O que acontece se um goleiro receber cartão vermelho?












Desde falsas faltas até passar a bola com a mão fora da linha de golo, abuso verbal contra um adversário ou árbitro ou, pior, ataques físicos a um adversário – todas estas acções podem significar a ruína para um guarda-redes e, em última análise, levá-lo a receber o cartão vermelho.

A última coisa que deve acontecer a um dirigente/treinador de equipa é o seu número um ser expulso, neste caso o guarda-redes recebe um cartão vermelho por uma infracção.

Digamos que um goleiro recebeu cartão amarelo. Nesse caso, o técnico tem a opção de fazer a substituição antecipada de um jogador para evitar que o time perca para um time de onze, ou enfrentar as consequências caso o mesmo goleiro receba outro cartão amarelo.

Então, o que exatamente acontece quando um goleiro recebe um cartão vermelho? Este artigo, por mais curto que seja, explica bem. Vamos ao que interessa.

Aqui estão as possíveis coisas que podem acontecer se um goleiro receber cartão vermelho em uma partida de futebol.

Substituição de um jogador de campo por um segundo goleiro

Se um goleiro receber cartão vermelho, é possível que um segundo goleiro ocupe seu lugar nas seguintes condições.

Que o número de substituições ainda não se esgotou.

No futebol, cada equipe tem a oportunidade de fazer pelo menos três substituições de jogadores.

Se um goleiro receber cartão vermelho, o técnico poderá retirar um jogador de campo do jogo e substituí-lo pelo segundo goleiro do time.

De salientar que a equipa deve enfrentar o adversário com uma equipa de dez e não com a equipa de onze deste último.

Além disso, o nível de defesa e ataque deve ser aumentado para compensar as perdas nas posições faltantes.

Cada jogador em campo vira goleiro

O zagueiro uruguaio do Espanyol, Leandro Cabrera, veste a camisa do goleiro francês do Espanyol, Benjamin Lecompte, depois que o goleiro recebeu cartão vermelho durante a partida de futebol da Liga Espanhola entre RCD Espanyol e Real Madrid CF, no estádio RCDE em Cornella de Llobregat, 28 de agosto de 2022. (Foto de Pau BARRENA/AFP) (Foto de PAU BARRENA/AFP via Getty Images)

Este é o caso se todas as substituições foram feitas após cartão vermelho para o goleiro. Nesse caso, qualquer jogador pode subir na trave.

A Federação Internacional de Futebol exige a presença de um goleiro em seu memorando/regras, mesmo que o goleiro principal receba cartão vermelho.

Conforme mencionado anteriormente, cada equipe tem a oportunidade de fazer pelo menos três substituições das doze listas enviadas ao quarto árbitro.

Se a lista de jogadores enviados se esgotar e um goleiro receber cartão vermelho, qualquer jogador em campo deverá ocupar a trave vazia como goleiro.

No dia 6 de novembro de 2019, durante o jogo da Liga do Campeonato como goleiro, Kyle Walker foi jogado contra a trave devido a uma falta do goleiro de seu time.

Por mais estranha que tenha sido essa visão, ela mostra o quão importante é a presença de um goleiro em um jogo.

O lugar do guarda-redes é inestimável e nenhuma equipa, por mais forte que seja, sequer cogitaria a ideia de o seu número 1 receber um cartão vermelho. Por esta razão, é tomado especial cuidado para garantir que apenas um guarda-redes calmo esteja na baliza.