Os 5 maiores jogadores de futebol africanos na Copa do Mundo

Os 5 maiores jogadores de futebol africanos na Copa do Mundo










A Copa do Mundo FIFA é a maior competição de futebol da qual muitos jogadores ao redor do mundo desejam participar.

Porém, com quatro anos entre cada torneio, poucos jogadores têm a oportunidade de disputar uma única Copa do Mundo, muito menos duas edições.

A África teve que se contentar com uma única vaga na Copa do Mundo por muito tempo antes que esta fosse aumentada para 5 vagas.

As seleções africanas não conseguiram passar das quartas de final da Copa do Mundo, mas alguns jogadores dos continentes deixaram sua marca em um curto espaço de tempo. Aqui estão os 5 maiores jogadores de futebol africanos na Copa do Mundo FIFA.

1. Roger Milla

(Foto da Getty Images)

O camaronês marca o primeiro ponto em uma atuação lendária de um jogador africano na Copa do Mundo.

O atacante disputou três edições de Copa do Mundo pelos Leões Indomáveis, mas a mais memorável foi a edição de 1994, onde se tornou o artilheiro mais velho com quatro gols.

Os seus quatro golos levaram os Camarões a tornar-se no primeiro país africano a chegar aos quartos-de-final da competição.

Quem esquecerá sua dança memorável nas comemorações da bandeira de escanteio em 1990? Ele também conseguiu marcar novamente, quebrando seu próprio recorde aos 42 anos. No total, ele marcou cinco gols na Copa do Mundo.

2. Asamoah Gyan

Se outros esquecerem Asamoah Gyan, os ganenses não esquecerão o homem que acertou o alvo seis vezes em três Copas do Mundo diferentes.

Ele fez sua primeira estreia e a de Gana no Mundial da Alemanha na Copa do Mundo FIFA de 2006, onde marcou um gol na vitória por 2 a 0 sobre a República Tcheca.

Ele quase levou Gana a uma aparição histórica nas semifinais na África do Sul em 2010, até que Luis Suarez fez uma bola de handebol e depois perdeu um pênalti.

Gyan então jogou na Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, onde quebrou o recorde de Milla como o africano mais artilheiro da Copa do Mundo com um total de seis gols.

3. Ahmed Musa

(Foto de Kevin C. Cox/Getty Images)

O atacante nigeriano Ahmed Musa parecia feito sob medida para a Copa do Mundo; É bem simples: ele é o artilheiro do país na Copa do Mundo com quatro gols.

Ele participou apenas de duas edições, a edição de 2014 e a edição de 2018, mas em ambas as ocasiões liderou algumas das melhores atuações da Nigéria no cenário mundial.

Seu primeiro diferencial foi a derrota por 2 a 3 para a Argentina em 2014, onde competiu com Lionel Messi e marcou dois gols como os argentinos.

Seu melhor desempenho foi contra a Islândia em 2018, onde também marcou dois gols. Sem dúvida um dos jogadores de futebol africanos mais subestimados, Musa deu o seu melhor no maior palco do futebol.

4. Vincent Enyeama

(Foto de Ronald Martinez/Getty Images)

O goleiro nigeriano disputou a Copa do Mundo de 2002, a Copa do Mundo de 2010 e também a Copa do Mundo FIFA de 2014.

Na Copa do Mundo FIFA de 2010, na África do Sul, Vincent Enyeama foi o maior trunfo de uma decepcionante seleção nigeriana.

O goleiro evitou que Lionel Messi marcasse no jogo inaugural, que as águias perderam por um gol a zero. Mesmo assim, suas atuações como goleiro continuam entre as melhores de todas as atuações de goleiro na Copa do Mundo FIFA.

5. Rabah Madjer

Rabah Madjer é uma das maiores lendas do futebol africano. levou a Argélia à sua primeira qualificação para a Copa do Mundo em 1982. Foi neste torneio que ele conquistou uma das vitórias mais famosas da Argélia na Copa do Mundo FIFA de 1982, uma vitória por 2 a 1 sobre a Alemanha.

Ele também disputou a Copa do Mundo de 1986 e também foi o artilheiro de seu país.