O que CAM significa no futebol?

O que CAM significa no futebol?










No futebol, o termo CAM significa Meio-campista Central Atacante e é considerada uma das funções mais glamorosas e difíceis de desempenhar no futebol profissional. Normalmente, função reservada aos jogadores mais talentosos, o meia-atacante central costuma ser o favorito dos torcedores, conhecido por seus gols, dribles e criatividade.

Muitos dos maiores jogadores que já jogaram futebol foram meio-campistas de ataque central, lendas como Francesco Totti da Roma, Roberto Baggio da Itália ou, mais recentemente, Kevin De Bruyne do Manchester City.

O que significa CAM no futebol? CAM é uma posição de futebol que significa meio-campista central. Eles jogam atrás do atacante e têm mais foco no ataque do que um meio-campista central teria.

O que um CAM realmente faz?

Um meio-campista central ofensivo precisa ser o elo entre o meio-campo e o ataque, da mesma forma que um meio-campista central defensivo (CDM) é um elo entre a defesa e o meio-campo.

Um CAM tem que pegar a bola, seja de um meio-campista que a move para frente, ou de ir fundo para pegar a bola e depois passar para o ataque com ela.

Com as táticas cada vez mais focadas em jogadores tecnicamente talentosos, o CAM é usado como ponto focal para movimentos de ataque. E para isso o jogador que assume o papel joga em uma posição avançada do meio-campo e senta-se atrás do atacante (ou atacantes em um ataque de dois homens), e marca gols ou avança para se juntar ao ataque.

Depois que o CAM faz a transição da bola do meio-campo, eles têm três opções: entregar a bola a um atacante, deslocá-la para um ala na esperança de fazer um cruzamento ou chutar eles próprios para o gol. O truque para isso é fazer a escolha certa, geralmente sendo derrotado muito rapidamente por um oponente.

A razão pela qual um CAM é um jogador tão popular entre os torcedores é que muitas vezes ele é um dos últimos jogadores a tocar na bola antes de um gol ser marcado, seja através de uma assistência ou de um gol, e os atributos exigidos são muitas vezes espetaculares, o que torna um CAM ainda mais popular.

O que um CAM precisa para ter sucesso?

Um CAM deve ter atributos muito específicos para ter sucesso. Principalmente no futebol de elite, pois a função é muito difícil de dominar e muitas vezes há novos jogadores subindo na hierarquia tentando destronar o atual CAM.

Os meio-campistas centro-atacantes precisam ter confiança para atacar os adversários com a bola sob controle e enfrentar pelo menos um adversário defensivo, têm que fazer tudo isso em alta velocidade, com pouca margem de manobra, e têm que fazer isso rapidamente.

As 9 qualidades principais necessárias para um CAM de sucesso são:

  • Criatividade
  • Conhecimento
  • Agilidade
  • Velocidade
  • Drible
  • Passagem
  • Imprevisibilidade
  • Habilidades de tiro
  • Compostura
  • 1. Criatividade

    Uma das habilidades mais importantes que um meio-campista central pode cultivar é a criatividade, a capacidade de pensar fora da caixa e ver o que está à frente dos outros jogadores. Um CAM criativo pode desbloquear as defesas mais mesquinhas com astúcia e inventividade, tornando essa característica inestimável.

    Quanto mais criativo for um jogador, mais chances ele terá de encontrar o passe chave, com tão pouco tempo com a bola, um CAM com capacidade de raciocínio rápido para dissecar uma defesa pode se tornar um herói para seu time, pois eles dar aos atacantes oportunidades de marcar.

    2. Conscientização

    A consciência espacial é um atributo chave em um bom CAM, saber onde estão seus companheiros de equipe em todos os momentos, e também onde estão os jogadores adversários, pode ajudar um meio-campista central a encontrar espaço para operar.

    A maioria dos fãs já deve ter ouvido a frase “jogar no buraco” durante os comentários do jogo, e isso se refere ao CAM encontrar um espaço entre o meio-campo e o ataque para poder olhar para cima, encontrar um passe e então fazer isso. bola assassina.

    A consciência pode ser aprendida, embora os melhores CAMs sejam muitas vezes abençoados com uma excelente visão periférica, permitindo-lhes saber instintivamente quem está ao seu redor, onde estão em relação ao fluxo do jogo e como utilizar melhor essa informação.

    3. Agilidade

    Um meio-campista centro-atacante precisa ser capaz de virar rapidamente, passar por um desarme e ser capaz de lidar com os rigores físicos de ser fechado por defensores ou meio-campistas defensivos, e quanto mais ágeis forem, menor será a probabilidade de se machucarem. .

    O trabalho de ginástica pode aumentar a agilidade do jogador, por meio de exercícios como testes de bip, onde o jogador corre de um ponto a outro em rápida sucessão, o que aumenta a velocidade e a destreza, permitindo ao jogador virar mais rápido, dar um passo para o lado mais rápido e evitar o perigo sendo ágil o suficiente para se afastar dos tackles.

    4. Velocidade

    No futebol moderno, o ritmo é fundamental, pois à medida que o jogo aumenta em velocidade e as margens entre vitórias e derrotas se tornam mais finas, um meio-campista ofensivo abençoado com ritmo pode virar o jogo de cabeça para baixo.

    Embora a aceleração seja uma característica que pode ser aprimorada, o ritmo natural é menos simples de aprender, seja o jogador um comerciante de velocidade ou não. Seu ritmo permite que um CAM ultrapasse os jogadores com mais facilidade, estique o jogo puxando os jogadores para fora de posição e aterrorize o adversário.

    5. Drible

    Nada tira os torcedores de seus assentos mais rápido do que um meio-campista central avançando com a bola nos pés em uma corrida labiríntica que termina em um passe que quebra a defesa ou em um chute a gol.

    Desde tenra idade, os médios ofensivos são encorajados a praticar as suas capacidades de drible, pois ser capaz de correr em velocidade com a bola sob controlo próximo é vital para manter a bola e ser capaz de distribuí-la de forma limpa.

    No treinamento, correr com a bola e oscilar entre os cones é uma ótima ferramenta de treino, quanto mais próximo o controle e quanto mais rápido o jogador se movimentar com a bola, mais difícil será para o adversário despojar o CAM.

    6. Passagem

    Ser um jogador criativo que pode correr com a bola e ver todas as opções disponíveis ao seu redor é ótimo, mas ser capaz de passar une todas essas habilidades. Um CAM que não consegue passar é uma responsabilidade que as equipes não podem arcar.

    Dos passes de longa distância aos passes curtos tiki-taka ao redor da área, a única responsabilidade do meio-campista central é tirar a bola do meio-campo e colocá-la no terço final do campo, e fazer o passe final para os atacantes. Ser capaz de passar uma bola de forma limpa e precisa é uma das habilidades mais importantes para praticar como CAM.

    7. Imprevisibilidade

    Nada coloca mais calafrios nos corações dos defensores do que um CAM imprevisível correndo em direção a eles com a bola. Quando os movimentos de um jogador são uniformes e previsíveis, uma defesa pode planejar com antecedência e anular a ameaça, mas um CAM que faz o inesperado é uma proposta aterrorizante.

    Ter a velocidade de pensamento e a confiança para tentar coisas imprevisíveis faz dos meio-campistas centro-atacantes os jogadores mais emocionantes em campo, a capacidade de ver o passe que ninguém mais vê ou de fazer uma corrida que abre a defesa torna essa habilidade incrivelmente potente .

    8. Habilidades de tiro

    De Diego Maradona a Kevin De Bruyne, os melhores CAMs sabem colocar a bola no fundo da rede. Quando os atacantes estão sendo eliminados do jogo, ou apenas tendo um dia ruim, é responsabilidade do CAM contribuir com sua cota de gols.

    Alguns dos melhores meio-campistas centro-atacantes da história têm registros de pontuação semelhantes aos de um atacante, e um CAM que pode marcar de longe ou que gosta de entrar na área sem ser desafiado pode ser um trunfo fundamental para uma equipe.

    Praticar cobranças de falta, chutes de longa distância e chegar atrasado à área adversária pode dar ao CAM as habilidades e a confiança para tentar um chute quando muitos outros estariam procurando um passe mais seguro. Às vezes você só precisa dar uma boa pancada na bola.

    9. Compostura

    O último da lista, mas certamente não o último em termos de importância, é a compostura, a capacidade de lidar com a pressão e ainda assim tomar as decisões certas. Um meio-campista central tem tempo muito limitado para pensar antes de ser fechado, e ter a compostura para tomar decisões rapidamente e levá-las até o fim é fundamental.

    Um meio-campista centro-atacante composto encontra aquele segundo extra para pensar que lida com a pressão facilmente e raramente fica perturbado ao ser chutado para cima e para baixo no campo de futebol por 90 minutos.

    O que o futuro reserva para a função CAM?

    Tal como demonstrado no Manchester City, o papel do CAM é ainda mais vital do que nunca, à medida que o papel clássico do avançado se torna menos claro, é o CAM que assume o manto de goleador das suas equipas.

    E isso não é uma coisa ruim, já que as defesas precisam se mover para fora de sua área para fechar um CAM mais profundo, o espaço se abre atrás deles para que outros CAMs se movam, seja cortando pela largura ou atravessando. o centro para bolas passantes.

    O futuro parece brilhante para os médios-atacantes de classe mundial porque são estes jogadores que agora assumem ainda mais responsabilidades nas suas equipas.