Os 7 melhores defensores do Liverpool de todos os tempos

Os 7 melhores defensores do Liverpool de todos os tempos










Como clube, o Liverpool FC foi o lar de alguns dos melhores jogadores que já atuaram no futebol inglês e não há exceção na parte defensiva do campo.

O time de Merseyside tem um histórico de produzir e desenvolver talentos defensivos até se tornar o melhor da Inglaterra.

Neste breve artigo, daremos uma olhada em apenas 7 dos melhores defensores do Liverpool de todos os tempos. Você acha que sabe quem ficará com o primeiro lugar hoje?

7. Virgílio Van Dijk

Títulos da Premier League Títulos da FA Cup Títulos da Copa EFL
1 1 1

Começamos nossa lista com o jogador com o qual muitos de vocês que estão lendo isso estão mais familiarizados: o zagueiro holandês Virgil Van Dijk rapidamente se estabeleceu como um dos melhores do Liverpool e já foi um componente vital de muitas campanhas vencedoras de troféus.

Van Dijk se juntou aos Reds em 2018 após várias passagens bem-sucedidas pela Europa, ele começou sua carreira no time holandês Groningen antes de se mudar para o Celtic, Southampton e finalmente se estabelecer em Merseyside com o Liverpool. Até agora, o holandês fez 133 aparições pelo clube e marcou impressionantes 14 gols.

Para um zagueiro central, Van Dijk é abençoado com imensa velocidade e controle da bola, o que, combinado com seu tamanho e força, o torna quase injogável às vezes.

Não há garantia de que Van Dijk permanecerá no Liverpool tanto tempo quanto alguns dos outros jogadores desta lista, no entanto, seu lugar no folclore do clube já está garantido.

6. Phil Thompson

Incorporar de Getty Images

Títulos da Premier League Títulos da FA Cup Títulos da Copa EFL
7 1 2

Em 6º lugar, temos que voltar no tempo para os anos 1970 e a era do grande Bill Shankly. Phil Thompson foi uma presença constante em Anfield por 13 anos e foi vital para trazer 7 títulos da Primeira Divisão para Merseyside.

Thompson era torcedor do Liverpool na infância e é conhecido por ter ficado no Kop por muitos anos antes de ingressar no clube aos 17 anos. Na época, essa foi uma contratação arriscada e que poderia facilmente ter saído pela culatra.

Mas esse não foi o caso e Thompson rapidamente se tornou um valente da defesa do Liverpool, fazendo quase 350 aparições pelo time ao longo de sua longa carreira. Thompson também marcou 7 vezes ao longo dos anos.

Perto do fim de sua carreira, Thompson se juntou brevemente ao Sheffield United antes de se aposentar em 1986. O zagueiro nascido em Lancashire também treinou o Liverpool por 6 meses como interino em 2001, devido à doença do atual técnico Gérrard Houllier.

5. Tommy Smith

Incorporar de Getty Images

Títulos da Premier League Títulos da FA Cup Títulos da Copa EFL
4 2 0

Chegando ao top 5, o 5º colocado da nossa lista é um dos defensores mais “sérios” que o futebol inglês já viu.

O grande Tommy Smith jogou pelo Liverpool por 16 anos, entre 1962 e 1978, e era frequentemente chamado de “Anfield Iron” devido ao seu estilo tenaz de defesa.

Smith também foi uma peça fundamental na equipe que venceu a Liga dos Campeões em 1977, marcando de cabeça o gol da vitória contra o Borussia Monchengladbach.

Ao longo dos anos, Smith se tornou amado pelos fãs do Liverpool e seu técnico, Bill Shankly disse uma vez que “Tommy Smith não nasceu, ele foi extraído”. Um tributo adequado a uma era passada do futebol e um tipo de jogador raramente visto nos dias de hoje.

Durante seu tempo no Liverpool, Smith fez um total de 467 partidas pelo clube e registrou 36 gols.

4. Sami Hyypiä

Títulos da Premier League Títulos da FA Cup Títulos da Copa EFL
4 2 2

Até este ponto, estávamos focando na parte central da linha defensiva e em 4º lugar está outro zagueiro que é amplamente considerado um “herói cult” no futebol inglês.

Sami Hyypiä é frequentemente considerado uma das melhores aquisições que o Liverpool já fez, com o finlandês vindo do Willem II por apenas £ 2,6 milhões em 1999.

Quando ele chegou ao clube, Hyypiä era uma incógnita e os fãs não tinham certeza do que fazer com a compra. Logo, porém, o Fin se estabeleceu no primeiro time e se tornou um elemento básico da defesa do Liverpool por uma década.

Ele era calmo com a bola e conseguia escolher um passe sempre que necessário, o que o tornava um trunfo valioso em uma era em que esse tipo de defensor era mais difícil de encontrar. Durante sua passagem pelos Reds, Hypiä entrou em campo 318 vezes e marcou 22 gols.

3. Emlyn Hughes

Incorporar de Getty Images

Títulos da Premier League Títulos da FA Cup Títulos da Copa EFL
4 1 1

O primeiro homem no pódio hoje é outro zagueiro central nascido em Lancashire, Emlyn Hughes. O inglês foi um pilar em Anfield entre 1967 e 1979, com ele fazendo 474 aparições pelos reds durante uma brilhante carreira de jogador.

Hughes chegou ao Liverpool aos 19 anos, depois de impressionar seu time local, o Blackpool. Ele ficaria conhecido como o “Cavalo Louco” devido ao seu nível de comprometimento em impedir que o adversário chegasse perto de seu gol.

Ao lado de Tommy Smith, Hughes fez parte de uma parceria lendária que ajudou a levar o clube a duas Copas dos Campeões Europeus e três títulos da Primeira Divisão como capitão.

Em 2004, Hughes infelizmente morreu e foi homenageado com um minuto de silêncio em Anfield, o que provou ser um acontecimento incrivelmente emocionante. Eles realmente não os fazem mais como Emlyn Hughes e Tommy Smith.

2. Alan Hansen

Incorporar de Getty Images

Títulos da Premier League Títulos da FA Cup Títulos da Copa EFL
8 2 4

No segundo lugar da nossa lista, temos um homem que muitos de vocês podem reconhecer mais da tela da televisão do que do campo de futebol, já que ele foi co-apresentador do Match of the Day por muitos anos.

Alan Hansen é um dos maiores jogadores escoceses da história e está entre os melhores defensores da história do esporte.

Hansen se juntou ao Liverpool em 1977, depois de passar quatro temporadas com o time escocês Partick Thistle. O escocês era conhecido por sua habilidade com a bola e começou a vida em Anfield como lateral-esquerdo, mas logo foi transferido para o centro da defesa.

Hansen se tornaria mais um craque da defesa dos Reds e faria mais de 400 jogos pelo clube, marcando 8 vezes.

O escocês, é claro, se tornaria um comentarista após se aposentar e era conhecido por sua personalidade um tanto rabugenta, que os jogadores frequentemente acabavam ficando no fim se suas performances fossem consideradas ruins por ele. Hansen deixou essa função em 2014.

1. Jamie Carragher

Títulos da Premier League Títulos da FA Cup Títulos da Copa EFL
0 2 3

Aqui estamos então! O melhor defensor do Liverpool de todos os tempos só poderia ser um homem, o grande Jamie Carragher (que na verdade é um fã do Everton). Carragher foi um produto da academia de jovens dos Reds e foi promovido ao primeiro time em 1996, ele nunca deixaria o clube antes de se aposentar em 2013.

Um verdadeiro “homem de um clube só”, Carragher representa um soldado leal que ficou com seu time nos bons e maus momentos. Ao longo de sua carreira profissional de 17 anos no Liverpool, Carragher fez parte de muitos times vencedores de troféus, incluindo os famosos vencedores da Liga dos Campeões da UEFA de 2005.

Perto do fim do tempo em Anfield, o clube começou a declinar, e o sucesso secou massivamente. Ao lado de Steven Gerrard, Carragher é um dos maiores jogadores do Liverpool a nunca ter levantado o título da Premier League/First Division com o clube.

Apesar disso, ele fez mais de 500 aparições pelo Liverpool e é facilmente um dos melhores defensores que a Inglaterra já viu. Carragher agora é conhecido por ser um comentarista da emissora de esportes do Reino Unido, Sky Sports.

Listei os melhores meio-campistas do Liverpool neste artigo.