Os 10 melhores países africanos no futebol

Os 10 melhores países africanos no futebol










Os africanos são absolutamente loucos por futebol; O futebol é uma das coisas que traz alegria ao continente. Alguns países africanos também são populares em todo o mundo por causa do futebol.

Mas apenas algumas equipas das 54 nações africanas conseguiram manter a sua posição no topo do futebol durante um longo período de tempo.

Neste artigo, BLOG DE FUTEBOL PRINCIPAL traz para você os 10 melhores países africanos do futebol.

Os critérios de classificação destas equipas baseiam-se no número total de títulos da Taça das Nações Africanas (AFCON), nos desempenhos no Campeonato do Mundo FIFA, nos jogadores de sucesso no estrangeiro e no número de prémios de Futebolista Africano do Ano.

1. Egito

O Egito é o país mais bem-sucedido e dominante na história do futebol africano.

Os egípcios são jogadores de futebol apaixonados. Eles têm o time de maior sucesso do mundo: o Al Ahly.

Os Faraós detêm atualmente o recorde de maior número de títulos AFCON e venceram a competição sete vezes – incluindo três consecutivas de 2006 a 2010.

Além disso, o Egito tem participado regularmente de torneios continentais, aparecendo em 25 das 33 edições da AFCON – o maior número da história.

Os egípcios venceram a primeira edição do torneio em 1957 e defenderam com sucesso o título dois anos depois.

Produziram alguns dos melhores jogadores do futebol africano, como Mohammed Aboutrika, Mohamed Salah, Essam El Hadary, Mido, Amr Zaki, Mohammed Zidan e Hossam Hassan.

No entanto, os faraós não conseguiram repetir o seu domínio em África no cenário mundial, uma vez que apenas se classificaram para três Campeonatos do Mundo FIFA.

Isto apesar de África ter se tornado a primeira nação africana a participar num Campeonato do Mundo em 1934.

O Egito também foi o primeiro país árabe a participar de uma Copa do Mundo.

Eles também detêm o recorde de ser o jogador mais velho a competir em uma Copa do Mundo e são a única seleção nacional com um histórico de vitórias perfeito contra a Alemanha.

A maioria dos jogadores de futebol africanos de maior sucesso vem do Egito.

2. Camarões

(Foto de Visionhaus/Getty Images)

Os indomáveis ​​Leões dos Camarões são uma das principais nações africanas do futebol e provavelmente ficarão em primeiro lugar.

Com oito partidas no grande palco, Camarões detém o recorde de maior número de eliminações para a Copa do Mundo da FIFA entre as seleções africanas.

Eles também foram a primeira seleção africana a chegar às quartas de final de uma Copa do Mundo. Em 1990, na Itália, onde foi eliminada na prorrogação contra a Inglaterra.

O seu desempenho neste torneio teve um impacto positivo na história do futebol africano, à medida que a FIFA aumentou o número de seleções africanas na Copa do Mundo.

Além disso, os Leões Indomáveis ​​detêm o recorde de mais participações consecutivas de seleções africanas em Copas do Mundo – com quatro participações entre 1990 e 2002.

Em 2003, Camarões tornou-se a primeira e única selecção africana a chegar à final da Taça das Confederações da FIFA.

São uma força a ter em conta no cenário africano, tendo vencido a Taça das Nações Africanas cinco vezes.

Camarões também produziu alguns jogadores incríveis como Samuel Eto'o, Rigobert e Alex Song, Geremi Njitap, Lauren, Patrick M'boma e o lendário Roger Milla, que é um dos melhores jogadores de futebol africanos na Copa do Mundo.

Nenhum país ganhou o prémio de Futebolista Africano do Ano mais vezes do que os Camarões. Os jogadores dos Leões Indomáveis ​​dos Camarões foram eleitos entre os melhores da África onze vezes – quatro das quais foram para Eto'o.

Na verdade, a nação francófona é um dos melhores países africanos no que diz respeito ao futebol.

3. Nigéria

Embora a Nigéria não seja a selecção nacional de maior sucesso em África, produziu alguns dos melhores jogadores do continente, tornando-a a selecção nacional mais popular de África.

As Super Águias participaram de seis Copas do Mundo FIFA e chegaram às oitavas de final três vezes.

A Geração de Ouro dos jogadores de futebol nigerianos chegou em 1994; Eles venceram a Copa das Nações Africanas e emocionaram o mundo inteiro na Copa do Mundo do mesmo ano.

Em abril de 1994, a seleção nigeriana de futebol terminou em 5º lugar no ranking da FIFA – a posição mais alta no ranking da FIFA já alcançada por uma seleção africana de futebol.

Com um número recorde de medalhas de bronze na AFCON, a Nigéria merece o terceiro lugar nesta lista.

As Super Águias são a equipa mais condecorada da história da Taça das Nações Africanas. 3 medalhas de vencedores, 4 medalhas de prata e um recorde de 8 medalhas de bronze significam que as Super Águias terminaram entre os três primeiros em 15 das 18 participações na Taça das Nações Africanas.

Jogadores famosos como Rashidi Yekini, Segun Odegbami, Mutiu Adepoju, Sunday Oliseh, Kanu Nwankwo, Victor Ikpeba, Emmanuel Amuneke, Jay Jay Okocha, Daniel Amokach e John Obi Mikel vieram da Nigéria.

Kanu Nwankwo, Emmanuel Amunike, Rashidi Yekini, Daniel Amokachi e Victor Ikpeba são os nigerianos que ganharam o prémio de Futebolista Africano do Ano – com Kanu a ganhar o prémio duas vezes (1996 e 1999).

4. Gana

Os Black Stars do Gana continuam a ser uma das melhores nações africanas do futebol e já venceram a Taça das Nações Africanas quatro vezes.

Eles também terminaram em segundo lugar no torneio cinco vezes.

Gana se classificou para a Copa do Mundo da FIFA quatro vezes e se tornou a terceira seleção africana a chegar às quartas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Infelizmente, o Black Stars será sempre lembrado como o time que quase fez história.

Na Copa do Mundo de 2010, eles teriam derrotado o Uruguai de pênalti e se tornado a primeira seleção africana a chegar às semifinais de uma Copa do Mundo, mas seu artilheiro, Asamoah Gyan, chutou por cima do gol.

Alguns dos melhores jogadores vindos de Gana incluem: Abedi Pele, Michael Essien, Sulley Muntari, Asamoah Gyan, Thomas Partey, John Mensah, Kwadwo Asamoah, Kevin Prince Boateng, Andre Ayew e Jordan Ayew.

5. Senegal

Ao contrário da maioria dos outros países desta lista, os Leões Teranga do Senegal não têm um pedigree rico ou numerosos títulos para recordar.

A equipa da Geração de Ouro de 2002, liderada por jogadores como Aliou Cisse, El Hadj Diouf e Kalilou Fadiga, conseguiu chegar à final da Taça das Nações Africanas pela primeira vez na sua história, mas perdeu para os Camarões nos grandes penalidades.

Poucos meses depois, o time repleto de estrelas estreou na Copa do Mundo FIFA.

A vitória contra a atual campeã mundial, a França, no jogo de abertura, foi impressionante.

Além disso, tornou-se a segunda seleção africana da história a chegar às quartas de final da Copa do Mundo. No entanto, eles foram eliminados lá contra a Turquia.

A atual seleção do Senegal ficará um dia na história como a melhor seleção deste país da África Ocidental.

Inclui, entre outros, Sadio Mane, Kalidou Koulibaly, Idrissa Gueye, Édouard Mendy, Keita Balde, Chekou Kouyate e Ismaila Sarr.

Liderados por Aliou Cisse, capitão da Geração de Ouro de 2002, os Leões de Teranga se classificaram para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia e conquistaram seu primeiro título AFCON no início deste ano.

6. Argélia

As Raposas do Deserto da Argélia conquistaram dois títulos AFCON, o primeiro em 1990 como anfitriões e o segundo em 2019 no Egito.

A Argélia se classificou para a Copa do Mundo FIFA quatro vezes. Em sua estreia na Copa do Mundo em 1982, eles derrotaram a atual campeã Alemanha Ocidental.

Foi controverso que a Argélia tenha deixado o torneio na fase de grupos devido à manipulação de resultados questionável por parte da República Federal da Alemanha e da sua vizinha Áustria.

Eles também foram eliminados na fase de grupos da Copa do Mundo de 1986.

Esta geração foi liderada pelo brilhante Rabah Madjer.

Após 24 anos, os Desert Foxes se classificaram para a Copa do Mundo de 2010. Mais uma vez foram eliminados na fase de grupos – desta vez não conseguiram marcar nenhum gol.

O resultado na Copa do Mundo de 2014 foi significativamente melhor: a seleção chegou às oitavas de final, mas perdeu lá para a eventual campeã mundial, a Alemanha.

Além disso, na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a Argélia se tornou a primeira seleção africana a marcar pelo menos quatro gols em um jogo da Copa do Mundo – contra a Coreia do Sul.

Os Desert Foxes têm alguns jogadores talentosos e habilidosos que exercem a sua actividade na Europa e cujos esforços colectivos garantiram a ascensão da sua nação.

Eles têm jogadores de qualidade como Riyad Mahrez e Baghdad Bounedjah. Sofiane Feghouli, Islam Slimani, Yacine Brahimi, Raïs M'Bolhi e Ismael Bennacer.

A equipe conquistou o título AFCON 2019, organizado pelo rival norte-africano, Egito.

7. Marrocos

Os Leões Atlas de Marrocos conquistaram seu primeiro e único título AFCON em 1976.

Eles participaram da Copa do Mundo FIFA seis vezes.

Seu melhor resultado em uma Copa do Mundo veio em 1986, quando se tornou a primeira e única seleção africana a terminar em primeiro lugar em um grupo de Copa do Mundo.

No Grupo F da Copa do Mundo de 1986, Marrocos terminou à frente de Inglaterra, Portugal e Polónia depois de forçar a Polónia e a Inglaterra a empatar sem golos e derrotar Portugal por 3-1.

Ao fazê-lo, tornaram-se a primeira nação africana – e apenas o segundo país fora da Europa e da América (depois da Coreia do Norte no Campeonato do Mundo de 1966) – a chegar à segunda fase de um Campeonato do Mundo.

Nas oitavas de final seguintes, eles perderam por 1 a 0 para a eventual vice-campeã Alemanha Ocidental.

Os Atlas Lions foram uma nação sem brilho no futebol durante décadas.

No entanto, através dos esforços de jogadores de topo como Yassine Bounou, Hakim Ziyech, Ryad Boudebouz, Achraf Hakimi, Mehdi Benatia, Romain Saïss, Nabil Dirar, Youseff En Nesyri, Noussair Mazraoui, Munir El Haddadi, Sofiane Boufal, Nordin e Sofian Amrabat; A sorte deles mudou nos últimos anos.

8. Costa do Marfim

Devido aos seus sucessos continentais e internacionais, os Elefantes da Costa do Marfim são uma das principais potências do futebol africano.

A seleção da Costa do Marfim se classificou três vezes para a Copa do Mundo FIFA.

Eles também ganharam dois títulos da Copa das Nações Africanas em 1992 e 2015.

A Costa do Marfim produziu muitos jogadores de futebol de destaque que jogaram em clubes de futebol europeus populares.

Eles produziram muitas lendas do futebol africano, como Kolo Touré, Yaya Touré, Didier Drogba, Salomon Kalou e Gervinho.

A Costa do Marfim possui atualmente alguns dos melhores jogadores de futebol africanos, como Serge Aurier, Franck Kessié, Seko Fofana, Nicolas Pépé, Wilfried Zaha e Sébastien Haller.

9. Tunísia

O país do Norte de África tem uma das melhores ligas de futebol de África.

A Tunísia é uma das melhores seleções africanas de futebol. Como país anfitrião, o país venceu a Copa das Nações Africanas uma vez em 2004, participou da Copa do Mundo FIFA cinco vezes e participou do torneio da Copa das Nações Africanas vinte vezes.

Além disso, é o segundo país africano a vencer a Copa da Arábia FIFA.

10. Mali

Embora o Mali nunca tenha se classificado para uma Copa do Mundo, o país é uma das maiores nações do mundo quando se trata de futebol juvenil.

O Mali sempre produziu muitos jovens talentos do futebol africano que são regularmente descobertos pelos principais clubes europeus. Seydou Keita e Frédéric Kanouté são lendas populares do futebol maliano.

Eles se classificaram doze vezes para a Copa das Nações Africanas e alcançaram seu melhor resultado no torneio quando perderam na final para o Congo em 1972.

Os melhores jogadores de futebol do Mali incluem Amadou Haidara, Yves Bissouma, Moussa Djenepo e Sékou Koïta.

O Mali é sem dúvida uma das principais nações africanas do futebol e está atualmente em 46º lugar no ranking mundial.