O rejuvenescido Inter de Milão pode desafiar a Juventus pelo título da Série A?












A Juventus conquistou seu oitavo (8) título consecutivo da Série A na temporada passada, terminando 11 pontos à frente do segundo colocado Napoli e impressionantes 21 pontos à frente do terceiro colocado Inter de Milão. Desta forma, os gigantes de Turim continuaram o seu monopólio e domínio na liga italiana. Nos últimos anos, clubes como AC Milan, Inter de Milão e Roma passaram por tempos difíceis e não conseguiram desafiar a Juve pelo título. O Nápoles é a única equipa que costuma ameaçar a Juve, mas quando as coisas ficam difíceis, o Nápoles está sempre sob pressão.

No início da temporada 2019/20, muita coisa mudou no que diz respeito à corrida pelo título da Série A italiana. A Juventus substituiu o técnico Maximiliano Allegri por Maurizio Sarri e o Inter trouxe o ex-técnico da Juventus e do Chelsea Antonio Conte, o AC Milan substituiu Gattuso por Marco Giampaolo, mas o demitiu após uma série de resultados ruins, com Stefano Pioli sendo seu substituto, enquanto a Roma também Claudio substituiu Ranieri com Paulo Fonseca.

Todas as equipas estiveram ocupadas na janela de transferências de verão, fortalecendo a Juve para defender o título e vencer a cobiçada e evasiva UEFA Champions League, enquanto os seus rivais se aproximaram para desafiá-los pelo título. Mas de todos os seus rivais, o Inter de Milão é o mais forte e representará a maior ameaça para a Juventus conquistar o título pelo nono ano consecutivo.

O Inter lançou as bases para a luta pelo título ao trazer o ex-CEO da Juventus, Giuseppe Marotta, para San Siro em 2018. Marotta foi o cérebro por trás da ascensão da Juventus ao domínio na Itália e na Europa. Durante seu tempo na Juve, ele liderou o clube de forma sensacional, do sétimo lugar a vencedores consecutivos da liga e da copa e duas vezes finalista da Liga dos Campeões. No início de sua gestão trouxe Antonio Conte para a Juve e contratou alguns jogadores de destaque como Andrea Pirlo, Paul Pogba, Carlos Teves, Marcos Llorente, Patrice Evra, Alvaro Morrata, Paulo Dybala, Gonzalo Higuain, Miralem Pjanic e Sami Khedira, entre muitos outros.

Marotta deu o pontapé inicial na pré-temporada do Inter ao nomear Antonio Conte como técnico (estamos falando de história se repetindo) e também fazendo algumas contratações inteligentes na janela de transferências, incluindo Romelu Lukaku, Alexis Sanchez, Diego Godin, Stefano Sensi e Nicolo Barella ao mesmo tempo que aponta a saída de jogadores polêmicos, divisivos e ineficazes como Radja Naingollan, Mauro Icardi e João Mário, entre outros.

Antonio Conte é um treinador comprovado e um vencedor em série ao mais alto nível. Ele teve muito sucesso em sua passagem pela Juve, pela seleção italiana e pelo Chelsea. Seu carisma, personalidade, aura e estilo de jogo rejuvenesceram incrivelmente o Inter. A experiência de Conte sobre Sarri pode ser uma vantagem para o Inter na corrida pelo título. (Sarri nunca conquistou um título da liga em sua carreira e, na verdade, conquistou seu primeiro troféu como técnico quando o Chelsea venceu a Liga Europa em maio.)

Com onze jogos disputados no campeonato italiano até ao momento, o Inter está frente a frente com a Juve na corrida pelo título, com apenas um ponto a separa-los dos campeões.

No ataque, Mauro Icardi quase não fez falta, enquanto Romelu Lukaku e Lautaro Martinez formaram uma parceria temível que produziu impressionantes 17 gols até agora! Lembre-se que Alexis Sanchez está lesionado e provavelmente melhorará seu ataque assim que retornar da lesão.

Na temporada passada, Marcelo Brozovic foi muitas vezes deixado sozinho para fazer a maior parte do trabalho no meio-campo, enquanto jogadores como Mattias Vecino, Roberto Gagliardini, João Mario e Naingollan não foram convincentes e inconsistentes no meio-campo. O Inter trouxe os jovens Stefano Sensi e Nicolo Barella para apoiar o trabalhador Brozovic no meio-campo e a dupla começou a correr, formando um trio dinâmico no meio-campo ao lado do croata.

O Inter teve a segunda melhor defesa da Série A na temporada passada (atrás apenas da Juventus). Com a contratação do astro do Athletico Madrid, Diego Godín, a custo zero, porém, foi tomada a decisão de fortalecer ainda mais a defesa. O veterano Godin está no centro da equipe ao lado de Milan Skriniar, Stefan De Vrij e seu ex-zagueiro do Athletico Madrid, João Miranda nerazzurri Defesa.

Para ganhar títulos é preciso contar com alguns jogadores experientes e nesta área o Inter não falta, pois o clube tem à sua disposição jogadores como o guarda-redes e capitão Samir Handanovic, Diego Godin, Miranda, Sanchez, Antonio Candreva, Andrea Ranochia. Lukaku e Kwadwo Asamoah (que conquistou vários títulos na Juventus).

Acrescente-se a isso o facto de a Juventus não ter estado ao seu melhor nível até agora e a equipa ainda estar a lutar para se adaptar ao estilo de jogo de Sarri, com vários jogadores lesionados ausentes – principalmente o capitão Giorgio Chiellini – já que a UEFA Champions League é o seu derradeiro jogo. gol e você reconhecerá que o Contes Inter – que definitivamente irá melhorar e se adaptar melhor um ao outro e ao estilo de jogo de seu técnico – pode desafiar seriamente a Juventus na corrida pelo título e também conquistar seu primeiro Scudetto desde 2010.

Escrito por Muftaudeen Abdullahi Ishola