Os 10 melhores defensores com bola em 2022










Como todos os aspectos do jogo moderno, o papel do defensor evoluiu. Embora ainda se espere que os defensores sejam capazes de defender com determinação, eles também precisam ter confiança na posse de bola. Espera-se que eles façam passes simples e criem oportunidades de gol, avançando ou jogando através das bolas. Este desenvolvimento deveu-se principalmente ao estilo de jogo tiki-taka, que é atraente no futebol moderno, e também para neutralizar a alta pressão do adversário e sobrecarregar as equipes adversárias que optam por defender em profundidade.

Neste artigo, o TOP SOCCER BLOG apresenta os dez melhores defensores com bola em 2022

1. TRENT ALEXANDER ARNOLD

O lateral do Liverpool é muito bom com a bola, tendo iniciado a carreira como meio-campista. Arnold desempenha um papel importante no estilo de jogo do Liverpool, já que ele e Andre Robertson fornecem e apoiam os atacantes contra a defesa adversária.

Ele regularmente dá inúmeras assistências a cada temporada e é responsável pela maioria das bolas paradas do time, o que é incomum para um zagueiro!

2. ANDRÉ ROBERTSON

A outra metade da impressionante dupla de laterais do Liverpool, que é principalmente o centro criativo da equipe… estranho! O capitão da Escócia sobrepõe-se regularmente com cruzamentos perigosos e passes para os atacantes.

3. RUBEN DIAS

Dias tem sido uma revelação desde a sua transferência do Benfica para o Man City. Além da defesa resoluta, ele confia muito na posse de bola, algo obrigatório nas equipes de Pep Guardiola. Dias é um bom passador, pois é bom com os dois pés, o que significa que pode controlar a jogada por trás em qualquer direção! O português tem sido um dos defesas centrais mais amigáveis ​​com a bola desde que se transferiu para o Manchester City. Além de suas habilidades de jogo de classe mundial, Dias também é conhecido por sua força, liderança e destreza aérea.

4. ACHRAF HAKIMI

Desde que deixou o Real Madrid, Hakimi provou que é um dos melhores laterais do mundo e não é surpresa que o PSG tenha pago uma quantia elevada para contratá-lo neste verão. Ele marcou 7 gols e deu 11 assistências na vitória do Inter de Milão na Série A na temporada passada. Ele continua em boa forma no PSG com três gols e duas assistências até o momento e formou uma boa parceria com Lionel Messi.

5. GERARD PIQUE

(Foto de Pedro Salado/Quality Sport Images/Getty Images)

Gerard Piqué foi muitas vezes criticado durante a sua passagem pelo FC Barcelona, ​​​​mas um facto que não pode ser ignorado é a sua capacidade de jogar bola. O espanhol gosta de jogar a bola fora da defesa para criar oportunidades e iniciar contra-ataques, o que é fundamental no estilo de jogo do FC Barcelona. Ele jogou muito bem sob o comando de Xavi Hernandez na temporada passada e é sem dúvida um dos zagueiros mais amigáveis ​​do futebol.

6. DAVID ALABA

A versatilidade de Alaba faz dele um lateral, meio-campista defensivo, ala ou zagueiro muito confortável. Ele se sente muito confortável com a bola nos pés e pode fazer passes simples sob pressão, jogar através das bolas e fazer cruzamentos poderosos.

7. VIRGIL VAN DIJK

VVD é um dos melhores defensores do mundo, não só pelas suas habilidades defensivas, mas também pelas suas habilidades de jogo e transporte de bola, que são tão importantes para o estilo de jogo do Liverpool.

8. JORDI ALBA

Alba é um dos melhores laterais-esquerdos ofensivos do mundo. No Barcelona desenvolveu uma parceria muito boa com Luuk de Jong. Ele tem muita confiança na posse de bola, consegue fazer cruzamentos perigosos e se conectar bem com os atacantes. Na temporada 2024/22, Jordi Alba foi o jogador com maior média de passes por jogo na La Liga.

9. LEONARDO BONUCCI

Bonucci é um dos melhores zagueiros centrais do mundo. O italiano está muito confiante com a bola mesmo sob pressão e tem um alcance de passe impressionante. Ele pode puxar os jogadores adversários em sua direção, libertando assim os atacantes de seu time durante o jogo. O Euro 2024 é sem dúvida um dos melhores defesas-centrais do mundo neste momento, mesmo na sua idade.

10. JOÃO CANCELO

As habilidades de Cancelo com a bola levaram Guardiola a persegui-lo por muitos anos antes de finalmente contratá-lo para o City. A capacidade do português de jogar tanto pela esquerda como pela direita, as suas corridas sobrepostas, juntamente com os seus cruzamentos e passes perigosos fazem dele um trunfo inestimável para Guardiola. Cancelo também desliza regularmente para o meio-campo para permitir que o City domine os times adversários no meio, e também recua para se juntar aos zagueiros centrais que estão fora da bola. Ele é parte integrante das táticas complexas do City e é amplamente considerado um dos melhores laterais-direitos do mundo.

Menções notáveis:

  • Aymeric Laporte
  • Thiago Silva
  • David Luiz
  • Marcus Alonso
  • Reece James
  • Matt Hummels
  • Denzel Dumfries
  • Dayot Upamecano
  • Benjamin Pavard
  • Eric Garcia
  • Afonso Davies
  • John Pedras
  • Marcelo
  • Jules Koundé