savoy.

Isso foi alterado com a abolição da monarquia em 1946 e substituído pelo Tricolore, as três cores da bandeira italiana.

Vitórias da Copa do Mundo para a Azzurra

Depois de mudar a camisa para o azul Savoy em 1911, o único caminho para a Azzurra foi para cima e, nos anos seguintes, a seleção italiana se tornou uma das seleções mais bem-sucedidas da história. A primeira Copa do Mundo em 1934 foi rapidamente seguida com a Itália defendendo seu título quatro anos depois, em 1938.

A seleção nacional passou por várias décadas estéreis antes de vencer sua terceira Copa do Mundo na Espanha em 1982. Essa terceira vitória levou a uma mudança no design do brasão da camisa italiana. Onde antes a palavra Itália estava acima da crista, três estrelas agora a substituíram para comemorar as três vitórias.

Em 2006, a Itália conquistou sua quarta Copa do Mundo, desta vez em solo alemão, e acrescentou uma quarta estrela ao brasão. A Itália é de longe uma das nações mais bem-sucedidas a competir em uma Copa do Mundo, ficando em segundo lugar com a Alemanha em quatro títulos, e apenas um atrás do Brasil, que venceu a competição cinco vezes.

A Itália também foi vice-campeã da Copa do Mundo duas vezes, uma em 1970, e mais famosa nos EUA 94, onde perdeu nos pênaltis para o Brasil, com a lenda italiana Roberto Baggio perdendo o pênalti vital para a Itália. Se tivesse vencido a disputa de pênaltis, a Itália teria sido a seleção nacional mais bem-sucedida de todos os tempos.

Vitórias no Campeonato Europeu

Se quatro títulos da Copa do Mundo não são suficientes para consolidar a Azzurra como uma das melhores seleções internacionais de todos os tempos, vale lembrar que a seleção italiana também conquistou dois Campeonatos da Europa da UEFA. Uma vitória em 1968 em casa foi o início de alguns anos muito bons para a equipe, que conquistou a Copa do Mundo dois anos depois.

Em 2024, um time italiano que aparentemente não tinha chance de vencer o Campeonato Europeu (pelo menos no papel) chocou o mundo do futebol ao derrotar a Inglaterra na final. Houve muito poucos motivos para otimismo para a Itália, que não conseguiu se classificar para as Copas do Mundo de 2018 e 2022, e o time parecia mais fraco do que há muitos anos.

Uma coisa que o time estava fazendo, porém, além de não se classificar para as Copas do Mundo, era ganhar jogos, tanto competitivos quanto amistosos. De outubro de 2018 a outubro de 2024, a Itália fez 37 jogos sem derrota sem precedentes, um recorde mundial.

Mesmo assim, as expectativas eram baixas para o Campeonato de 2024 (disputado em 2024 devido à pandemia de Covid-19). Portanto, foi uma surpresa bem-vinda para os torcedores do futebol italiano ver seu time, ainda jogando de azul e, de alguma forma, encontrando maneiras de vencer torneios internacionais.

Conclusão

A seleção italiana de futebol não é a única equipe da Itália a usar o azul Savoy, as seleções masculina e feminina de rugby também usam azul, assim como a seleção feminina de futebol. Cada seleção nacional é conhecida como Azzurri, independentemente do esporte que pratica, algo que unifica as seleções.

O kit visitante italiano é branco, em homenagem aos poucos jogos em 1910 e 1911, onde jogou todo de branco. Talvez seja uma referência aos dias passados, quando a Federação Italiana de Futebol sentiu que o custo de tingir a camisa da seleção nacional era muito caro?

Tal é a importância da cor para os italianos, sua homenagem à monarquia italiana e o desejo de lembrar a história italiana desde as Cruzadas, que é improvável que a Itália mude suas cores nacionais. E para ser justo, assistir a Itália jogar futebol em qualquer coisa que não seja azul pareceria errado.