Os 10 melhores laterais esquerdos do futebol de todos os tempos

Os 10 melhores laterais esquerdos do futebol de todos os tempos










Agora, mais do que nunca, ter um lateral-esquerdo confiável é extremamente importante no futebol moderno. Eles precisam não apenas jogar uma defesa fantástica contra os melhores dos melhores, mas também é essencial acertar a rede às vezes no ataque.

Esses dez listados são todos grandes jogadores por direito próprio, mas estão na ordem de 10 a 1. Acertamos na lista? Haverá algum novato na lista nos próximos anos? É assim que as coisas estão atualmente.

10. Alfonso Davies

Partidas Metas Assistências
194 19 31

Alphonso Davies já é bom o suficiente para entrar nesta lista? Embora isso possa ser discutível, não há dúvida de que seu talento é verdadeiramente aparente. Ele já é um dos melhores laterais-esquerdos do esporte e está apenas começando a se destacar no Bayern de Munique e na seleção canadense.

Por seus esforços no ano passado, Davies foi eleito o estreante do ano na Bundesliga, e muitos o rotulam como o futuro do cargo. Se ele corresponder às expectativas elevadas, subirá rapidamente na lista à medida que trouxer mais elogios para casa.

9. Bixente Lizarazu

Partidas Metas Assistências
539 36 26

Muitos jogadores da seleção francesa em 1998 se tornaram ícones quando ajudaram o país na sua primeira Copa do Mundo. Bixente Lizarazu foi um dos jogadores mais talentosos da equipe, já que o lateral-esquerdo também os ajudou a conquistar o campeonato europeu dois anos depois.

O sucesso também o acompanhou até o clube, especificamente no Bayern de Munique. Eles tiveram uma trajetória muito dominante durante seu auge e conseguiram conquistar seis troféus da Bundesliga no final de sua carreira.

8. Jordi Alba

Partidas Metas Assistências
535 32 90

Mesmo tendo apenas 31 anos, parece que Jordi Alba tem sido um pilar não só da seleção espanhola, mas também do Barcelona no clube. Ele é um jogador muito consistente e tão talentoso tecnicamente quanto qualquer outro jogador que já jogou nessa posição.

Considerado muito pequeno no início de sua carreira, Alba compensa isso não apenas por ser rápido e atlético, mas por estar sempre na posição certa. Ele é muito rápido no ataque quando necessário, mas pode jogar uma defesa boa o suficiente para desafiar qualquer um. Se sua defesa fosse um pouco melhor, ele estaria no topo desta lista.

7. Andreas Brehme

Partidas Metas Assistências
609 78 24

Outro lateral-esquerdo conhecido pela grande habilidade ofensiva, Andreas Brehme fez uma carreira de muito sucesso na Alemanha, além de diversos clubes. Ele não passou muito tempo em nenhum clube em particular, mas teve mais sucesso individualmente no FC Kaiserslautern.

Dependendo do time em que ele estava, eles também o movimentaram um pouco na lateral-esquerda. Tendo a versatilidade de jogar em qualquer lugar e cobrar faltas com sucesso, ele tornou qualquer time em que estava muito melhor de muitas maneiras diferentes.

Talvez ele esteja um pouco esquecido hoje em dia em comparação com os outros 10 melhores jogadores desta lista, mas é difícil contestar seus números.

6. David Alaba

Partidas Metas Assistências
521 43 68

A seleção austríaca tem um lateral-esquerdo muito confiável, David Alaba. Destaque do Barão de Munique em nível de clube, ele tem reconhecimento mundial no jogo. Embora o austríaco não compita ao mais alto nível em comparação com outros países europeus a nível internacional, o sucesso do seu clube coloca-o nesta lista.

Embora seja tecnicamente listado como lateral-esquerdo, sua versatilidade lhe permitiu movimentar-se por todo o campo. Em algum momento de sua carreira, ele jogou desde meio-campista central até lateral-esquerdo. É um jogador muito cerebral, que se posiciona muito bem e isso lhe permite vencer muitas batalhas individuais.

Embora pareça que ele é um veterano experiente neste momento de sua carreira, muitas pessoas ficam surpresas por ele ter apenas 28 anos. Ele provavelmente terá pelo menos mais cinco anos sólidos, o que poderia colocá-lo no topo da lista quando tudo estiver dito e feito.

5. Ashley Cole

Partidas Metas Assistências
688 20 73

No seu auge, era difícil encontrar um lateral-esquerdo melhor do que Ashley Cole. Ele foi um dos pilares da seleção inglesa e seus melhores anos foram no Chelsea, no clube. Ele também teve uma passagem de muito sucesso pelo Arsenal antes disso, terminando sua carreira com bastante hardware.

O que fez dele um grande jogador se deveu à sua capacidade de ataque. Assim que ajudou a defesa a recuperar a bola, ele estava pronto para atacar e criar oportunidades gerais.

Cole pode não ser tão querido pelos torcedores do Arsenal até hoje, mas é difícil contestar seu talento. Ele fez com que todos os times em que se juntou fossem muito melhores em ambos os lados da bola.

4. Philipp Lahm

Partidas Metas Assistências
652 22 77

Apesar de ser uma das melhores opções de lateral-esquerdo do jogo, Philipp Lahm tem sido quase sempre esquecido ao longo de toda a sua carreira. Ele era tão confiável para a Alemanha e o Bayern de Munique que algumas pessoas esqueceram o quão importante ele era até sair.

A primeira coisa que o tornou tão valioso foi sua habilidade de jogar como lateral esquerdo ou direito. Nem todo mundo tem versatilidade para fazer isso, mas ele foi capaz de mudar quando necessário. Afinal, como jogador que dependia muito de velocidade, desarme e inteligência, não foi preciso muito esforço extra para fazer a troca.

Pense em Lahm mais como um líder, dando o exemplo e incentivando seus companheiros de equipe. Mesmo assim, ele desempenhou um papel importante na Copa do Mundo de 2014, disputada pelos alemães no Brasil. Ele não conseguia ser um jogador fisicamente imponente em campo, mas era criativo e estava disposto a fazer as pequenas coisas para seu time vencer.

3. Marcelo

Partidas Metas Assistências
540 41 101

Marcelo é o melhor lateral-esquerdo do futebol moderno? A maioria das pessoas acredita que sim, e terminar em terceiro nesta lista agora é bastante notável. Ele ainda tem tempo de carreira, mas o que conquistou até agora o colocou na discussão como o melhor de todos os tempos.

O Brasil não tem conseguido ter tanto sucesso recente como país, mas ancora a defesa do seu país. Ele também é um jogador verdadeiramente notável no Real Madrid e esteve no clube durante praticamente toda a sua carreira profissional.

Ele pode ser um jogador físico às vezes e também acompanhar qualquer jogador. Ele também tem um dos melhores primeiros toques do jogo.

Marcelo é um lateral-esquerdo tão perfeito quanto o moderno. Ele pode estar no final da carreira, mas há uma razão pela qual o Real Madrid o mantém há muito tempo.

2.Roberto Carlos

Partidas Metas Assistências
756 97 112

Outro jogador que passou muito tempo na Itália, pelo menos a nível de clubes, foi Roberto Carlos. Ele fica logo abaixo de Maldini no segundo lugar desta lista, mas certamente teve uma carreira notável por mérito próprio.

Sua maior vitória veio em 2002, quando ajudou o Brasil a vencer a Copa do Mundo. Durante sua passagem pela seleção nacional, também conquistou uma Copa das Confederações e uma Copa América.

Ele era um zagueiro muito versátil, que não só conseguia parar os jogadores mais talentosos do jogo, mas também criava oportunidades no ataque. Ele marcou uma das melhores cobranças de falta do jogo e acabou de provar ser um jogador muito consistente a nível de clube e internacional.

1. Paulo Maldini

Partidas Metas Assistências
901 33 43

Esqueça ser apenas o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos, Paolo Maldini pode ser o melhor zagueiro de todos os tempos. Ele foi um jogador muito dominante durante seu auge, que durou cerca de uma década quando jogou pela Itália e pelo AC Milan. A cada passo do caminho, ele foi uma estrela do seu lado do campo, criando jogadas no ataque e na defesa.

A nível de clubes, o AC Milan conquistou cinco troféus da Liga dos Campeões durante sua gestão. Ele foi um verdadeiro líder e um grande destaque para a franquia, ajudando-os a provar que são um dos melhores times do mundo. Houve muitos grandes laterais-esquerdos na história, mas ele é o mais completo.

O que torna um ótimo lateral-esquerdo?

Como muitas pessoas perceberão na lista acima, muitos dos jogadores são laterais-esquerdos modernos. Isso significa que eles precisam não apenas jogar na defesa, mas saber atacar quando necessário. Às vezes, eles trabalham em formações sem alas, o que exige ainda mais do lateral-esquerdo não apenas para cobrir o terreno, mas também para atuar em ambos os lados da bola.

A primeira chave para o sucesso ainda é ser capaz de oferecer alguma resistência aos jogadores adversários no ataque. Não se trata tanto de detê-los, mas de empurrá-los para uma área onde talvez não consigam ter tanto sucesso. A maioria dos laterais-esquerdos não será fisicamente intimidante em comparação com os defensores, mas são inteligentes no posicionamento e podem controlar os jogos de diferentes maneiras.

Os laterais-esquerdos também precisam saber se movimentar muito bem sem bola, criando espaços pelos canais e estando no lugar certo na hora certa. Isso é algo que leva muito tempo para os jogadores se desenvolverem, por isso a habilidade é tão subestimada. Aprender diferentes formações leva tempo e os laterais-esquerdos tendem a dedicar mais tempo para acertar tudo.

Resumindo, a maioria dos melhores jogadores será um dos jogadores mais completos em campo. Eles não apenas podem cobrir longas distâncias, mas também podem se exercitar quando necessário. Eles podem passar, driblar e até mesmo chutar bem de vez em quando. A maioria deles é muito boa com cobranças de falta e também pode ajudar nas responsabilidades da equipe. Se a equipe precisar que ele mude de posição para se encaixar melhor, isso também é totalmente possível.

Aqui está a lista completa dos melhores laterais-esquerdos de todos os tempos

  • Paulo Maldini
  • Roberto Carlos
  • Marcelo
  • Filipe Lahm
  • Ashley Cole
  • David Alaba
  • Andreas Brehme
  • Jordi Alaba
  • Bixente Lizarazu
  • Afonso Davies