O futebol está nas Olimpíadas?

O futebol está nas Olimpíadas?










As Olimpíadas têm uma história que abrange mais de 2.000 anos, embora as Olimpíadas que conhecemos hoje tenham sido reintroduzidas em 1896 e tenham adicionado progressivamente mais esportes ao seu calendário a cada quatro anos.

O futebol está nas Olimpíadas? O futebol faz parte dos Jogos Olímpicos de Verão, no entanto, o limite de idade é de 23 anos para o lado masculino e cada equipe só pode ter 3 jogadores maiores de idade. O futebol feminino, que também faz parte das Olimpíadas, não tem limite de idade.

Futebol nos Jogos Olímpicos de Verão

O futebol não fez parte dos Jogos Olímpicos inaugurais em 1896, mas tem feito parte de todos os Jogos Olímpicos de Verão desde então, com exceção dos Jogos Olímpicos de 1932, quando foi deixado de fora devido à promoção da Primeira Copa do Mundo em 1930.

Um grande benefício de ter futebol nas Olimpíadas são as multidões, que costumam lotar os estádios, principalmente nas fases posteriores dos torneios. A renda extra e a cobertura da imprensa que isso traz ao COI são sempre uma adição bem-vinda às Olimpíadas.

Embora alguns países considerem que o futebol olímpico está muito abaixo da lista dos troféus mais prestigiosos e cobiçados a serem conquistados, muitos países consideram a vitória no torneio olímpico de futebol uma grande honra. O Brasil, por exemplo, mesmo sendo uma das seleções mais bem-sucedidas da Copa do Mundo de todos os tempos, apoia incrivelmente sua seleção quando compete pelo ouro olímpico no futebol.

Depois de ser vice-campeão do México nas Olimpíadas de Londres em 2012, o Brasil foi ainda melhor nas Olimpíadas do Rio 2016, conquistando o ouro em casa e gerando cenas de júbilo em todo o país.

Uma das cenas mais icônicas de todas as Olimpíadas é a de Neymar, rosto e principal esperança da seleção brasileira, em lágrimas após marcar o pênalti da vitória para selar a vitória por 5 a 4 sobre a Alemanha, time que humilhou o Brasil por 7 a 1. nas semifinais da Copa do Mundo dois anos antes.

Como são constituídos os esquadrões?

O formato atual de seleção de times é que cada nação deve colocar em campo apenas jogadores com menos de 23 anos, com a permissão de que cada equipe possa levar no máximo três jogadores com mais de 23 anos como parte de seus elencos.

A principal razão para a necessidade de ter equipas com menos de 23 anos é garantir que o torneio olímpico de futebol seja uma competição de menor prestígio do que o Campeonato do Mundo da FIFA, que é de facto o torneio de futebol número um.

Existem outros factores, como tornar o torneio olímpico mais competitivo, uma vez que as equipas não conseguem escolher um plantel composto por jogadores mais velhos e de classe mundial. E, de acordo com a história olímpica de atletas amadores e não profissionais, uma competição para menores de 23 anos também atrai.

No espírito de manter as Olimpíadas para atletas com menos experiência profissional, o Comitê Olímpico decidiu que as equipes compostas por jogadores sub-23 cobririam todos os aspectos para manter a Copa do Mundo e o torneio Olímpico como entidades completamente separadas.

Agora que três é espaço para três jogadores mais velhos nas equipas, as equipas têm uma mistura de juventude e experiência, e isso muitas vezes pode ajudar as equipas menos experientes a progredir muito mais do que o inicialmente esperado, o que ajuda a promover a ética olímpica de competição saudável.

Quais equipes podem entrar nas Olimpíadas?

Seis continentes podem ter seleções nacionais no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Verão, com um total de 16 nações competindo. As 16 equipes são divididas em grupos de quatro equipes, com cada equipe jogando contra a outra uma vez. As duas melhores equipes de cada grupo passam para as oitavas de final.

Nas eliminatórias, as oito equipes restantes jogam uma única partida eliminatória, que consiste em quartas de final, semifinais e, em seguida, a final propriamente dita.

Os continentes com vagas nacionais alocadas nas Olimpíadas são:

  • Europa – 4 nações
  • Ásia – 3 nações
  • África – 3 nações
  • América do Sul – 2 nações
  • América do Norte – 2 nações
  • Oceânia – 1 nação
  • Home Nation qualifica-se automaticamente

Cada continente tem seus próprios critérios de qualificação, geralmente a partir de um torneio específico de sub-23 para decidir quais nações podem se classificar.

Embora na Europa, as nações qualificadas sejam selecionadas entre os finalistas do Campeonato Sub-21 da UEFA, que se realiza a cada dois anos, e dá aos vencedores de dois torneios e aos finalistas derrotados a oportunidade de competir nos Jogos Olímpicos de Verão.

Principais mudanças nas regras

Ter um torneio olímpico de futebol composto por amadores só funciona bem se cada nação realmente contar com jogadores amadores. E embora a maioria dos continentes e nações tenham aderido a este princípio, as nações da Europa Oriental, especialmente entre 1948 e 1988, muitas vezes distorceram as regras a seu favor.

Devido ao fato de muitos atletas dos países do bloco soviético serem patrocinados pelo Estado, isso significava que um time de, digamos, jogadores de futebol amadores americanos se veria jogando contra um time estatal da Iugoslávia, onde a única ocupação dos atletas era jogar futebol, com alguns até tendo empregos falsos para manter sua aparência de amador.

Esta distorção das regras significou que, de 1948 a 1988, 25 das 34 medalhas olímpicas foram conquistadas por equipas da Europa de Leste. Isso levou o COI (Comitê Olímpico Internacional) a mudar as regras dos Jogos Olímpicos de Verão de Las Angeles em 1984 e permitir que jogadores profissionais jogassem.

Um confronto com a FIFA, que temia uma perda de prestígio para o Campeonato do Mundo, significou que era necessário chegar a um acordo e, portanto, qualquer nação fora da Europa e da América do Sul foi autorizada a colocar em campo os seus melhores jogadores. Jogadores europeus e sul-americanos que não haviam disputado uma Copa do Mundo também poderiam jogar, o que, esperava-se, nivelaria o campo de jogo.

Em 1992, o COI mudou novamente as regras, para o que hoje são as regras padrão dos torneios olímpicos de futebol. As equipes de jogadores sub-23 só podiam jogar pelas suas seleções nacionais, embora isso tenha mudado novamente, em 1996, para permitir 3 jogadores com mais de 23 anos em cada equipe.

Estas regras permanecem em vigor desde 1996 e, actualmente, não há planos para as alterar em quaisquer torneios futuros, muito provavelmente devido ao facto de tanto o COI como a FIFA estarem satisfeitos com o status quo tal como está.

O futebol feminino está nas Olimpíadas?

O futebol feminino faz parte dos Jogos Olímpicos de Verão desde 1996. Porém, ao contrário do torneio masculino, apenas 8 equipes participaram da primeira competição.

O aumento da popularidade do futebol feminino, combinado com a melhoria do futebol feminino internacional, fez com que este número aumentasse para 10 times nas Olimpíadas de 2000.

Em 2008, o número aumentou novamente, para as agora padrão 12 equipes, embora seja provável que acabe aumentando para as 16 equipes que também são o atual formato masculino.

Semelhante à qualificação para o torneio masculino, o país anfitrião se classifica automaticamente para o Torneio Olímpico de Futebol Feminino, e as 11 vagas restantes são divididas entre as mesmas 6 regiões do torneio masculino.

Dado o aumento dramático na cobertura das ligas de futebol feminino em todo o mundo, especialmente a Copa do Mundo, o futebol olímpico tem sido um enorme impulso para a estatura e exposição do futebol feminino.

Uma das únicas diferenças entre os torneios masculino e feminino, além do número de equipes participantes, é que não há restrições de idade no torneio feminino, enquanto as seleções masculinas só podem escalar três jogadores com mais de 23 anos, as seleções nacionais femininas têm não existem tais restrições.

O futebol olímpico veio para ficar?

Dado há quanto tempo o futebol faz parte da história olímpica, parece destinado a continuar a ser um desporto importante também nos próximos Jogos Olímpicos e, com a ascensão meteórica do futebol feminino, as duas competições parecem destinadas a um futuro brilhante. Dito isto, o futebol olímpico foi e nunca será tão popular como o Euro ou a Copa do Mundo.

Com as Olimpíadas de 2024 marcadas para serem disputadas em Paris, um resultado adequado, visto que se passarão exatamente 100 anos desde que a cidade francesa sediou as Olimpíadas pela última vez, e então, em 2028, os jogos irão para Los Angeles, o futebol será um grande parte dos Jogos Olímpicos para ambas as cidades.

Os torcedores de futebol franceses aproveitarão qualquer oportunidade de assistir futebol de qualidade e verão seus sub-23 locais apresentarem um forte desempenho esperado, e as seleções dos EUA, especialmente a muito forte seleção feminina, esperam levar para casa a medalha de ouro em 2028 em solo nacional.