Neymar: 7 melhores temporadas da carreira

Neymar: 7 melhores temporadas da carreira










No auge do futebol, há muito que existe um debate sobre quem é o melhor jogador do mundo, com adeptos de todo o mundo a decidirem que foi entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo durante grande parte da última década.

Às vezes os outros jogadores de ponta muitas vezes ficavam de fora desse debate, sendo olhados na discussão sobre quem era o terceiro melhor do mundo, e na época esse cara era o Neymar.

O malandro brasileiro foi um verdadeiro punhado durante seus primeiros anos e foi considerado um dos jogadores mais valiosos do planeta por um tempo.

Hoje vamos nos concentrar em Neymar, analisando de perto as melhores temporadas de sua carreira como jogador, desde os tempos no Santos e no Camp Nou até as atuações pelo Paris Saint Germain (PSG).

Aqui estão as 7 melhores temporadas de Neymar em sua carreira.

7. Temporada 2010/2011

Começamos nossa lista hoje com a inclusão de uma temporada na carreira de Neymar que nem todos os torcedores conhecem, mas foi sem dúvida a sua melhor com a camisa do Santos e foi muito antes de ele se mudar para o Barcelona.

A temporada 2010-11 foi um grande ano para o brasileiro e seu clube, pois tiveram um impacto real no cenário continental pela primeira vez em sua história.

Em uma campanha bem-sucedida até a final da Copa Liberatores, Neymar se tornou a peça influente do time santista e marcou seis gols vitais durante a campanha.

O Santos enfrentou o Penarol, do Uruguai, na final de duas mãos, Neymar foi a estrela do show na segunda partida entre os dois times e marcou o gol inaugural do jogo, além de conquistar o melhor jogador da partida prêmio.

Talvez a maior conquista de Neymar com a camisa do Santos tenha ocorrido nesta temporada, quando ele levou para casa o cobiçado prêmio FIFA Puskas por marcar o melhor gol do futebol mundial naquele ano.

O gol em si foi um chute solo fabuloso contra o Flamengo, apesar da derrota, o gol de Neymar ainda é lembrado com carinho pelos torcedores santistas.

6. Temporada 2016/2017

Em seu último ano no Camp Nou antes de anunciar sua transferência de muito dinheiro para o PSG, Neymar queria deixar o clube que se tornou a estrela que conhecemos hoje em alta.

Foi um início de campanha difícil, especialmente na Europa, já que o clube enfrentou a tarefa gigantesca de recuperar um embaraçoso défice para o PSG nos oitavos-de-final da UEFA Champions League.

A primeira mão no Parc des Princes foi uma exibição péssima para todos os envolvidos no Barcelona e os adeptos exigiram uma resposta na mão seguinte da eliminatória, embora não esperassem que a sua equipa ultrapassasse o marcador. O que aconteceu depois só pode ser descrito como um milagre.

Apesar de estar quatro gols atrás dos parisienses, o Barcelona se recuperou e começou a se recuperar na eliminatória graças a alguns gols madrugadores.

Um golo de Edinson Cavani tornou as coisas mais difíceis na segunda parte, mas o Barcelona não estava preparado para cair sem lutar.

Neymar realmente se destacou nos últimos 45 minutos da eliminatória, marcando dois gols cruciais e dando assistência a outro, enquanto seu time completava uma das reviravoltas mais icônicas da história do futebol. A partida agora é chamada de 'La Remontada' (O Retorno) pelos torcedores do Barcelona.

5. Temporada 2017/2018

  • Clube: Paris Saint-Germain FC

Na sequência do milagre de La Remontada, Neymar transferiu-se para a equipa que acabava de eliminar da UEFA Champions League e que tem como único objectivo um dia vencer aquela competição.

O PSG pagou caro pelo brasileiro, prometendo-lhe que seria a estrela do show em Paris.

Antes do surgimento de Kylian Mbappe ou da transferência de Lionel Messi para o PSG, Neymar era realmente o garoto-propaganda da equipe e esperava-se que entregasse sucesso ao seu novo time.

Em sua temporada de estreia no clube, ele começou a correr, ajudando o PSG a conquistar uma impressionante tripla doméstica que os levou a vencer tudo o que a França tinha a oferecer. No entanto, o sucesso continental escapou-lhes, pois foram derrotados pelo eventual vencedor, o Real Madrid, nas oitavas de final.

Apesar da decepção, Neymar ainda provou seu valor individual ao fechar a temporada com 28 gols em 30 partidas. Se ele não tivesse se lesionado no final da temporada, esse número certamente teria sido maior.

4. Temporada 2009/2010

O primeiro ano profissional da carreira de qualquer jogador pode ser uma tarefa difícil, pois eles ainda não sabem o que esperar do jogo, além de não terem plena consciência do seu próprio talento, principalmente quando se trata de jogar no Brasil.

O país está repleto de excelentes jogadores que aprimoraram suas habilidades nas praias e ruas do Brasil na esperança de um dia chegar ao topo.

Neymar não foi exceção; no entanto, ele fez a transição para o campo de forma mais suave do que qualquer outra pessoa de sua geração.

Estreando pelo Santos com apenas 17 anos, muito se esperava do jovem atacante desde o início, e ele rapidamente se tornou o favorito dos torcedores do clube.

Em sua primeira temporada, Neymar jogou 48 vezes pelo Santos, o que aos 17 anos deve ter sido o mais emocionante possível na época.

Ele também conseguiu marcar 14 gols ao longo da temporada, tornando-se titular do XI titular do Santos desde o início.

3. Temporada 2019/2024

  • Clube: Paris Saint-Germain FC

No que hoje é lembrado como a “temporada da Covid” pela maioria dos torcedores ao redor do mundo, o futebol tornou-se uma espécie de distração bem-vinda para pessoas que tinham muito pouco mais para fazer na época.

Para o PSG e Neymar, representou a melhor oportunidade que alguma vez tiveram de finalmente erguer o troféu da UEFA Champions League.

Internamente, foi mais uma temporada perfeita para os parisienses, que mais uma vez dominaram o país ao levar para casa a tripla conquista doméstica depois que a temporada da Ligue 1 foi interrompida pela pandemia.

Neymar estava focado na glória europeia e definiu o rumo para a final em Portugal depois que o torneio foi transferido para um local neutro e tratado como uma competição no estilo de uma mini Copa do Mundo.

O PSG parecia forte durante sua caminhada até a final e despachou times como Borussia Dortmund, Atalanta e RB Leipzig antes de enfrentar o poder de Robert Lewandowski, liderado pelo Bayern de Munique.

Apesar de ter tido um bom desempenho durante todo o ano, Neymar não conseguiu evitar a derrota para o gigante alemão, deixando o clube sem sucesso europeu por pelo menos mais uma temporada.

2. Temporada 2015/2016

Este período do futebol será lembrado pelos torcedores de todo o mundo como um dos melhores momentos que o esporte já viu, especialmente na Espanha.

Tanto o Barcelona como o Real Madrid estavam no auge do seu poder, com as suas estrelas igualmente impressionantes em campo.

Para o Barcelona, ​​eles tinham acabado de terminar uma das melhores temporadas de sua história (mais sobre isso mais tarde) e buscavam reforçar seu domínio tanto no mercado interno quanto no continente.

Neymar ainda fazia parte do ataque mais mortífero do mundo, ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez, que era chamado de MSN pela torcida (os jogadores da foto acima).

Em termos de envolvimento de gols que Neymar registrou nesta temporada, ele ajudou a contribuir com 31 gols e 25 assistências em um de seus melhores anos até o momento.

Este trio mortal na frente quebrou o recorde de mais gols marcados em uma única campanha em 2016, quebrando o mesmo recorde que havia estabelecido apenas um ano antes.

Embora o triunfo europeu tenha escapado ao clube este ano, ainda assim conseguiu a dobradinha nacional e também a vitória na SuperTaça Europeia sobre o Sevilha, também espanhol.

1. Temporada 2014/2015

Facilmente a melhor temporada da carreira de Neymar, a temporada 2014-15 viu ele e o Barcelona esmagarem qualquer um em seu caminho. A força de ataque do MSN era melhor do que qualquer outra equipe poderia reunir e as coisas pareciam muito boas na Catalunha na época.

Do ponto de vista pessoal, a temporada 2014-15 foi a melhor que Neymar já teve na frente do gol até agora, já que marcou 39 gols jogando no lado esquerdo dos três atacantes.

Em termos de troféus, o Barcelona completou uma tripla sensacional graças à sua agora icónica linha de frente.

Depois de conquistar os títulos da liga e da taça com vitórias sobre o Atlético de Madrid e o Athletic Bilbao, respetivamente, o foco estava puramente na UEFA Champions League e numa final massiva contra a Juventus.

Neymar jogou de forma excelente nesta partida, marcando o gol final na vitória relativamente confortável do Barcelona por 3 a 1. Este triunfo continua sendo a única vez que Neymar ergueu o troféu.

Este astuto ala brasileiro teve uma carreira brilhante até o momento, porém, se você olhar bem, ele já se estabeleceu como um dos grandes nomes do esporte e buscará agregar mais sucesso individual e coletivo no futuro com o PSG.

Listei as melhores temporadas de alguns outros grandes nomes de todos os tempos nestes artigos: