O futebol é um esporte de contato?












Futebol É sem dúvida o esporte mais popular do mundo. É o único desporto que pode paralisar países e cidades inteiras num único jogo. É incrível como as pessoas ao redor do mundo vivem esse lindo jogo como se fosse uma religião. Mesmo para um torcedor fervoroso de futebol como eu, é muito difícil explicar por que tantas pessoas são tão apaixonadas por futebol.

No entanto, embora o seu estatuto como desporto mais popular do mundo seja inquestionável, há um sério debate sobre se o futebol deve ser classificado como desporto de contacto ou sem contacto.

O futebol é um esporte de contato? O futebol é considerado um esporte de contato. Com vinte jogadores de campo correndo e competindo pela bola, as chances são sempre altas de que ocorra contato físico ou corporal intencional ou não.

Definição de esporte de contato

Antes de explicarmos por que exatamente o futebol é considerado um esporte de contato, teremos que passar pela definição do que realmente é um esporte de contato.

Este é um tipo de esporte onde acontecerá o contato entre os jogadores, o contato não faz parte do jogo e os jogadores são altamente desencorajados a fazer contato pesado. Basquete e futebol são exemplos típicos desses esportes. O contato ocorrerá e pode ser intencional ou não, mas não em todas as jogadas e não faz parte das regras.

Nos esportes, o contato entre jogadores é frequentemente classificado em diferentes graus, variando de contato, não contato e colisão ou contato total. Nos esportes de contato total, as colisões são uma parte literal do jogo e eliminá-las removeria literalmente uma parte significativa do que faz do esporte o que ele é.

Nos esportes sem contato, os jogadores não entram em contato com outros jogadores. A natação é um ótimo exemplo. Se você encontrar outro jogador, algo pode ter dado muito errado.

Por que o futebol é um esporte de contato

Envolve o uso do corpo para proteger a bola: No futebol, a proteção é uma técnica de drible essencial que os jogadores utilizam para manter a posse de bola em espaços apertados. A proteção normalmente ocorre quando um jogador com a posse da bola se posiciona entre um adversário e a bola em uma tentativa de criar uma barreira física usando seu corpo. O jogador adversário tentará recuperar a bola e, ao fazê-lo, entrará em contato com o jogador que a protege.

O contato por meio de deslizamento é quase inevitável: No futebol, slide-tackle refere-se a uma tentativa de recuperar a posse da bola deslizando no chão em direção ao jogador adversário que está com a bola. Embora o slide tackle seja legal, desde que executado com segurança, o contato físico resultante pode resultar em lesões graves e é isso que faz do futebol um esporte de contato. Todos nós assistimos ou talvez testemunhamos alguns jogadores de futebol quebrarem as pernas no campo, e esses casos não ocorreriam se o futebol não fosse um esporte de contato.

Ombro a ombro é permitido

A barcaça de ombro é muito permitida. Todo torcedor de futebol sabe que empurrar é ilegal. No entanto, a cobrança justa através do empurrão do ombro é legal. Uma barcaça refere-se a uma força consideravelmente mais forte. Muitas vezes é executado principalmente para remover um jogador de sua posição.

No futebol, a barcaça de ombro é usada para descrever um cenário em que o jogador, que está tentando ganhar a bola, usa seu corpo para remover fisicamente um adversário de sua posição para que ele ganhe a bola. Essa é uma prática comum no futebol e sempre resulta na união dos jogadores, daí o contato.

Razões contra o futebol como esporte de contato

O contato entre jogadores não é obrigatório: Como mencionamos anteriormente, um esporte de contato é aquele que enfatiza o contato físico entre os jogadores e a remoção desse aspecto de contato prejudicaria seriamente o jogo. Por exemplo, seria impossível que um esporte como o futebol americano e o rugby fosse praticado sem contato. No entanto, isto não se aplica necessariamente ao futebol, uma vez que o jogo poderia potencialmente ser jogado sem que os jogadores fizessem contacto entre si e estaria tudo bem.

Permite apenas uma quantidade mínima de contato legal: Ao contrário dos esportes de contato total, como futebol americano e rugby; onde o contato físico violento frequente, deliberado e permissível é uma parte comum do jogo, apenas o futebol permite uma quantidade relativamente menor de contato.

As regras do jogo estipuladas pela FIFA, o órgão regulador do futebol mundial, especificam claramente quais tipos de contato são permitidos e quais são puníveis. É bastante comum e normal ver um jogador de futebol cair mesmo após um dos menores desafios de contato em busca de uma cobrança de falta, o que lhe permite tentar fazer um gol na cobrança de falta concedida.

O que dizem as regras sobre o contato no futebol?

Contato Justo: No futebol, um desafio de contato justo é descrito como sendo lado a lado enquanto os jogadores disputam a bola. Normalmente, a cobrança justa envolve uma disputa por espaço físico entre jogadores a uma distância considerável da bola. Não envolve o uso de cotovelos ou braços. Os desafios ombro a ombro geralmente ocorrem quando dois jogadores se empurram fisicamente com o objetivo principal de ganhar a bola.

Também é imperativo notar que “tornar-se grande” ou simplesmente proteger a bola do adversário é outra técnica legítima de desafio ombro a ombro. No entanto, o jogador que protege a bola não pode usar os braços ou qualquer outra parte do corpo que não seja para fins de equilíbrio.

Além disso, eles não devem empurrar ou segurar o adversário que busca a bola. Se o jogador estiver simplesmente usando os braços ou qualquer outra parte do corpo para manter o equilíbrio enquanto protege a bola, então o adversário que inicia o contato com ele é culpado de violar as regras de cobrança justa. Da mesma forma, o jogador que está com a bola não deve iniciar qualquer forma de contato e se o fizer, o jogador deverá ser punido pelo árbitro por ter iniciado uma cobrança ilegal.

Em geral, é considerado uma ofensa um jogador atacar um adversário; de maneira imprudente e descuidada e usando força considerada excessiva pelo árbitro.

Equipamentos

O tackle é outro aspecto do jogo que geralmente resulta no contato entre os jogadores. No entanto, o desarme é sem dúvida a maneira mais fácil de recuperar a posse de bola e talvez seja por isso que os jogadores, especialmente os defensores, adoram o desarme. Então, o que dizem as regras sobre o desarme no futebol?

Slide tackles: Um desafio de slide tackle pode ser justo ou injusto, no entanto, as chances de um tackle ser injusto são sempre maiores. De acordo com as regras da FIFA, um tackle pode ser imprudente, descuidado ou perigoso. Um tackle só é considerado justo se o defensor ou o jogador que fez o tackle tiver contato primeiro com a bola e não com o adversário. Isto implica apenas que para um jogador fazer um tackle justo, a bola deve estar a uma distância de toque.

Ofensas: Qualquer jogador que investe, pontapeia ou tenta pontapear, empurrar, saltar, golpear ou tentar golpear um adversário comete uma ofensa e é punido em conformidade. Também se estende a um jogador que desafia indevidamente, derruba ou tenta derrubar um oponente. O árbitro concederá um tiro livre para a equipe adversária se um jogador cometer qualquer uma dessas infrações de uma maneira considerada pelo árbitro como imprudente, descuidada ou usando força excessiva.

O árbitro usará seu poder baseado no julgamento para determinar o grau das penalidades a serem aplicadas. As penalidades podem incluir a concessão de um tiro livre direto, um cartão amarelo ou ambos. Em casos graves, o árbitro pode emitir um cartão vermelho que significa a posterior expulsão do jogador, além da cobrança de falta.

Contato acidental: É também importante mencionar que existem algumas situações de contacto que não se enquadram na contestação justa ou injusta. Eles são puramente acidentais e não resultam na punição de nenhum jogador e incluem:

  • Dois jogadores disputam uma bola alta de cabeça e um deles acaba cabeceando o adversário.
  • Um jogador correndo em alta velocidade concentrando-se apenas na bola e acaba acertando um adversário.
  • Dois jogadores de futebol equidistantes um do outro, ambos tentando vencer um desafio 50-50, colidem.
  • Dois jogadores do mesmo time se agrupando.
  • Um jogador cai desajeitadamente no chão depois que as pernas ficam emaranhadas.
  • Um jogador acertando a trave
  • Um jogador sendo atingido pela bola quando há pouco tempo para reagir.

Pensamentos finais

O futebol é um jogo difícil que envolve muitas brigas físicas que às vezes podem causar lesões graves. Ao longo da última década, a FIFA, o órgão regulador mundial do futebol, fez enormes melhorias em relação à forma como o jogo deve ser jogado. Ao contrário de alguns anos atrás, quando os ataques duros, os empurrões e o uso de força excessiva eram uma parte comum do jogo, as regras do futebol de hoje são orientadas para o não contato e adaptadas para melhorar a segurança geral do jogo.