Os 7 melhores meio-campistas do Liverpool de todos os tempos (ranking de 2023)

Os 7 melhores meio-campistas do Liverpool de todos os tempos (ranking de 2023)










O Liverpool FC é um dos maiores e mais bem-sucedidos times da história do futebol. Como clube, eles abrigaram alguns dos maiores talentos que o mundo já viu. As lendas do Liverpool não se tornam apenas lendas de seu time, mas muitas vezes de um país inteiro ou do mundo.

Hoje vamos entrar em campo e dar uma olhada nos 7 melhores meio-campistas do Liverpool de todos os tempos. Quem você acha que vai fazer a nossa lista?

7.Jordan Henderson

Apenas algumas temporadas atrás, parecia impensável sequer considerar colocar qualquer um dos vinhos tintos atuais em tal lista.. Mas avançando para o presente: Jurgen Klopp transformou sua equipe em uma estrela global, com Jordan Henderson no centro de tudo.

Henderson ingressou no Liverpool em 2011, após uma carreira juvenil de sucesso no Sunderland (seu time local). Levou algum tempo para o inglês se tornar o jogador que é hoje, com alguns críticos afirmando que ele não merecia ser capitão de um clube tão grande.

O que diferencia Henderson não são seus gols malucos ou corridas dinâmicas, mas sua calma com a bola e sua capacidade de pegar um passe de qualquer lugar do campo. Henderson representa o meio-campo central definitivo, no sentido de que pode estabilizar o navio e, ocasionalmente, controlar o meio-campo sozinho.

Essas qualidades tornaram Henderson indispensável tanto para o clube quanto para o país.

6.Steve McManaman

Incorporado da Getty Images

Em sexto lugar na nossa lista, temos um dos atacantes mais versáteis que já jogou pelo Liverpool.. Steve McManaman era um excelente jogador “com a bola” e tinha a habilidade de usar seu ritmo e controle para vencer um jogador mais solto.

O inglês preferiu jogar como meia-atacante central, mas também atuou como ala e meio-campista central durante sua passagem pelo Liverpool. Steve era um produto da academia de juniores do time e chegou ao primeiro time em 1990. McManaman jogou mais de 250 partidas pelos Reds e marcou 46 gols em nove anos.

Em 1999, McManaman ingressou no gigante espanhol Real Madrid e rapidamente se tornou um sucesso no país. Ele então conquistou vários títulos da La Liga e da UEFA Champions League com o Los Blancos, depois de erguer dois troféus domésticos com o Liverpool.

McManaman pode não ser o jogador mais talentoso desta lista em termos de contagem de troféus, mas certamente é um dos mais talentosos tecnicamente.

5. Ian Callaghan

Incorporado da Getty Images

Quando terminamos em 5º, temos um homem que atuou sob o comando de Bill Shankly, o maior técnico do Liverpool de todos os tempos.. Ian Callaghan jogou pelo clube entre 1959 e 1978 e se tornou o maior artilheiro de todos os tempos dos Reds (recorde que mantém até hoje).

Callaghan apareceu pela primeira vez pelo Liverpool na temporada de 1959, quando o time estava jogando na segunda divisão inglesa e almejava o retorno à primeira divisão. Apenas dois anos depois, o clube conseguiu retornar à Primeira Divisão e Callaghan foi fundamental para esse triunfo.

Depois disso, os Reds embarcaram em um grande período, conquistando inúmeros troféus sob a orientação de Shankly. Callaghan jogou quase todas as partidas pelo Liverpool durante este período antes de finalmente deixar o clube em favor do Swansea City, onde também é reverenciado.

Durante sua carreira de 19 anos no Liverpool, Callaghan marcou 49 gols e esteve no centro de um dos maiores times que o futebol inglês já viu. Talvez ele devesse estar no topo da nossa lista?

4. John Barnes

Incorporado da Getty Images

O ala dinâmico John Barnes está voltando a ser meio-campista ofensivo e ocupa o quarto lugar em nossa lista. O jogador nascido na Jamaica começou sua carreira no Watford FC na década de 1980 e também é uma lenda do Hornets, tendo passado seis anos no clube antes de se mudar para Merseyside em 1987.

Nos últimos anos da Primeira Divisão, Barnes se tornou um dos jogadores mais perigosos da liga. Sua constituição lembra mais um jogador de futebol americano do que um ala de futebol e, como tal, ele tinha força e ritmo em grandes quantidades.

Barnes fez mais de 300 partidas pelo Liverpool e marcou 84 gols durante sua passagem de dez anos em Anfield. Ele também jogou pelo Newcastle United e Charlton Athletic antes de se aposentar em 1999 e passar brevemente para a gestão, embora não tenha sido uma jogada bem-sucedida.

Alguns fãs também podem se lembrar de Barnes por cantar um rap agora lendário na famosa faixa do New Order “World In Motion”.

3.Xabi Alonso

Incorporado da Getty Images

De volta ao meio-campo quando chegamos ao pódio está o famoso espanhol Xabi Alonso em 3º lugar. O meio-campista passou cinco anos com os Reds depois de se juntar ao time espanhol Real Sociedad em 2004.

Alonso formou uma parceria agora famosa com o jogador da Inglaterra Steven Gerrard e se tornou uma peça chave da lendária equipe que venceu a Liga dos Campeões da UEFA em 2005. Alonso era a âncora do meio-campo do Liverpool e possuía uma imensa variedade de passes e habilidade para executar alguns desarmes de ataque.

Durante sua passagem relativamente curta em Merseyside, Alonso fez quase 150 partidas pelo clube e marcou 15 gols. Isso pode não parecer tão impressionante quanto alguns dos outros nesta lista, mas acredite em mim quando digo que Alonso era um maestro que estava entre os melhores.

Em 2009, Alonso voltou à Espanha em uma transferência para o Real Madrid e emergiu como uma peça central no meio-campo, projetada para desafiar o talento do núcleo espanhol de Xavi e Iniesta do Barcelona.

2.Graeme Souness

Incorporado da Getty Images

O homem número dois em nossa lista pode ser mais conhecido por muitos jovens fãs do jogo por seus dias de especialista, mas antes dessa mudança de carreira, ele era um dos maiores meio-campistas do Liverpool de todos os tempos.

O escocês substituiu o herói de longa data Ian Callaghan no final dos anos 1970 e acabou capitaneando o time.

Souness fez 247 partidas pelos Reds e marcou 38 gols pelo clube. Ao lado de outras estrelas Kenny Daglish e Alan Hansen, Souness foi indiscutivelmente um dos melhores times do Liverpool de todos os tempos.

Souness sempre foi conhecido por falar o que pensa e não deixar nada para a imaginação, o que o levou a se tornar gerente após se aposentar em 1991. Ele até assumiu o comando de Anfield por três anos, entre 1991 e 1991-1994.

Depois de se aposentar da administração em 2006, Souness tornou-se um especialista franco, trabalhando com a emissora esportiva britânica Sky Sports.

1.Steven Gerrard

Às vezes, essas listas podem ser previsíveis, e hoje esse é realmente o caso, mas quem mais poderia vir primeiro? A estrela da Inglaterra e lendário capitão do clube, Steven Gerrard, é o melhor meio-campista do Liverpool de todos os tempos (e também o melhor jogador de todos os tempos).

Gerrard foi um servo leal de seu amado clube por 17 anos e jogou mais de 500 partidas nas quais marcou 120 gols. Alguns desses gols são lendários, com Gerrard conhecido por sua habilidade de acertar a bola de fora da área de 18 jardas.

Ao lado de Xabi Alonso, Gerrard fez parte da equipe de meio-campo que levou o clube ao título da UEFA Champions League de 2005 em Anfield, ao lado de vários outros triunfos durante sua distinta carreira. No entanto, o título da Premier League sempre iludiu Gerrard, ele se aposentou antes de retornar a Merseyside.

Desde que se aposentou do jogo, Gerrard teve um início bem-sucedido em sua carreira como técnico. Ele já levou o Rangers ao título do campeonato escocês e agora é técnico do Aston Villa. Certamente o melhor meio-campista do Liverpool um dia assumirá as rédeas em Anfield?