Os 5 melhores jogadores de futebol do Equador em 2022

Os 5 melhores jogadores de futebol do Equador em 2022










Qualquer tentativa de exigir uma lista dos cinco melhores jogadores de futebol do Equador em 2022 provavelmente começaria com Enner Valencia e terminaria com Antonio Valencia.

Provavelmente alguns não sabem que este último encerrou a carreira na seleção nacional em 2019 e no futebol em 2024.

No entanto, isso não significa que haverá um declínio na qualidade dos jogadores de futebol equatorianos em 2022.

O Equador é realmente um dos azarões da Copa do Mundo de 2022 e se classificou à frente dos sul-americanos Chile e Colômbia.

Por isso, se você ainda não os conhece, apresentamos os 5 melhores jogadores de futebol do Equador em 2022.

1. Enner Valência

(Foto de Ralf Treese/DeFodi Images via Getty Images)
  • Posição: Avançar
  • Idade: 32

Com seu homônimo se aposentando, Enner será o líder de um grupo relativamente jovem, mas emocionante, de jogadores no Catar.

O atacante de 32 anos não joga mais no meio-campo europeu como fazia há quatro anos, mas tem experiência suficiente em Copas do Mundo.

Na Rússia, o Valencia marcou dois gols contra Honduras e Suíça. E como o Equador não tem atacantes de alto nível, as expectativas também não devem ser menores desta vez.

O atacante do Fenerbahçe é definitivamente um dos melhores jogadores de futebol que o Equador tem em suas fileiras.

2. Pervis Estupinán

(Foto de Alex Grimm/Getty Images)
  • Posição: Deixado para trás
  • Idade: 24

Como o Equador não tem atacantes de primeira linha, a ameaça de ataque às vezes vem da defesa. Pervis Estupinan é um desses atacantes.

Estupinan ajudou o Villarreal a chegar às meias-finais da UEFA Champions League 2024/2022, ao derrotar a Juventus e o Bayern de Munique de uma forma sem precedentes.

O lateral-esquerdo ganhou experiência em toda a Europa com Udinese, Watford e vários times espanhóis antes de se transferir para o Villarreal, embora agora jogue pelo Brighton Hove Albion na Premier League.

Desde que estreou pelo Equador em 2019, Estupinan se tornou um jogador importante no elenco.

Nas eliminatórias, ele teve o maior número de toques de bola entre todos os jogadores do La Tri, criou 22 chances, marcou dois gols e deu seis assistências em 17 jogos. Os cruzamentos de Estupinan são necessários no Catar.

3. Moisés Caicedo

BRIGHTON, INGLATERRA – (Foto de MB Media/Getty Images)
  • Posição: meio-campo
  • Idade: 20

Moisés Caicedo é um meio-campista box-to-box que o Equador precisará desesperadamente para seu time no Catar; Afinal, o jovem de 20 anos é o melhor assistente da sua equipa nas eliminatórias.

Além dos dois gols, ele também tem o terceiro maior número de recuperações de bola do time. Sua ética de trabalho será necessária e crucial.

Caicedo é um volante combativo, agressivo e trabalhador que terá papel importante para o técnico Gustavo Alfaro.

4. Piero Hincapie

  • Posição: defensor
  • Idade: 20

Piero Hincapie ainda é muito jovem, mas tem tudo para fazer parte da defesa de uma Copa do Mundo. Ele disputou a Copa América de 2024 e foi transferido para o Bayer Leverkusen.

O canhoto é bom em passes e desarmes em espaços apertados; Ele também é um bom substituto para Estupinan, que avança com confiança a qualquer momento.

5. Gonzalo Plata

  • Posição: Avançar
  • Idade: 21

Outro jovem jogador da seleção equatoriana é Gonzalo Plata, que tinha contrato com o Sporting Lisboa e foi emprestado ao Valladolid antes de assinar contrato permanente.

Com o Valladolid ajudou o clube a alcançar a promoção com seis gols em 30 jogos. Ele ganhou a bola de bronze na Copa do Mundo Sub-20 de 2019, na Polônia, e a Copa do Mundo no Catar pode colocá-lo ainda mais sob os holofotes.

Plata já marcou cinco gols pelo Equador em 28 jogos desde sua estreia pela seleção nacional em 2019.